O adolescer, a escuta, a fala e o ser-possível de alunos no plantão psicológico

Autores

Palavras-chave:

Adolescência, existencialidade, psicologia fenomenológico-existencial

Resumo

A adolescência, enquanto fase do desenvolvimento, tem apresentado transformações contínuas, principalmente no que tange à relação consigo mesmo e com o outro com o qual transita cotidianamente. As demandas são variadas e se torna necessário o entendimento das vivências. O objetivo deste estudo é compreender o adolescer e sua pluridimensionalidade diante das experiências trazidas no plantão psicológico pelos adolescentes de uma escola da rede pública de ensino em Manaus sob o viés da psicologia fenomenológico-existencial. Foi utilizado o método misto em pesquisa onde temos o viés quantitativo trazendo os aspectos mais prevalentes foram alunos aos 13 anos, ensino, sem religião, raça parda e as demandas existenciais mais presentes foram relações familiares disfuncionais, crises de ansiedade e abuso sexual por parente muito próximo. O viés qualitativo trouxe falas relacionadas à relações familiares disfuncionais, crises de ansiedade e violência sexual por parentes próximos, corroborando com o que foi encontrado no aspecto quantitativo. Conclui-se que a pluridimensionalidade das vivências e o mergulho na existencialidade possibilitou o encontro onde o acolhimento, a escuta e o cuidado foram fundamentais para que os adolescentes pudessem compreender que em si mesmos está a possibilidade do enfrentamento.

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Biografia do Autor

Janderson Costa Meira, Faculdades Santa Teresa

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

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Publicado

2023-01-02