v. 4 n. 6 (2019): Hon No Mushi - Estudos Multidisciplinares Japoneses - A literatura e as representações do feminino no Japão

					Visualizar v. 4 n. 6 (2019): Hon No Mushi - Estudos Multidisciplinares Japoneses - A literatura e as representações do feminino no Japão

A escrita feminina e as representações do feminino na Literatura Japonesa ainda são assuntos pouco abordados na área de Estudos Japoneses. Assim, a Revista Hon no Mushi Volume 04, número 06 dedica esta edição a essa temática.

Vozes de Hiratsuka Riachô e de Higuchi Ichiyô como precursoras do feminismo no Japão do século XX e as protagonistas de Tanizaki Junichirô e Haruki Murakami são exemplos de que as possibilidades de reflexão ainda não foram devidamente exploradas e necessitam de espaço para que novos pesquisadores adentrem nessa área de pesquisa.

Na perspectiva dos Estudos Culturais, dos Estudos de Gênero e da teoria da literatura, podemos pensar a função social do texto, o que nos traz informações quanto à estrutura social japonesa, os posicionamentos do feminino e questionamentos político-social da escrita feminina. Analisar esse aspectos que transcendem o texto enriquecem a área de Estudos Japoneses no Brasil.

Assim, esta edição traz algumas reflexões sobre a representação do feminino e sobre a escrita feminina na literatura japonesa, a fim de abrir um espaço contínuo de discussão e de pesquisa sobre essa temática. 

Publicado: 2019-09-01