Pessoas trans, identidade de gênero, autopertencimento

olhar fenomenológico

Autores/as

Palabras clave:

Transfobia, enfrentamento, superação, LGBTQIAPN , método fenomenológico, psicologia fenomenológico-existencial

Resumen

Pessoas transgênero sofrem constantes violências, sendo estigmatizadas e marginalizadas da sociedade por subverterem os padrões de papéis de gênero. Os mais variados tipos de violência são impetrados, contudo, a discussão permanece à margem, literalmente periférica, principalmente na esfera das políticas públicas. Entretanto, elas conseguem ir além do fato e redimensionam seu olhar sobre si mesmas e sobre a vida. Desse modo, a presente pesquisa mostra-se relevante nessa temática devida exiguidade de referencial teórico e a lacuna de conhecimento no cenário da região norte do Brasil. Portanto, este projeto objetivou compreender a percepção de pessoas transgênero acerca de sua historicidade e seus modos de enfrentamento e superação. A pesquisa tem caráter qualitativo, descritivo e exploratório e utilizou os parâmetros do método fenomenológico da pesquisa em psicologia. A obtenção dos dados foi realizada através da entrevista fenomenológica áudio gravada. A entrevista partiu de questão norteadora e apresentou desdobramentos onde foram identificados sentidos e significados dos discursos. Foram considerados participantes 3 pessoas transgênero e a análise dos dados ampara-se no referencial teórico do filósofo alemão Martin Heidegger. Foram elaboradas 5 categorias de análise: 1. Ser reconhecido como quem eu realmente sou; 2. O medo da violência: a violência por meio das palavras e indagações ;3. O atendimento psicológico como apoio; 4. A importância da rede de apoio; 5. Meu conselho: seja você mesmo apesar de tudo. Conclui-se que o enfrentamento e superação de situações transfóbicas, preconceituosas e discriminatórias possibilita que as pessoas possam ir além de sua orientação sexual e identidade de gênero e se percebam como seres de possibilidade, inclusive com a capacidade de contribuir para que o outro que está em sofrimento, possa enfrentar e seguir adiante. Da impossibilidade se fez possibilidade.

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Biografía del autor/a

Gleicy Braga da Costa, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista voluntária no Projeto de Iniciação Científica Da im-possibilidade me fiz possibilidade: história de dores, amores e superação na vida de pessoas transgênero na cidade de Manaus. Estagiária na Delegacia Especializada em crimes contra a mulher Norte/Leste (DCCM Norte/Leste. E-mail: gleicy.beh@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1701-5877.

Izabele Silva do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista voluntária no Projeto de Iniciação Científica Da im-possibilidade me fiz possibilidade: história de dores, amores e superação na vida de pessoas transgênero na cidade de Manaus. Estagiária na Delegacia Especializada em crimes contra a mulher Norte/Leste (DCCM Norte/Leste. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9262-507X

Márcia Gabriela França Gentil, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Estágios realizados no Centro Municipal de Atendimento Sóciopedagógico (CEMASP), Setor Psicossial Forense – Coordenadoria Psicossocial Jurídica do Tribunal de Justiça do Amazonas, Fórum Henoch Reis. Pesquisadora no Projeto de Iniciação Científica A trajetória escolar de estudantes ribeirinho do ICSEZ / Parintins E-mail: marciafgentil@gmail.com   Orcid: https://orcid,org/0000-0002-1297-7332

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

Publicado

2023-06-29