TROCA DE SABERES: DIÁLOGO COM PESCADORES ARTESANAIS SOBRE OS ACIDENTES POR ANIMAIS MARINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17942

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação em Saúde, Saúde Pública, Empoderamento, População Tradicional

Resumo

A pesca é uma das atividades humanas mais antigas. Envolve várias outras complementares, e tem se mantido resiliente. Uma atividade solitária com conhecimentos que rementem à um saber popular enriquecedor, mas também os torna vulneráveis à acidentes inclusive por animais marinhos. Esse tema, de extrema importância e pouco abordado, carece de estudos e dados epidemiológicos, registros adequados em unidades de saúde. Para entender melhor esses acidentes, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, promoveram uma roda de conversa com pescadores artesanais de uma praia da Cidade de Niterói – Rio de Janeiro. A atividade foi idealizada e construída com a participação dos atores locais. Foi um momento de fortalecimento de saberes individuais e coletivos, emancipação e troca de conhecimentos no campo da educação em saúde e educação ambiental. De percepção de necessidades da comunidade, principalmente em atendimento aos acidentes listados. Foi uma atividade produtiva, mereceu ser registrada como manuscrito que pudesse ser utilizado em outras atividades com populações tradicionais.

Biografia do Autor

Ana Paula da Conceição Fernandes de Amorim , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina – Doenças Infecciosas e Parasitárias Faculdade de Medicina – UFRJ; Mestre no Programa de Pós-Graduação em Praticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS-UFRRJ); Especialista em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). E-mail: amorim.dip.ufrj@gmail.com   

Moana Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina – Doenças Infecciosas e Parasitárias Faculdade de Medicina – UFRJ; Mestre no Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS-UFRRJ); Especialista em Gestão Ambiental (UCAM-RJ)

 

Ângelo Alves de Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Residência em Clínica Médica pelo Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais (HPMMG); Médico residente em Gastroenterologia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  

Rafael Marques de Mesquita, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialização em cirurgia geral pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) 

Ricardo Pereira Igreja, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorado e Mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias). Professor Titular na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

   

Referências

AGUIAR, Tatiane Silva. Percepção dos percados artesanais e marisqueiras sobre os acidentes de trabalho com animais aquáticos e seus itinerários terapêuticos. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia. 2017. Acesso em 23/09/2024. Disponível em:

https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31396/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tatiane%20final%20-.pdf

ALBUQUERQUE, Rita Maria Vasconcelos; FARIAS, Elciane Maria do Nascimento; MAIA, Rafaela Camargo. Educação ambiental para o ecossistema manguezal: o papel dos pescadores artesanais. Conexão Ciência e Tecnologia. Fortaleza/Ceará, v. 9, n. 3, p. 41 - 50, nov. 2015. Acesso em 20/09/2024. Disponível em: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/818/618

ALMEIDA, Matheus Souza de; ALMEIDA, Jadilson Ramos de; MARTINS, Juliana; SILVA, Regina de Lima; SILVA, Simone Ferreira da. Ética comunitária no processo formativo de professores que ensinam matemática: um movimento contínuo e inacabado. Amazônia – Revista e Educação Em Ciências e Matemáticas. V. 20, n.44: p.170-190, 2024. Acesso em 23/09/2024. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15476/11174#

ARAÚJO, Renan Soares de, e CRUZ, Pedro José Santos Carneiro (Org). Educação popular e construção compartilhada do conhecimento: debates teóricos. 1ª. Ed. – João Pessoa, Paraíba: Editora CCTA. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 263p. 2020. Acesso em 05/10/2024. Disponível em:

https://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/educacao/educacao-popular-e-construcao-compartilhada-do-conhecimento-debates-teoricos/livro-construcao-compartilhada-ebook-final.pdf

ARRUDA, Ana Paula Serpa Nogueira de, LEAL, Carmem Brito, ALMEIDA Laís da Silva, e CAMPINHO, Ana Lúcia Mussi de Carvalho. Educação Ambiental e Participação Política Na Pesca Artesanal: A Construção de demandas prioritárias de pescadores artesanais em municípios da Bacia de Campos (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA). São Paulo, v.19, n.2. p.401–416. 2024. Acesso em 10/11/2024. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15821/11679

BRITO, Pedro Nascimento Araujo, SANTANA, Elôysa Laura Pereira de, MORAES, Odara Alves, SILVA, José Carlos da, e CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. What has been discussed about popular health education in recent years: a narrative review of the literature. Revista Ciência & Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ. 29(6). p1-11. 2024. Acesso em 23/09/2024. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/csc/a/3WCqFwJdHWfp9hh3gJmBcGp/?format=pdf&lang=en

