AFROCENTRICIDADE E QUILOMBISMO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.18332

Palavras-chave:

Afrocentricidade, Quilombismo, Educação, Episteme, População negra brasileira

Resumo

O presente artigo refere-se a um trabalho acadêmico-científico que tem por objeto debater as construções conceituais de Afrocentricidade e Quilombismo, de modo a manifestar os meios de resistência da população africana e afrodiaspórica que reverberam na população negra brasileira, a fim de auxiliar na educação formal como luta antirracista. Tal produção procura percorrer as manifestações dos conceitos (suas causas e consequências) a partir da concretude vivida para apontar caminhos de luta antirracista no âmbito da educação. Os motivos para tal debate surgem à medida que ocorre um crescimento de acesso da população negra brasileira em todos os campos da sociedade, assim refletindo uma necessidade em ponderar os limites e as (re)significações dos conceitos. Deste modo, este artigo foi desdobrado em três seções: Afrocentricidade e quilombismo: qual é a definição de tais conceitos? Educação: posicionamentos intelectuais do Movimento Negro e da população negra brasileira; Afrocentricidade e Quilombismo na educação: reflexões substanciais. É constantemente necessário ampliar e revisitar as produções “afrodiaspóricas” a fim de desvencilhar o apagamento histórico cotidianamente feito. Assim, tem-se a urgência de relacionar produções concretas com necessidades concretas.

Biografia do Autor

Marcos Borges dos Santos Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PPGECC - FEBF/UERJ. Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93 – 110.

JESUS, Fernando Santos de. O negro no livro paradidático. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2017.

LIMA, Ivan Costa. História da educação do(a) negro(a) no Brasil II: pedagogia multirracial, o pensamento de Maria José Lopes da Silva (RJ). 1. ed. Curitiba: Appris, 2021.

LIMA, Ivan Costa. História da educação do negro(a) no Brasil: pedagogia interétnica de Salvador, uma ação de combate ao racismo. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.

MESSIAS, Ivan dos Santos. Hip-hop: educação e poder, o rap como instrumento de educação. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2015.

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 3. ed. São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.

NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: um conceito emergente do processo histórico-cultural da população afro-brasileira. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 197 – 218.

NASCIMENTO, Eliza Larkin. Afrocentricidade e Quilombismo. In: RIOS, Flávia; SANTOS, Marcio André dos; RATTS, Alex (Orgs.). Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2023. p. 20 – 23.

NASCIMENTO, Eliza Larkin. O simbolismo dos Adinkra. In: NASCIMENTO, Eliza Larkin; GÁ, Luiz Carlos (Orgs.). Adinkra: sabedoria em símbolos africanos. 2. ed. Rio de Janeiro: Cobogó: Ipeafro, 2022.

NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a lei 10.639. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas; Biblioteca Nacional, 2014.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança Afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores, contribuições do legado africano para a implementação da lei n° 10.639/03. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Educação das relações étnico-raciais: pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.

SANTOS, Sales Augusto dos. Educação: um pensamento negro contemporâneo. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

THEODORO, Mário. A sociedade desigual: Racismo e branquitude na formação do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, Marcos Borges dos. AFROCENTRICIDADE E QUILOMBISMO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 1–21, 2025. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2025.