Pesquisa-intervenção com jovens no contexto escolar:
militância pra quê?
Palabras clave:
Pesquisa-intervenção, militância, escola, subjetividadeResumen
As práticas de militância possuem ao longo do século XX até a contemporaneidade várias modificações e direcionamentos distintos, aponta-se que objetivo dos militantes, estes que foram e são em grande parte jovens estudantes, têm-se globalizado em torno de causas comuns e lutas regionalizadas, isto é, os jovens militam por todos e por ele mesmo, pelo mundo e pela cidade que habita. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa. O dispositivo teórico-metodológico proposto consistiu no desenvolvimento de uma Pesquisa-Intervenção (PI) na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A pesquisa contou com a participação de estudantes do ensino médio no desenvolvimento de oficinas temáticas que abarcaram rodas de conversa com base na articulação dos descritores disparadores: militância – escola. Por meio das oficinas, os analisadores que se apresentaram como campo de análise institucional foram militância/convivência-democracia. Portanto, percebe-se uma grande transversalidade de coletividade a partir das individualidades postas em análise e com isso, a PI pôde evocar no exercício das oficinas um espaço de produção do conhecimento da realidade institucional e provocar questões que suscitaram ao longo da pesquisa o lugar da militância para cada estudante em sua singularidade dentro e fora do contexto escolar.