Educação de jovens e adultos: percursos e conflitos
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5310Resumo
O presente artigo teve como objetivo geral demonstrar, no âmbito da EJA, os resultados de entrevistas realizadas diretamente com os atores sociais, no município de Vila Velha – ES, analisando suas perspectivas. A importância de se discutir acerca dos caminhos pedagógicos a serem percorridos com vistas a sanar as problemáticas encontradas é o que justifica a realização deste trabalho, tanto social, como academicamente. Considerando-se o caráter explicativo da pesquisa, depreende-se que a abordagem metodológica utilizada é qualitativa. Constatou-se que os professores valorizam profundamente sua relação com os estudantes, sentindo-se exemplos para eles. Dentre as dificuldades apontadas, sobressaiu a questão do multisseriamento. Concluiu-se, como ponto mais relevante das informações coletadas, a perspectiva adotada pela grande maioria dos professores da EJA, da importância dos alunos da EJA estarem preparados profissionalmente, preparados para o mercado de trabalho. Essa é uma postura que coaduna completamente com a consolidação do pensamento elitista e dualista.