Nebulosa:

mergulho existencial na possibilidade de ser-si-mesma

Autores

Palavras-chave:

Adolescência, abuso sexual infantil, plantão psicológico, método fenomenológico

Resumo

Inúmeros conflitos são vivenciados na fase da adolescência, uma etapa da vida tão plena em conflitos, sentimentos e emoções exponenciais, buscas contínuas em reconhecer-se, em pertencer a uma configuração relacional. Entretanto, situações experienciadas na infância e cuja a lembrança é uma imersão na dor e no sofrimento são trazidas à tona e provocam mais inquietação e desconforto. O objetivo deste artigo é compreender a vivência de abuso sexual sofrido na infância, impetrado por pessoa muito significativa e próxima, com uma adolescente que buscou o Plantão Psicológico para expressar sua história. O trabalho é no viés qualitativo, utilizando parâmetros do método fenomenológico-psicológico que sofre adaptação para realização das falas da discente. A perspectiva de análise dos discursos é na fenomenologia-existencial. Percebe-se o quanto a dor tornou-se companheira dessa adolescente mesmo tendo contado para a mãe o que ocorrera e a justiça ter sido acionada. Conclui-se que atividades como o Plantão Psicológico em escolas de ensino fundamental e médio são ações importantes no que tange ao acolhimento, escuta e cuidado dos adolescentes.

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Biografia do Autor

Jonas Oliveira Dias da Silva

Graduando em Psicologia na Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). E-mail: jonasdiasd03@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3921-3914

 

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

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Publicado

2023-01-02