Sentir-se literalmente um ser-no-mundo lançado:

a experiência de estagiários do 2º período no plantão psicológico

Autores

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, plantão psicológico, discentes, existencialidade adolescente

Resumo

A formação em Psicologia preconiza que o discente desenvolva atividades práticas em instituições e grupos específicos extramuros dos cursos superiores. Uma dessas instituições é a escolar com seus atores sociais em contínua socialização. O objetivo deste estudo é compreender o olhar do discente do segundo período de Psicologia de uma instituição privada em Manaus que acompanharam alunos de períodos mais adiantados no Plantão Psicológico em uma escola do sistema municipal de ensino. O método utilizado foi o fenomenológico-psicológico de pesquisa, quando foi solicitado que 4 alunos descrevessem como estava sendo a experiência como plantonistas. Foram identificados como constelações, a saber: Andrômeda, Cygnus, Póllux e Phoenix. A partir da Identificação das Unidades de Significado em seus discursos e suas caracterizações psicológicas, esta foi a modificação realizada no método original. Foram construídas 5 categorias de análise: 1) Do Big Bang a explosão criadora: o surgimento de Andrômeda, Cygnus, Póllux e Phoenix; 2) Fiat Lux: possibilidades de conhecimento são apresentadas!; 3) Os gases estelares iniciam o movimento: o mergulho com o Outro em sua existencialidade; 4) As constelações se tornam movimento de acolher, escutar e cuidar!; 5) A poeira cósmica é semente que germina: um olhar para além de hermetismos teóricos. Conclui-se que desenvolver atividades no Plantão Psicológico sob o viés da Fenomenologia-Existencial possibilita reconfigurar o pensamento sobre si mesmo e o outro, o fazer da Psicologia e compreender a importância da área para a sociedade em eu estamos inseridos.

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Biografia do Autor

Carolina Brasil Lizzi, Faculdades Santa Teresa

Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: cbrluzzi.phone.gmail@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9552-0786.

Jonas Oliveira Dias da Silva, Faculdades Santa Teresa

Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jonasdias03@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3921-3914.

Laís Mikaela da Silva Dantas, Faculdades Santa Teresa

Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: laismikaela28@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1087-3345.

Renata Mendonça de Faria e Cunha, Faculdades Santa Teresa

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: renata7mendonca@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3921-3914.

Janderson Costa Meira, Faculdades Santa Teresa

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465.

 

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465.

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Publicado

2023-01-02