A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AULA DE PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO CRÍTICO

著者

  • Wenderson Roberto Gomes Lambert UFLA
  • Gasperim Ramalho de Souza UFLA e CEFET/MG

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Letramento Crítico; Educação Ambiental; Língua Portuguesa; Conscientização.

要旨

O presente artigo visa apresentar o Letramento Crítico (LC) como uma proposta para promoção da educação ambiental na aula de língua portuguesa. A partir dessa relação, compreendemos que o ato de ler não pode ser dissociado do questionamento, posicionamento diante das questões atuais como o meio ambiente, o que possibilita uma maior compreensão do mundo e exercício de cidadania pela leitura e escrita. Este trabalho foi realizado durante as aulas de língua portuguesa ministrada para crianças entre 10 e 11 anos, da 5ª série do ensino fundamental I de escolas da rede municipal de ensino na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. Os resultados mostraram uma maior apropriação do processo de leitura e escrita por parte dos alunos que se sentiram motivados a ler diferentes tipos de textos e expressar seu posicionamento por meio da escrita.

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Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Sapucaí (1998) e graduação em LICENCIATURA em LETRAS - PORTUGUÊS / INGLÊS - UNISEB COC INTERATIVO (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, . Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho (2012). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) concluído no ano de 2016.

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Gasperim Ramalho de Souza é doutorando em Estudos da Linguagem pelo Centro Federal e Tecnológico de Minas Gerais ( CEFET-MG), graduado em Letras, habilitação em Inglês pela Faculdade de Letras (FALE) da UFMG, Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Mestre em Estudos Linguísticos pelo POSLIN (FALE/UFMG). No campo profissional, atuou como docente da disciplina Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) na UFMG (FALE/DRI). Foi um dos fundadores da Associação voltada também para o ensino de línguas denominada ILE. Além disso, é professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) e já atua no ensino de inglês há mais de 10 anos tendo experiência em diversos contextos de ensino, a saber; escolas privadas, pública, educação de jovens e adultos (EJA), projetos de aceleração (PAV), cursos livres de idiomas, projetos de extensão e educação continuada na UFMG. Atualmente, é Professor efetivo do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Seus principais interesses de pesquisa são: globalização, letramento crítico, inclusão, ensino de inglês na na escola pública, formação de professores para a escola pública ine produção de materiais didáticos na perspectiva crítica.

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出版済

2018-07-30