Nos en-contros, des-encontros e re-encontros com o adolescer:

ser-plantonista e a pluridimensionalidade do ek-sistir

著者

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Plantão psicológico##common.commaListSeparator## discentes plantonistas##common.commaListSeparator## método fenomenológico##common.commaListSeparator## clínica dos três olhares

要旨

O plantão psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus é desenvolvido por alunos de Psicologia de várias instituições de ensino superior. Existe toda uma vivência que precisa ser compreendida a partir dessa imersão discente nos locais de estágio. O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos plantonistas estagiários sobre a pluridimensionalidade desse mundo-vivido sob o viés da Fenomenologia-Existencial e a perspectiva dos Três Olhares na clínica de inspiração fenomenológica. Para a consecução do proposto foram elaboradas 5 questões sobre a experiência no plantão psicológico que foram encaminhadas a 75 plantonistas e obteve a resposta de 37 alunos de graduação em Psicologia de 7 faculdades da cidade de Manaus, sendo 9 do gênero masculino e 28 do gênero feminino, na faixa etária entre 18 e 50 anos, cursando do 2º ao 8º período do curso de Psicologia. A análise foi embasada no método fenomenológico-psicológico, especificamente em seu segundo passo em que as falas foram consideradas as Unidades de Significado e a partir daí, alocadas nas questões e analisadas. Assim, tivemos como elementos desencadeadores das falas: 1. Com base em sua atividade no Plantão psicológico, como você compreende a dimensão da sua atuação como plantonista? 2. Qual a importância que você percebe do plantão psicológico em sua formação? 3. Qual sua visão sobre o fazer psicológico após sua inserção no plantão psicológico? 4. O que mudou em sua visão sobre a relação com o outro considerando sua atuação no plantão psicológico? 5. Como você compreende a contribuição do plantão psicológico para com a camada social onde está inserido (a escola, a comunidade, a família)? Conclui-se que para o discente de Psicologia a vivência tem sido de extremo aprendizado onde consegue vislumbrar a pluridimensionalidade do fazer da psicologia em que o outro passa a ser compreendido para além da teoria e de quem se deve cuidar, além da grande contribuição para o nicho sociocultural e histórico onde a atividade é desenvolvida.

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Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

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Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Tersa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

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出版済

2023-01-02