ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Antonia Silva de Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Clotilde Tinoco Sales UFAM
  • Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo UFAM

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma breve história da alfabetização no Brasil e suas perspectivas no contexto das políticas públicas por meio de um estudo comparado entre os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Base Nacional Comum Curricular, buscando elucidar os pontos de convergência entre as referidas ações. Destaca-se a necessidade de uma prática alfabetizadora centrada nos processos de reflexão sobre o sistema de escrita alfabético e letramento, bem como na definição de um currículo para o ciclo de alfabetização, almejando, assim, favorecer uma rica discussão sobre propostas didáticas que garantam os direitos de aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.

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Publicado

27-07-2017

Como Citar

LIMA, A. S. de; SALES, C. T.; CAMARGO, R. M. P. de. ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3643. Acesso em: 5 nov. 2024.