JOGO DO PRIVILÉGIO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17188

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, curso de pedagogia, desigualdades estruturais

Resumo

O artigo analisa o uso do Jogo do Privilégio como estratégia pedagógica em uma disciplina de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o objetivo de explorar como práticas lúdicas podem contribuir para a formação de professores em temas de relações étnico-raciais. A experiência ocorreu em 2023, durante a disciplina Educação e Relações Étnico-Raciais, onde os estudantes assumiram identidades diferentes das suas e enfrentaram situações que ilustravam desigualdades sociais e privilégios. O estudo buscou compreender o impacto dessa prática na reflexão sobre racismo, meritocracia e as complexidades das hierarquias sociais. Os resultados indicaram que o jogo incentivou uma maior empatia e engajamento dos estudantes, ampliando o debate sobre desigualdades estruturais e fortalecendo a construção de uma prática pedagógica crítica e inclusiva no ensino superior.

Biografia do Autor

Andrio Alves Gatinho, Instituto de Ciências da Educação / Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica

Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica - PPEB. Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Pesquisador de Políticas Educacionais, Curriculares e de Ações Afirmativas (Relações Étnico-Raciais e Educação). Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Desigualdades - LEPED.

Pedro Victor da Silva Leite, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) / UFPA

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará, na linha de currículo. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação vinculada ao Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. 

Marcelo Furtado Silva, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) / UFPA

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará, na linha de currículo. Licenciado em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Pinheiro, vinculado à Universidade Estadual do Maranhão.

Referências

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Publicado

17-12-2025

Como Citar

GATINHO, Andrio Alves, LEITE, Pedro Victor da Silva, SILVA, Marcelo Furtado. JOGO DO PRIVILÉGIO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 1–20, 2025. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência