Pesquisa-intervenção com jovens no contexto escolar:

militância pra quê?

著者

  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Universidade do Estado do Ceará https://orcid.org/0000-0003-2687-1894
  • Millena Raianny Xavier da Silva Município d Crato
  • Lorrana Caliope Castelo Branco Mourão Centro Universitário Unichristus

##semicolon##

Pesquisa-intervenção##common.commaListSeparator## militância##common.commaListSeparator## escola##common.commaListSeparator## subjetividade

要旨

As práticas de militância possuem ao longo do século XX até a contemporaneidade várias modificações e direcionamentos distintos, aponta-se que objetivo dos militantes, estes que foram e são em grande parte jovens estudantes, têm-se globalizado em torno de causas comuns e lutas regionalizadas, isto é, os jovens militam por todos e por ele mesmo, pelo mundo e pela cidade que habita. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa. O dispositivo teórico-metodológico proposto consistiu no desenvolvimento de uma Pesquisa-Intervenção (PI) na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A pesquisa contou com a participação de estudantes do ensino médio no desenvolvimento de oficinas temáticas que abarcaram rodas de conversa com base na articulação dos descritores disparadores: militância – escola. Por meio das oficinas, os analisadores que se apresentaram como campo de análise institucional foram militância/convivência-democracia. Portanto, percebe-se uma grande transversalidade de coletividade a partir das individualidades postas em análise e com isso, a PI pôde evocar no exercício das oficinas um espaço de produção do conhecimento da realidade institucional e provocar questões que suscitaram ao longo da pesquisa o lugar da militância para cada estudante em sua singularidade dentro e fora do contexto escolar.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

E-mail: tadeulucaslf@gmail.com. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Universidade Estadual do Ceará, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894

##submission.authorWithAffiliation##

E-mail: millenaraiannyxavier@gmail.com Especialista em Psicologia Aplicada a Educação – Universidade Regional do Cariri (URCA). Servidora Pública no cargo de Orientadora Educacional: Psicóloga do Município do Crato, Ceará, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5163-1844

##submission.authorWithAffiliation##

E-mail: loccbm@gmail.com Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Vrije Universiteit Brussel (VUB). Centro Universitário Unichristus, Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2892-5550

 

##submission.downloads##

出版済

2023-06-29