Descomplicando:
uma aplicação para apoio à intervenção em escolares com transtornos de aprendizagem no âmbito da ortografia
Palabras clave:
Ortografia, dislexia, aprendizagem, ensino, tecnologiaResumen
A aprendizagem da norma ortográfica pode ser difícil para alguns escolares, como é no caso da dislexia. O fato de estar exposto ao ensino formal da ortografia no ambiente acadêmico não garante o domínio da ortografia por escolares com dislexia. Por esta razão, são necessárias estratégias específicas no processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo é apresentado o desenvolvimento de um aplicativo, denominado Descomplicando. Trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis, criado para apoio à intervenção em escolares com transtornos de aprendizagem no âmbito da ortografia. O aplicativo é composto de listas de palavras com sílabas complexas e que são escritas frequentemente de modo incorreto por escolares com dislexia. Nas atividades desenvolvidas em três níveis, o usuário é estimulado a realizar a escolha da sílaba correta que está faltando nas palavras. Destaca-se o recurso de efeitos sonoros agradáveis à medida que o usuário alcança pontuações mais elevadas. Como trabalhos futuros, pretende-se realizar uma pesquisa de opinião para conhecer as impressões de usuários e profissionais sobre o aplicativo, como também, implementar de alguma forma de ‘dica’, para oferecer ao usuário mais conforto ao jogo, introduzir novos níveis com um número maior de palavras frequentes na língua portuguesa e ampliar uso deste aplicativo para tablets.