A Disputa Cultural: o pensamento conservador no Ensino Médio Brasileiro

Autores

  • Dirce Zan Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Nora Krawczyk Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i1.5229

Resumo

O artigo analisa como o avanço do pensamento conservador no Brasil se expressa na disputa pela escola pública e seu consequente desmonte, partir do golpe de 2016.  O conservadorismo, que tem conquistado cada vez mais poder, revela-se em iniciativas tais como a reforma do ensino médio, a Base Nacional Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio, o projeto escola sem partido, entre outros. Para as autoras, trata-se de situação que afronta o caráter democrático da escola pública, desvaloriza a ciência, desrespeita a juventude e os trabalhadores da educação. Elas consideram ainda que as mudanças na área de educação estão em sintonia com o atual processo político regressivo e suas demais reformas, especialmente no âmbito do trabalho e da seguridade social.

Biografia do Autor

Dirce Zan, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Docente do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) e diretora da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2016-2020). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Educação e Sociedade (GPPES) da mesma universidade.

Nora Krawczyk, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Docente do Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Educação e Sociedade (GPPES) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do Grupo Interinstitucional de Ensino Médio em Pesquisa (EMpesquisa)Docente do Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Educação e Sociedade (GPPES) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do Grupo Interinstitucional de Ensino Médio em Pesquisa (EMpesquisa)

Publicado

2020-02-04

Como Citar

ZAN, D.; KRAWCZYK, N. A Disputa Cultural: o pensamento conservador no Ensino Médio Brasileiro. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–09, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v4i1.5229. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/5229. Acesso em: 25 abr. 2024.