Avaliação da pós-graduação na UFC: as críticas dos coordenadores de programas à CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.7007

Resumo

A presente pesquisa buscou identificar a percepção dos coordenadores de pós-graduação de uma universidade em relação à avaliação de seus programas de pós-graduação promovido pela Capes. O estudo realiza uma incursão na legislação norteadora sobre o tema e nas abordagens teóricas acerca da avaliação educacional e, em específico, da pós-graduação stricto sensu. Trata-se de pesquisa descritiva, qualitativa delineando-se como estudo de caso. Os dados são provenientes de survey que foram submetidos a análise descritiva e análise de conteúdo (qualitativa). O lócus da pesquisa é a UFC e seus programas de pós-graduação avaliados em 2010 e 2013, tendo a participação dos respectivos coordenadores. Os resultados revelam que o modelo de avaliação adotado pela Capes, com base na classificação de programas hierarquizados por notas e peso, é bem aceito. As críticas ao modelo de avaliação concentram-se na padronização dos critérios de avaliação da Capes, que desconsidera as diferenças regionais e com relação ao estímulo à competitividade positiva entre as áreas de conhecimento.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Vitoriano Lopes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Ciências da Educação, área de conhecimento de Organização e Administração Escolar, do Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga-Portugal.Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Administração Universitária pela Escola Interamericana de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas e graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

Virgínio Isidro Martins Sá, Universidade do Minho - PT

Atualmente é o  diretor da Licenciatura em Educação. Integra a equipa de investigadores do Centro de Investigação em Educação- CIEd (Universidade do Minho). Os seus principais interesses investigativos incluem a Administração Educacional, a Avaliação Institucional; as Políticas Educativas e a Sociologia das Organizações Educativas.  É membro de diversas associações científicas, integrando atualmente os corpos sociais do Fórum Português de Administração Educacional. É autor e coautor de diversos trabalhos académicos (l​ivros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas, produzidos no âmbito dos seus interesses investigativos), publicados no país e no estrangeiro

Publicado

19-02-2020

Como Citar

VITORIANO LOPES, A. L. .; MARTINS SÁ, V. . I. Avaliação da pós-graduação na UFC: as críticas dos coordenadores de programas à CAPES. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–24, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v4i2.7007. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7007. Acesso em: 22 jan. 2025.