ENTREVISTA COM DERMEVAL SAVIANI: ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v11i3.19490

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino médio, Demerval Saviani

Resumo

O Ensino Médio brasileiro por vezes é reconhecido, por alguns pesquisadores, como o gargalo da educação brasileira. A entrevista com o Professor Doutor Dermeval Saviani é um esforço para pautar e refletir sobre o tema nas escolas, universidades e sociedade como um todo.

A Revista Amazônida, preocupada com este debate, oferece aos seus leitores uma entrevista exclusiva com um dos principais intelectuais da educação brasileira. A entrevista foi realizada as vésperas do início do Curso Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental: politecnia, omnilateralidade e Ensino Médio Integrado que iniciará no mês de março de 2026 e será transmitido gratuitamente no canal do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HistedBR), da plataforma YouTube (https://www.youtube.com/@histedbroficial) como Curso de Extensão e Disciplina de Pós-Graduação. O curso abordará o estudo das questões teóricas e práticas da Pedagogia Histórico-Crítica relacionadas ao Ensino Médio, com ênfase na concepção marxista de ciência, método, conteúdo curricular, didática, politecnia e omnilateralidade, na perspectiva de assegurar aos alunos desta etapa da Educação Básica, uma formação crítica comprometida com a transformação da sociedade da exploração e miséria humana e a construção de relações igualitárias (numa sociedade desigual), solidárias (quando estamos rodeados pelo egoísmo) e colaborativas (num mundo competitivo).

A Revista Amazônida agradece a coordenação nacional do Grupo HistedBR pelo apoio na realização da entrevista.

Biografia do Autor

Demerval Saviani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) — SP

Professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor emérito do CNPq e coordenador geral do grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Filósofo e pedagogo recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Tiradentes de Sergipe, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 É o idealizador da teoria pedagógica por ele denominada Pedagogia Histórico-Crítica. Em sua teoria, em contraponto ao modelo conteudista de ensino, defende o acesso ao conhecimento sistematizado e sua compreensão por parte do estudante como instrumento de reflexão e transformação da sociedade.

Márcio Bernardes de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui graduação em História e Pedagogia. Professor da Universidade Federal do Tocantins – Campus Miracema é uma referência política no trabalho com juventude no Brasil, tendo coordenado programas como o PROJOVEM no estado do Paraná. Membro ativo grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

Referências

BRASIL. Estatísticas do século XX, Rio de Janeiro: IBGE, 2003.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Torino, Eionaudi, 1975.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo, Brasiliense, 1981.

SAVIANI, Demerval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas, 2. ed. rev. e ampliada. Campinas, Autores Associados, 2017.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil, 7. ed., 1. reimpr. Campinas, Autores Associados, 2025.

Downloads

Publicado

20-02-2026

Como Citar

SAVIANI, Demerval, CARVALHO, Márcio Bernardes de. ENTREVISTA COM DERMEVAL SAVIANI: ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 11, n. 3, p. 1–11, 2026. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2026.