CARNEIRO, Fernando Ferreira; KREFTA, Noemi Margarida; FOLGADO, Cleber Adriano Rodrigues. A praxis da ecologia de saberes: entrevista de Boaventura de Sousa Santos. Tempus, actas de saúde coletiva, Brasília, 8(2), p.331-338, jun, 2014.331-337p. Acesso em 25/09/2024Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1530/1289

CRUZ, Pedro José Santos Carneiro, BRITO, Pedro Nascimento Araujo, SANTANA, Elôysa Laura Pereira de, SILVA, José Carlos da, BARBOSA, Daniella de Souza, MORAES, Odara Alves. Popular education in the SUS: current challenges from the perspective of the observatory of opular health education and the brazilian reality. Revista Ciência & Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ. 29(6). P.1-8. 2024. Acesso em 20/09/2024. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2024.v29n6/e17132023/en

EGLITO, Leticia Caires, BARBOZA, Ryslla, SANFELICI, Stella Mangolin, MENDES, Thainara Alcantara, e RESENDE, Gabriela Cristina. 2024. Revisão acadêmica: educação ambiental e pesca no território litorâneo brasileiro. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA). São Paulo. v. 19, n°.4:p.63-76, 2024. Acesso em 10/11/2024. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18852/12576

GORODICHT, Márcia Alves de Medeiros, e KINDLEIN, Liris. Agentes patogênicos associados ao consumo de pescados: uma revisão. Cap 1. Pp. 9–32 in: Microbiologia: perspectivas em saúde e alimentação. Luis Guillermo Ramírez Mérida (Org.). 2023. Editora Mérida Publishers. Acesso em 05/10/2024. Disponível em: https://www.meridapublishers.com/mpsa/cap1.pdf

JUNIOR, Boleiz. 2023. Célestin Freinet: sua concepção de educação popular e suas técnicas inovadoras. Revista Educação Popular. Uberlândia, v. 22, n. 3,p.185-206,set-dez.2023. Acesso em 23/09/2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70703/37567

JUSTO, Felipe da Silva, SOTTILI, Luciana Adélia, e ESSY, Daniela Benevides. Contribuições da educação ambiental para o fortalecimento das colônias de pesca Z1 e Z2 para atuarem na mediação entre os órgãos governamentais e os pescadores artesanais. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos Em Cultura e Sociedade. v. 05, ed. especial, abr., p.1-12. 2019, artigo nº 1342. Acesso em 25/09/2024. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1342/746

KUJAWA, Henrique, PINTO, Rodrigo Silveira, LELES, Fernando Antônio Gomes, e MACHADO, Frederico Viana. Community participation in health as an essential element for health system strengthening in the americas. Revista Panamericana de Salud Publica/Pan American Journal of Public Health 47: p.1–7. 2023. Acesso em 20/09/2024. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10337638/pdf/rpsp-47-e109.pdf

LADISLAU, Daniel da Silva, RIBEIRO, Maiko Willas Soares, CASTRO, Philip Dalbert da Silva, PANTOJA-LIMA, Jackson, ARIDE, Paulo Henrique Rocha; OLIVEIRA, Adriano Teixeira de. Ichthyological ethnoknowledge of the “piabeiros” from the amazon region, Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine. 17(1):1–14. 2021. Acesso em 15/10/2024. Disponível em:

https://ethnobiomed.biomedcentral.com/counter/pdf/10.1186/s13002-021-00468-7.pdf

LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de. Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.14, n. 3, p.329-345, dez. 2022. Acesso em 15/10/2024. Disponível em:

https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/50013/28280

LIMA, Maria José de, e GUENTHER, Mariana. A ambientalização curricular na formação dos profissionais de saúde. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-30, 2024. Acesso em 10/11/2024. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/56707/45008

LIMA, Solange Cabral de; DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. Buscas pedagógicas em tempos de crise: sobre os pensamentos de Boaventura de Sousa Santos. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 44, 29 de novembro de 2022. Acesso em 15/10/2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/44/buscas-pedagogicas-em-tempos-de-crise-sobre-os-pensamentos-de-boaventura-de-sousa-santos

MAIA, Gláucia Maria Cavalcante, VIANA, Aleide Barbosa, CARVALHO,Carolina Maria de Lima, e FELIX, Thiago Sousa. Celestina, SUS e Sertão: uma experiência de palhaçaria na educação popular em saúde. Ciencia & Saude Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ. 28(5):p. 1479–1489. 2023. Acesso em 25/09/2024. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/csc/a/4sjdBwwF4PB4hTBnkCy8Pqs/?format=pdf&lang=pt

Rodrigues Morais, W. (2023). Sujeito em Educação Ambiental: reflexões a partir de uma teoria da subjetividade de natureza psicanalítica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, São Cristóvão,Sergipe. v.10, p.1–17. 2023. Acesso em 25/09/2024. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19769/14760.

