PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ABORDAGEM METODOLÓGICA COM ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.16123Palavras-chave:
Educação ambiental, gestão ambiental, unidades de conservaçãoResumo
A urgência da preservação ambiental diante dos desafios globais impulsiona a convergência entre gestão e educação ambiental. Enquanto a gestão visa administrar os recursos naturais de forma sustentável, a educação ambiental promove a conscientização e ação. Unidades de Conservação representam espaços fundamentais para essa integração, atuando como refúgios e laboratórios vivos para a compreensão prática da preservação. Esses pilares essenciais transcendem as gerações, conectando passado, presente e futuro em prol da harmonia entre sociedade e ecossistema. Este estudo tem como objetivo geral suscitar nos discentes da Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzi em Manaus-AM uma análise aprofundada da importância das Unidades de Conservação no contexto socioambiental. Baseado em uma abordagem qualitativa e com pesquisa de campo, com a utilização de banner e distribuição de folheto, observou-se que os alunos do 7° ano têm conhecimento sobre as Unidades de Conservação, porém carecem de uma compreensão crítica dos desafios enfrentados por esses espaços devido às ações humanas. Notavelmente, os estudantes demonstraram engajamento com o Parque Sumaúma, participando de visitas e atividades oferecidas pela administração do parque. Além disso, percebeu-se que há uma motivação por parte dos discentes por mais atividades escolares e multidisciplinares relacionadas à temática ambiental e ao Parque Sumaúma, evidenciando que a educação ambiental pode ser um grande potencial para um maior envolvimento dos alunos na preservação ambiental.
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