O adolescer, a escuta, a fala e o ser-possível de alunos no plantão psicológico
Palavras-chave:
Adolescência, existencialidade, psicologia fenomenológico-existencialResumo
A adolescência, enquanto fase do desenvolvimento, tem apresentado transformações contínuas, principalmente no que tange à relação consigo mesmo e com o outro com o qual transita cotidianamente. As demandas são variadas e se torna necessário o entendimento das vivências. O objetivo deste estudo é compreender o adolescer e sua pluridimensionalidade diante das experiências trazidas no plantão psicológico pelos adolescentes de uma escola da rede pública de ensino em Manaus sob o viés da psicologia fenomenológico-existencial. Foi utilizado o método misto em pesquisa onde temos o viés quantitativo trazendo os aspectos mais prevalentes foram alunos aos 13 anos, ensino, sem religião, raça parda e as demandas existenciais mais presentes foram relações familiares disfuncionais, crises de ansiedade e abuso sexual por parente muito próximo. O viés qualitativo trouxe falas relacionadas à relações familiares disfuncionais, crises de ansiedade e violência sexual por parentes próximos, corroborando com o que foi encontrado no aspecto quantitativo. Conclui-se que a pluridimensionalidade das vivências e o mergulho na existencialidade possibilitou o encontro onde o acolhimento, a escuta e o cuidado foram fundamentais para que os adolescentes pudessem compreender que em si mesmos está a possibilidade do enfrentamento.