EXPERÊNCIASS DISCENTES ACERCA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA-UFAM
要旨
O presente artigo se insere na temática formação docente e extensão universitária como contribuição para as experiências formativas na relação universidade/comunidade. Assim, seu objetivo central foi mostrar como os projetos de extensão voltados para literatura infantil e infanto juvenil contribuíram para a formação dos discentes incluídos nestes projetos no contexto de Humaitá/AM. Trata-se uma pesquisa documental de caráter descritiva na qual buscou-se mostrar como os discentes percebem suas inserções nos Projetos de Atividades Curriculares de Extensão (PACE) a partir de seus relatos escritos vinculados ao relatório final de cada projeto. Para os devidos embasamentos teóricos, buscou-se apoio em autores que discorrem sobre a formação docente, bem como sobre a formação a partir da relação teoria e prática. Os resultados apontam que, mediante suas participações nos PACEs, os discentes perceberam a importância em participar das atividades extensionista que visem à relação teoria/prática na formação docente. O avanço no conhecimento dos alunos com relação à leitura foi um ponto visível em seus relatos.
Palavras-chave: Formação Docente. Literatura. Extensão Universitária PACEs. IEAA/UFAM