Jogos virtuais e ludicidade: uma análise do jogo Minecraft

Autores

  • Marsiel Pacífico Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Marilúcia Antônia de Resende Peroza Universidade de Ponta Grossa – UEPG
  • Mariane Aparecida Gomes Galvão Universidade de Ponta Grossa – UEPG

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i1.4943

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo trazer uma análise entre o jogo real, o jogo virtual e a ludicidade. Sendo assim, procura-se compreender o que há de lúdico no jogo virtual, assim como as diferenças e semelhanças que este apresenta em relação ao jogo real, juntamente com as contribuições que ambos oferecem para o desenvolvimento da criança, uma vez que esses elementos estão presentes ao longo da infância, fase esta em que o indivíduo está propício a adquirir novos conhecimentos e aguçar suas potencialidades. Inicia-se com o estudo bibliográfico dos conceitos de jogo, jogo lúdico e o jogo virtual, assim como suas características e semelhanças. Em seguida, tem-se o estudo de caso através da análise do jogo virtual Minecraft. Para tanto, utilizou-se vídeos de jogadores do referido game, que foram postados no portal Youtube, no qual analisou-se as interações e modos de brincar nesse espaço virtual específico a partir dos conceitos de jogo e ludicidade. Destaca-se que, ambos os jogos, virtual e real, têm semelhanças e divergências e que, em especial, o jogo virtual tem muita influência no processo de desenvolvimento da criança, tanto cognitivo, como motor e intelectual, tendo também presente a ludicidade, porém, é preciso que seja utilizado de forma equilibrada.

Palavras-chave: Jogos; Ludicidade; Minecraft.

Biografia do Autor

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Campus Jardim. Doutor em Educação (2013-2017) na linha de pesquisa do PPGE/UFSCAR "Educação, Cultura e Subjetividade", Mestre em Educação (2010-2012) na linha de "Filosofia, História e Sociologia da Educação" pela Universidade Federal de São Carlos onde também graduou-se em Pedagogia (2006-2009). Além disso é Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação à Distância (FAVENI) e em Neuroeducação (Faculdades Campos Elíseos). Atua como pesquisador vinculado à Alfamed - Red Interuniversitaria EuroAmericana de investigación sobre competencias mediáticas para la ciudadania. Atuou nas instituições de ensino superior: UFAM, UEPG, UNESP/Araraquara, UNIFRAN e Faculdades Campos Elíseos (FCE); além de ter sido professor de ensino fundamental (2010-2012) e gestor escolar (2013-2017) na rede municipal de São Carlos. Atua especialmente na área de Teoria Crítica e Educação.

 

Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Universidade de Ponta Grossa – UEPG

Possui graduação em pedagogia pela Universidade de Minas Gerais (2001), mestrado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012) e doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa e líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil (GEPEEDI). 

Mariane Aparecida Gomes Galvão, Universidade de Ponta Grossa – UEPG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Publicado

2019-04-24

Como Citar

PACÍFICO, M.; PEROZA, M. A. de R.; GALVÃO, M. A. G. Jogos virtuais e ludicidade: uma análise do jogo Minecraft. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 01–21, 2019. DOI: 10.29280/rappge.v4i1.4943. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4943. Acesso em: 20 abr. 2024.