EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO E PERCEPÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17918Palavras-chave:
Alimentação saudável, Currículo, Educação alimentar e nutricional, Pedagogia, Promoção da saúde escolarResumo
A educação alimentar e nutricional (EAN) é um tema transversal no currículo escolar da educação básica. Logo, há a necessidade de formação docente para a educação básica contemplar essa abordagem. O objetivo do estudo foi analisar o nível de conhecimento e percepções sobre EAN em acadêmicos de Pedagogia de um Centro Universitário de Santarém-Pará. Trata-se de um estudo descritivo, com metodologia mista (quantitativa-qualitativa), com a participação de 77 universitários (média de 24,9 ± 8,1 anos de idade) que responderam um questionário e somente a 12 participantes foram aplicadas entrevistas. Os resultados mostram que, dentre os universitários que cursaram a EAN em forma de componente curricular (n=50), prevaleceu o fato de disporem de conhecimentos sobre o tema. O oposto disso foi observado dentre os que não cursaram o componente na graduação. Pelas narrativas das entrevistadas, percebeu-se que necessitam ampliar seus estudos quanto às políticas públicas sobre EAN, que consideram ser papel da escola a função de promover comportamentos alimentares saudáveis nos estudantes, ainda que desafios sejam enfrentados. Aponta-se, diante dos resultados, para a relevância de processos formativos iniciais em Pedagogia e contínuos sobre EAN.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERNARDON, Renata; SILVA, Juliana Rezende Melo da; CARDOSO, Gabriela Tavares; MONTEIRO, Renata Alves; AMORIM, Nina Flávia de Almeida; SCHHMITZ, Bethsáida de Abreu Soares; RODRIGUES, Maria de Lourdes Carlos Ferreira. Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores. Rev. Nutr., v. 22, n. 3, p. 389-398, 2009.
BEZERRA, José Arimatea Barros; GOMES, Ludmir dos Santos. Educação alimentar e nutricional e formação de professores pedagogos. Cadernos do FNDE, v. 04, n. 08, 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006. Seção 1, p. 11.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Nota Técnica Nº 4816230/2025/DIEAN/COSAN/CGPAE/DIRAE. Brasília, DF, 2025.
CAMOZZI, Aída Bruna Quilici; MONEGO, Estelamaris Tronco; MENEZES, Ida Helena Carvalho Francescantonio; SILVA, Priscila Olin. Healthy eating promotion at school: reality or an utopy? Cad. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 32-37, 2015.
CERVATO-MANCUSO, Ana Maria; WESTPHAL, Marcia Faria; ARAKI, Erica Lie; BÓGUS, Claudia Maria. School feeding programs’ role in forming eating habits. Rev. Paul. Pediatr., v. 31, n. 3, p. 324-30, 2013.
COSTA JÚNIOR, João Florêncio da; CABRAL, Eric Lucas dos Santos; SOUZA, Rosana Curvelo de; BEZERRA, Diogo de Menezes Cortês; SILVA, Polyana Tenório de Freitas e. Um estudo sobre o uso da escala de Likert na coleta de dados qualitativos e sua correlação com as ferramentas estatísticas. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v. 17, n. 1, p. 360-376, 2024.
FRIDRICH, Tanise Fitarelli Pandolfi; LOSS, Adriana Salete; LORO, Alexandre Paulo. Educação alimentar e nutricional na pedagogia: uma atividade interdisciplinar. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 29, 2023.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Artmed, 2008.
LEONELLO, Valéria Marli; L’ABBATE, Solange. Educação em Saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 10, n. 19, p. 149-66, 2006.
MALDONADO, Luciana; FARIAS, Silvia Cristina; DAMIÃO, Jorginete de; CASTRO, Luciana Maria Cerqueira; Silva, Ana Carolina Feldenheimer; Castro, Inês Rugani Ribeiro. Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Cad. Saúde Pública, v. 37, e. 00152320, 2021.
MOREIRA, Jéssica de Melo Araújo; BARBOSA, Mariana Fernandez; FEBRONE, Rafaele Rosa; CASTRO, Camila da Silva de; PEREIRA, Leticia Sales; RITO, Rosane Valéria Viana Fonseca. Promoção da alimentação adequada e saudável na educação infantil: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., v. 23, e20220238, 2023.
MOURA, Francisco Nunes de Sousa; BEZERRA, José Arimatea Barros; LEITE, Raquel Crosara Maia. A educação alimentar e nutricional em cursos de pedagogia do estado do Ceará: da formação acadêmica aos desafios de ensino por professores formadores. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v.12, n.1, 2023.
ROCHA, Aline dos Santos; FACINA, Vanessa Barbosa. Professores da rede municipal de ensino e o conhecimento sobre o papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos escolares. Ciênc. Educ., v. 23, n. 3, p. 691-706, 2017.
SAWAYA, Ana Lydia; PELIANO, Anna Maria; ALBUQUERQUE, Maria Paula De; DOMENE, Semíramis Martins Álvares. A família e o direito humano à alimentação adequada e saudável. Estudos Avançados, v. 33, n. 97, p. 363-382, 2019.
SILVA, Maria Cristina Mesquita da; GUILHERME, Alexandre Anselmo; BRITO, Renato de Oliveira. A Base Nacional de Formação Docente e o curso de Pedagogia: cenários e perspectivas da formação inicial de pedagogos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, e5273, 2023.
SOUSA, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós; COLARES, Anselmo Alencar. Amazônia brasileira: educação e contexto. Revista Amazônida, v. 7, n. 1, p. 1-18, 2022.



















