A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AULA DE PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO CRÍTICO
Palavras-chave:
Letramento Crítico; Educação Ambiental; Língua Portuguesa; Conscientização.Resumo
O presente artigo visa apresentar o Letramento Crítico (LC) como uma proposta para promoção da educação ambiental na aula de língua portuguesa. A partir dessa relação, compreendemos que o ato de ler não pode ser dissociado do questionamento, posicionamento diante das questões atuais como o meio ambiente, o que possibilita uma maior compreensão do mundo e exercício de cidadania pela leitura e escrita. Este trabalho foi realizado durante as aulas de língua portuguesa ministrada para crianças entre 10 e 11 anos, da 5ª série do ensino fundamental I de escolas da rede municipal de ensino na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. Os resultados mostraram uma maior apropriação do processo de leitura e escrita por parte dos alunos que se sentiram motivados a ler diferentes tipos de textos e expressar seu posicionamento por meio da escrita.
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