Descomplicando:

uma aplicação para apoio à intervenção em escolares com transtornos de aprendizagem no âmbito da ortografia

Autores

  • Aziz de Amorim Rocha Universidade Católica de Pernambuco
  • Luciana Cidrim Universidade Católica de Pernambuco
  • Lucas Soares Universidade Católica de Pernambuco
  • Maíra Roazzi
  • Francisco Madeiro Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

Ortografia, dislexia, aprendizagem, ensino, tecnologia

Resumo

A aprendizagem da norma ortográfica pode ser difícil para alguns escolares, como é no caso da dislexia. O fato de estar exposto ao ensino formal da ortografia no ambiente acadêmico não garante o domínio da ortografia por escolares com dislexia. Por esta razão, são necessárias estratégias específicas no processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo é apresentado o desenvolvimento de um aplicativo, denominado Descomplicando. Trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis, criado para apoio à intervenção em escolares com transtornos de aprendizagem no âmbito da ortografia. O aplicativo é composto de listas de palavras com sílabas complexas e que são escritas frequentemente de modo incorreto por escolares com dislexia. Nas atividades desenvolvidas em três níveis, o usuário é estimulado a realizar a escolha da sílaba correta que está faltando nas palavras. Destaca-se o recurso de efeitos sonoros agradáveis à medida que o usuário alcança pontuações mais elevadas. Como trabalhos futuros, pretende-se realizar uma pesquisa de opinião para conhecer as impressões de usuários e profissionais sobre o aplicativo, como também, implementar de alguma forma de ‘dica’, para oferecer ao usuário mais conforto ao jogo, introduzir novos níveis com um número maior de palavras frequentes na língua portuguesa e ampliar uso deste aplicativo para tablets.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aziz de Amorim Rocha, Universidade Católica de Pernambuco

Universidade Católica de Pernambuco

Endereço: Rua Sá e Souza 1165

Boa Viagem – Recife-PE – Brasil

azizamorim@gmail.com

 

Luciana Cidrim, Universidade Católica de Pernambuco

Universidade Católica de Pernambuco

luciana.cidrim@unicap.br

Lucas Soares, Universidade Católica de Pernambuco

Universidade Católica de Pernambuco

lucas.2017107147@unicap.br

 

Downloads

Publicado

2023-06-29