PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ABORDAGEM METODOLÓGICA COM ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.16123

Palavras-chave:

Educação ambiental, gestão ambiental, unidades de conservação

Resumo

A urgência da preservação ambiental diante dos desafios globais impulsiona a convergência entre gestão e educação ambiental. Enquanto a gestão visa administrar os recursos naturais de forma sustentável, a educação ambiental promove a conscientização e ação. Unidades de Conservação representam espaços fundamentais para essa integração, atuando como refúgios e laboratórios vivos para a compreensão prática da preservação. Esses pilares essenciais transcendem as gerações, conectando passado, presente e futuro em prol da harmonia entre sociedade e ecossistema. Este estudo tem como objetivo geral suscitar nos discentes da Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzi em Manaus-AM uma análise aprofundada da importância das Unidades de Conservação no contexto socioambiental. Baseado em uma abordagem qualitativa e com pesquisa de campo, com a utilização de banner e distribuição de folheto, observou-se que os alunos do 7° ano têm conhecimento sobre as Unidades de Conservação, porém carecem de uma compreensão crítica dos desafios enfrentados por esses espaços devido às ações humanas. Notavelmente, os estudantes demonstraram engajamento com o Parque Sumaúma, participando de visitas e atividades oferecidas pela administração do parque. Além disso, percebeu-se que há uma motivação por parte dos discentes por mais atividades escolares e multidisciplinares relacionadas à temática ambiental e ao Parque Sumaúma, evidenciando que a educação ambiental pode ser um grande potencial para um maior envolvimento dos alunos na preservação ambiental.

Biografia do Autor

Vitor Moldes Cramer, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas, (UEA) / Escola Normal Superior (ENS). Ao longo da graduação, fui monitor das disciplinas de Evolução do Pensamento Geográfico e Climatologia. Ademais, participei como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e como voluntário do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC). No que concerne o âmbito profissional, atuei como estagiário na Superintendência Regional de Polícia Federal no Amazonas (SR/PF/AM) durante o ano de 2020 até 2022, trabalhando diretamente na área das geotecnologias e do sensoriamento remoto. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4756976169075190. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7239-043X

Maria Mayara Rodrigues Carvalho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas, Mestranda em Geografia na Universidade Federal do Amazonas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Manaus, AM, Brasil. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6992899369510923. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-6945-8042

Ilma de Farias Raulino, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Mestranda em Geografia na Universidade Federal do Amazonas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Manaus, AM, Brasil. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2699787387235066. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-9105-8835

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Publicado

17-12-2025

Como Citar

CRAMER, Vitor Moldes, CARVALHO, Maria Mayara Rodrigues, RAULINO, Ilma de Farias. PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ABORDAGEM METODOLÓGICA COM ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 1–17, 2025. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2025.