Plantão psicológico em escolas da rede pública de ensino em Manaus:

possibilidades e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Adolescência, plantão psicológico, psicologia fenomenol[ógico-existencial

Resumo

A adolescência contemporânea tem sido marcada por inquietações e movimento. A existencialidade adolescente é um largo espectro de experiências que muitas vezes são plenas em situações em que dor e sofrimento caminham concomitantemente com alegria e felicidade. O objetivo deste estudo é apresentar as várias dimensões presentes na experiência adolescente em várias escolas da rede pública de ensino em Manaus sob o olhar da Psicologia Fenomenológico-Existencial. O método utilizado é no viés quali-quantitativo e também se ancora no método fenomenológico de pesquisa em psicologia. São apresentados dados quantitativos sobre as escolas e as demandas mais encontradas nos discursos dos alunos. O viés qualitativo traz excertos de discursos dos adolescentes e a análise sob o constructo teórico da Fenomenologia-Existencial. Conclui-se que a atividade possibilitou conhecer as demandas mais emergentes dos adolescentes e redimensionou o olhar sobre a relação plantonista-adolescente adentrando em sua pluridimensionalidade.

Biografia do Autor

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

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Publicado

2023-01-02