THE PROMOTION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE PORTUGUESE CLASS: CONTRIBUTIONS FROM CRITICAL LITERACY

Authors

  • Wenderson Roberto Gomes Lambert UFLA
  • Gasperim Ramalho de Souza UFLA e CEFET/MG

Keywords:

Critical Literacy; Environmental Education; Portuguese Language; Awareness.

Abstract

This article aims to present the critical literacy as a proposal to promote environmental education in the Portuguese language class. From this relationship, we understand that the act of reading cannot be dissociated from t questioning and positioning towards the current issues as the environment, which enables a greater understanding of the world and exercise of citizenship by reading and writing. This work was carried out during the Portuguese language classes taught for children aged 10 and 11, taking the 5th grade of elementary schooling in public schools’ system in a city called Pouso Alegre, in Minas Gerais. The results have showed students´ greater ownership of the reading and writing process as they felt t motivated to read different types of texts and express their positioning through writing.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wenderson Roberto Gomes Lambert, UFLA

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Sapucaí (1998) e graduação em LICENCIATURA em LETRAS - PORTUGUÊS / INGLÊS - UNISEB COC INTERATIVO (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, . Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho (2012). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) concluído no ano de 2016.

Gasperim Ramalho de Souza, UFLA e CEFET/MG

Gasperim Ramalho de Souza é doutorando em Estudos da Linguagem pelo Centro Federal e Tecnológico de Minas Gerais ( CEFET-MG), graduado em Letras, habilitação em Inglês pela Faculdade de Letras (FALE) da UFMG, Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Mestre em Estudos Linguísticos pelo POSLIN (FALE/UFMG). No campo profissional, atuou como docente da disciplina Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) na UFMG (FALE/DRI). Foi um dos fundadores da Associação voltada também para o ensino de línguas denominada ILE. Além disso, é professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) e já atua no ensino de inglês há mais de 10 anos tendo experiência em diversos contextos de ensino, a saber; escolas privadas, pública, educação de jovens e adultos (EJA), projetos de aceleração (PAV), cursos livres de idiomas, projetos de extensão e educação continuada na UFMG. Atualmente, é Professor efetivo do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Seus principais interesses de pesquisa são: globalização, letramento crítico, inclusão, ensino de inglês na na escola pública, formação de professores para a escola pública ine produção de materiais didáticos na perspectiva crítica.

References

ARAÚJO, M. S. Os caminhos da prática alfabetizadora: Uma contribuição ao debate. Rio de Janeiro: Presença Pedagógica, v. 10, m 57, p. 20-22-24-26, mai-jun. 2004.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4. ed. Ed. Vozes, 2002
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. 3º edição. Brasília, 1997.
____. Pró-Letramento. Programa Formação Continuada de Professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental. Ed. Ver. E ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil Matriz de referência / Secretaria de Educação Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
____. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3 Ed. Brasília: 2001.
____. Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil. Conhecimento de Mundo. v.3. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BOFF, L. Ecologia: Grito da Terra, Grito dos Pobres. São Paulo: Ática, 1995.
CAVAZOTTI, M. A. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização. 2º edição. Curitiba, PR. Editora Iesde Brasil S/A, 2005.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4, n. 9, 2001. Disponível em: <http://www.readingonline.org/articles/cervetti/> . Acesso em: 07 fev. 2016.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.
FERREIRA, L. J. C. Educação ambiental: abordagens no ensino fundamental. Monografia. (Graduação em Ciências Biológicas). Faculdade Patos de Minas, 2011.
FREIRE, M. A Paixão de Conhecer o Mundo. 6 Ed. São Paulo. Paz e Terra, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987. 184 p.
FREEBODY, P.; LUKE, A. Literacies programs: Debates and demands in cultural context. Prospect: Australian Journal of TESOL, v. 5, n. 7, p. 7-16, 1990
GOULART, C. Processo de Letramento na Infância: aspectos da Complexividade de Processos de Ensino-aprendizagem da Linguagem Escrita. In: SHOLZE, L.; ROSING, T. M. K. (Orgs). Teorias e Práticas de Letramento. Brasília. Ed. INEP, 2007.
KRAMER, S. Aprendendo coma criança a mudar a realidade. Revista Criança: Do Professor de Educação Infantil. Brasília, DF. Abril de 2005, nº 39, p 5-8.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2002
MOITA LOPES, L. P. (Org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
____. Oficina de linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
PELEGRINI, D. Alfabetização e Cultura Escrita. Revista do Professor. Nova Escola. Maio de 2003, ano XVIII, p. 19-25
RIBEIRO, V. M. (Org). Letramento no Brasil. São Paulo. Global, 2003.
ROJO, R. Alfabetização e letramento: segmentação de práticas e (des)articulação de objetos de ensino. Perspectiva, v. 24, n. 2 jul./dez. 2006.
____. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SEGURA, D. S. B. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001. 214p
SOARES, M. B. Letramento: Um tema em Três Gêneros. 2 Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2003.
SOUZA, G. R. Novos Significados para o Ensino e Aprendizagem de Inglês: O Letramento Critico em uma Turma de Aceleração. UFMG, Belo Horizonte/MG, 2014. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MGSS-9R3NER/1598m.pdf?sequence=1> Acesso em: 10 set. 2016.
STREET. B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: University Cambridge, 1984.
TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. 7 Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
____. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

Published

2018-07-30