OLIVEIRA, Vanessa Cristina de Castro Aragão, ARARIPE, Ana Letícia de Aragão Oliveira,NASCIMENTO, Manuella Rita Celestino do, MACHADO, Norma Cristina de Aragão Oliveira Pinheiro, e GRANDE, Julia Celestino. Responsabilidade socioambiental na escola médica. Revista Caribeña de Ciencias Sociales. Miami, v. 13, n.7, p.01-12. 2024. Acesso em 13/11/2024. Disponível em: https://www.revistacaribena.com/ojs/index.php/rccs/article/view/4100/2927

PEIXOTO, Vitor de Moraes, OLIVEIRA, Bruna Gomes de, LEITE, Davi Athaydes, e BASTOS, Gisele Braga. Impactos da participação em projetos de educação ambiental na avaliação dos serviços públicos: uma análise das populações tradicionais de pescadores artesanais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA). São Paulo V. 19, N° 5:p.171-187, 2024 . Acesso em 10/11/2024. Disponível em:

https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16015/12722

PEREIRA, M. O. da R. Educação ambiental com pescadores artesanais: um convite à participação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 73–80, 2009. Acesso em 10/11/2024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/344

RIZZOLO, Anelise, SANTOS, Ligia Amparo; CRUZ Pedro José Santos Carneiro. Dialogues between popular education and food and nutritional education: reflections from the trajectories of three university teachers. Ciência & Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ. Janeiro-2024/Jan. Acesso em 20/09/2024. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/en/articles/dialogues-between-popular-education-and-food-and-nutritional-education-reflections-from-the-trajectories-of-three-university-teachers/19050?id=19050

SILVA, Rodrigo Moreira. Pescando pescadores: uma experiência de educação ambiental em valores humanos junto com os pescadores da Vila Anselmi em busca do conhecimento ecológico. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande. 150p.2005. Acesso em 10/11/2024. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/85 03/SILVA%2c%20Rodrigo%20Moreira%20da.pdf?sequence=1&isAllowed=y

SINFRONIO, Odelice Alves, COSTA, Lucinete Gadelha da, e COSTA, Mauro Gomes da. 2024. A Educação Popular: Uma Abordagem Histórica Na Formação de Professores. Cuadernos de Educación y Desarrollo. Portugal. v.16, n.5, p. 01-20, 2024. Acesso em 15/10/2024. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4101/3223

SOUZA, Boaventura Santos de. Construindo as Epistemologias Do Sul: antologia esencial. para um pensamento alternativo de alternativas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO. Buenos Aires. Vol. I.1a ed. 688 p. 2018. Acesso em 15/10/2024. Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/15247/1/Antologia_Boaventura_PT1.pdf

SIQUEIRA, Ivone Dos Santos, RAPOSO, Elinete Oliveira e FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. Colonização do mundo da vida amazônico. Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 29n. 1, 01-14, maio, 2024. Acesso em 25/09/2024. Disponível em https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/11316/4488

TORRES, Luiz Claudio Rodrigues. Formação em licenciatura em Biologia, educação popular e movimentos sociais: encruzilhadas e caminhos da minha experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 369–383, 2024. Acesso em 23/09/2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70505

VIEIRA, Norberto Ribeiro, e OLIVEIRA, Rogério de. Ictismo no Brasil: acidentes causados por peixes, uma análise dos riscos e prevenção. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Curso de Ciências Biológicas. UniAcademia-Centro Universitário Academia, Juiz de Fora, MG. P.20-39. 1999. Acesso em 15/10/2024. Disponível em: https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/biologica/article/viewFile/4113/3041

WALTER, Tatiana, e ANELLO, Lucia De Fátima. A educação ambiental enquanto medida mitigadora e compensatória: uma reflexão sobre os conceitos intrínsecos na relação com o licenciamento ambiental de petróleo e gás tendo a pesca artesanal como contexto. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental. Rio Grande. v.17. n. 1. p.73–98. 2012. Acesso em 10/11/2024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2657

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

AMORIM, Ana Paula da Conceição Fernandes de, SANTOS, Moana Ferreira dos, MOURA, Ângelo Alves de, MESQUITA, Rafael Marques de, IGREJA, Ricardo Pereira. TROCA DE SABERES: DIÁLOGO COM PESCADORES ARTESANAIS SOBRE OS ACIDENTES POR ANIMAIS MARINHOS. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 1–20, 2025. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2025.