Avaliação da pós-graduação na UFC: as críticas dos coordenadores de programas à CAPES
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.7007Resumo
A presente pesquisa buscou identificar a percepção dos coordenadores de pós-graduação de uma universidade em relação à avaliação de seus programas de pós-graduação promovido pela Capes. O estudo realiza uma incursão na legislação norteadora sobre o tema e nas abordagens teóricas acerca da avaliação educacional e, em específico, da pós-graduação stricto sensu. Trata-se de pesquisa descritiva, qualitativa delineando-se como estudo de caso. Os dados são provenientes de survey que foram submetidos a análise descritiva e análise de conteúdo (qualitativa). O lócus da pesquisa é a UFC e seus programas de pós-graduação avaliados em 2010 e 2013, tendo a participação dos respectivos coordenadores. Os resultados revelam que o modelo de avaliação adotado pela Capes, com base na classificação de programas hierarquizados por notas e peso, é bem aceito. As críticas ao modelo de avaliação concentram-se na padronização dos critérios de avaliação da Capes, que desconsidera as diferenças regionais e com relação ao estímulo à competitividade positiva entre as áreas de conhecimento.