A processualidade desse Eu que cuida:

as vivências dos plantonistas pela ótica do supervisor

Autores

Palavras-chave:

Fenomenologia, plantão psicológico, supervisão

Resumo

O projeto de extensão plantão psicológico nas escolas de Manaus-AM, proporcionou a oportunidade para os alunos da rede pública de receberem amparo psicológico emergencial, para que isso ocorresse muitos profissionais da psicologia, pesquisadores, professores, e coordenadores formaram a equipe que viabilizou o acontecimento do projeto. O presente artigo objetiva trazer à luz da fenomenologia Heideggeriana como esse processo se deu para aqueles que estavam diretamente imersos nos atendimentos, contando como os graduandos em psicologia que atuaram no plantão desenvolveram suas práticas, a partir do olhar de um dos supervisores do projeto. Esse é um estudo fenomenológico, de viés qualitativo realizado por meio de observação participante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane da Silva Paes, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Psicologia Clínica de Base Fenomenológica pelo Instituto de Ensino Vision. Especialista em Saúde Coletiva pela FAVENI. Bacharela em Psicologia pela UFAM. Coordenadora Técnica da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Supervisora no Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. E-mail: janedasilvapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-8518

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

 

Downloads

Publicado

2023-01-02