Sentir-se literalmente um ser-no-mundo lançado:
a experiência de estagiários do 2º período no plantão psicológico
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Formação em Psicologia##common.commaListSeparator## plantão psicológico##common.commaListSeparator## discentes##common.commaListSeparator## existencialidade adolescente要旨
A formação em Psicologia preconiza que o discente desenvolva atividades práticas em instituições e grupos específicos extramuros dos cursos superiores. Uma dessas instituições é a escolar com seus atores sociais em contínua socialização. O objetivo deste estudo é compreender o olhar do discente do segundo período de Psicologia de uma instituição privada em Manaus que acompanharam alunos de períodos mais adiantados no Plantão Psicológico em uma escola do sistema municipal de ensino. O método utilizado foi o fenomenológico-psicológico de pesquisa, quando foi solicitado que 4 alunos descrevessem como estava sendo a experiência como plantonistas. Foram identificados como constelações, a saber: Andrômeda, Cygnus, Póllux e Phoenix. A partir da Identificação das Unidades de Significado em seus discursos e suas caracterizações psicológicas, esta foi a modificação realizada no método original. Foram construídas 5 categorias de análise: 1) Do Big Bang a explosão criadora: o surgimento de Andrômeda, Cygnus, Póllux e Phoenix; 2) Fiat Lux: possibilidades de conhecimento são apresentadas!; 3) Os gases estelares iniciam o movimento: o mergulho com o Outro em sua existencialidade; 4) As constelações se tornam movimento de acolher, escutar e cuidar!; 5) A poeira cósmica é semente que germina: um olhar para além de hermetismos teóricos. Conclui-se que desenvolver atividades no Plantão Psicológico sob o viés da Fenomenologia-Existencial possibilita reconfigurar o pensamento sobre si mesmo e o outro, o fazer da Psicologia e compreender a importância da área para a sociedade em eu estamos inseridos.