Ser-ligante e a formação em Psicologia
relato de experiência dos membros da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM)
##semicolon##
Formação em psicologia##common.commaListSeparator## liga acadêmica##common.commaListSeparator## discentes de psicologia##common.commaListSeparator## método fenomenológico要旨
Um dos elementos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia é a imbricação entre a teoria e a prática na formação do psicólogo. Uma das instâncias em que esse movimento é experienciado é a inserção dos discentes em Ligas Acadêmicas, o que na Psicologia apresenta déficit acentuado. O objetivo do presente artigo é apresentar, através de relato de experiência de ligantes da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE), os impactos na formação acadêmica causados pela experienciação das possibilidades que surgem no caminhar enquanto membros. É um estudo qualitativo, amparado no método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. Os dados foram analisados sob o viés da teoria heideggeriana, merleaupontyana e da clínica dos três olhares. Foram elaboradas 6 categorias temáticas, a saber: 1. Estrutura e atividades da Liga; 2. Participação e envolvimentos dos membros; 3. Colaboração com instituições de ensino; 4. A Liga como rede de apoio; 5. Desafios e aprendizados; 6. Impactos na formação: compreensão do fio de Ariadne. Conclui-se que a vivência discente na Liga Acadêmica resulta em compreensão macro do fazer da Psicologia e sua pluridimensionalidade nos nichos onde está alocada, ou seja, sociocultural e histórico.