CAN-DO PARA CRIANÇAS – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE JAPONÊS

Autores

  • Antonio Marcos Bueno da Silva Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ana Clara Hanae Kakinohana Pires Unesp/Colégio Marupiara
  • Priscila Yamaguchi Leal UNESP/Colégio Marupiara

DOI:

https://doi.org/10.52077/hm.v5i9.8442

Palavras-chave:

Can-do para crianças; japonês no ensino regular; japonês como língua estrangeira.

Resumo

O ensino-aprendizagem na escola regular requer uma atenção cuidadosa por parte dos docentes para que se compreenda as demandas atuais da sociedade e da juventude. Ensinar uma língua estrangeira, portanto, ultrapassa ensinar apenas a língua: é necessário elaborar propostas pedagógicas que criem pontes de relação entre língua, cultura e comunidade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica do ensino de japonês em uma escola regular sob a ótica do Can-do para Crianças (NAKAJIMA & SUENAGA, 2018), a fim de compartilhar a experiência e propor reflexões teórico-metodológicas que fomentem novas discussões no campo do ensino-aprendizagem de Japonês no Brasil. 

Biografia do Autor

Antonio Marcos Bueno da Silva Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Licenciatura em Letras (Português/Japonês) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2016). Foi professor bolsista de Português para Estrangeiros (2014-2015) e professor voluntário de Japonês (2011-2015) do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da Unesp/Assis. Realizou projeto de Iniciação Científica Sem Bolsa (ISB-Prope/Unesp) com trabalho sobre a obra "Após o anoitecer" de Haruki Murakami. Tem experiência com o ensino de japonês, português para estrangeiros e português como língua materna, dedicando-se também aos estudos de teoria da literatura. Atualmente é professor da Aliança Cultura Brasil Japão, do Colégio Santa Amália - Maple Bear onde leciona Língua Portuguesa e do Colégio Marupiara onde leciona as disciplinas de Japonês (ensino fundamental 2) e Literatura (Ensino Médio). 

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Publicado

2021-03-18