Prolegômenos ao Ensino e aprendizagem da Fenomenologia Husserliana e das Filosofias da Existência no curso de Psicologia da UFMA
Palavras-chave:
Relato de experiência, Docência, Metodologia de Ensino, FenomenologiaResumo
O artigo apresenta a descrição do relato da vivência como professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão no ensino e aprendizagem da Fenomenologia Husserliana e das Filosofias da Existência. Destaco, por meio da descrição em primeira pessoa, como o relato de uma vivência dos discentes, a pesquisa direta na biblioteca, a elaboração de material, o seminário, a organização e a participação em eventos sobre Fenomenologia Husserliana e outras fenomenologias, Psicologia Fenomenológica e das Filosofias da Existência foram utilizados como estratégia metodológica de aprendizagem e avaliação do ensino. A estratégia permitiu aos alunos entrar em contato direto e imediato com os fundamentos da Fenomenologia e das Filosofias da Existência, assim como permitiu aprender na prática como ocorre a auto reflexão da consciência por meio da análise da própria vivência e com os fundamentos da Fenomenologia Husserliana, de outras fenomenologias e das Filosofias da Existência. Apresento a análise intencional fenomenológica da vivência, os seminários, a pesquisa, a participação e o contato direto com profissionais e pesquisadores da área como metodologia de ensino, estudo e aprendizagem dos fundamentos fenomenológico-existenciais. Ao final, apresento algumas reflexões que emergiram com a metodologia utilizada e as relações intersubjetivas vivências.