CAN-DO PARA CRIANÇAS – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE JAPONÊS

Autores/as

  • Antonio Marcos Bueno da Silva Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ana Clara Hanae Kakinohana Pires Unesp/Colégio Marupiara
  • Priscila Yamaguchi Leal UNESP/Colégio Marupiara

DOI:

https://doi.org/10.52077/hm.v5i9.8442

Palabras clave:

Can-do para crianças; japonês no ensino regular; japonês como língua estrangeira.

Resumen

O ensino-aprendizagem na escola regular requer uma atenção cuidadosa por parte dos docentes para que se compreenda as demandas atuais da sociedade e da juventude. Ensinar uma língua estrangeira, portanto, ultrapassa ensinar apenas a língua: é necessário elaborar propostas pedagógicas que criem pontes de relação entre língua, cultura e comunidade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica do ensino de japonês em uma escola regular sob a ótica do Can-do para Crianças (NAKAJIMA & SUENAGA, 2018), a fim de compartilhar a experiência e propor reflexões teórico-metodológicas que fomentem novas discussões no campo do ensino-aprendizagem de Japonês no Brasil. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Marcos Bueno da Silva Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Licenciatura em Letras (Português/Japonês) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2016). Foi professor bolsista de Português para Estrangeiros (2014-2015) e professor voluntário de Japonês (2011-2015) do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da Unesp/Assis. Realizou projeto de Iniciação Científica Sem Bolsa (ISB-Prope/Unesp) com trabalho sobre a obra "Após o anoitecer" de Haruki Murakami. Tem experiência com o ensino de japonês, português para estrangeiros e português como língua materna, dedicando-se também aos estudos de teoria da literatura. Atualmente é professor da Aliança Cultura Brasil Japão, do Colégio Santa Amália - Maple Bear onde leciona Língua Portuguesa e do Colégio Marupiara onde leciona as disciplinas de Japonês (ensino fundamental 2) e Literatura (Ensino Médio). 

Citas

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução a pesquisa qualitativa. São Paulo: Editora Parábola, 136p. 2008.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Tradução: Paulo Geiger. 1º. Ed. São Paulo: Companhia das Letras. 432p. 2018.
JORDÃO, Clarissa Menezes. Abodagem Comunicativa, Pedagoggia Crítica e Letramento Crítico – farinhas do mesmo saco? In ROCHA, C. H – FRANCO MACIEL, R (org) Língua Estrangeira e Formação Cidadã: Por entre Discursos e Práticas. Coleção: Novas perspectivas em linguística aplicada vol 33. Campinas, SP: Pontes Editora, , 2015. KIJIMA, Hiromi; SHIBAHARA, Tomoyo; HATTA, Naomi. “Marugoto Nihongo no kotoba to bunka”ni okeru kaigai no nihongo kyooiku no tame no kokormi In Kokusaikouryuukikin Nihongo Kyooiku Kiyoodai 10goo, p. 115-129. 2014 Disponível em https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/research/report/10/pdf/08.pdf Acesso em Agosto/2020.
FUNDAÇÃO JAPÃO, Ensino de língua japonesa: ensino fundamental, médio e superior. 126p. 2017
NAKAJIMA, Eriko & SUENAGA, Sandra. ブラジル初等教育の「子ども Can-do」 -「人を育てる」日本語教育をめざして- in The Japan Foundation Japanese-Language Education Bulletin - Vol. 14: Japão. p. 19 – 34, 2018a. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/research/report/14/pdf/02.pdf Acesso em: 20 de setembro de 2020.
_________________________. ブラジルでの「子どもCan-do」開発の取り組み in 日本語教育通信 日本語教育レポート 第36回 2018b. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/tsushin/report/201901.html Acesso em: 20 de setembro de 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 143, 2018.
Projeto Político Pedagógico do Colégio Marupiara, 1999.
ROCHA, Claudia. Hilsdorf. Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no ensino fundamental 1 – Plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade – Campinas, SP: Pontes Editora, 287, 2012
TEAM MOTTO TSUNAGU. 複言語キッズの日本語習得・日本語継承をサポートするワークショップ 「こどもCan Do」Disponível em: <http://www.jki.de/pool/user_upload/files/kurse/Lehrerfortbildung/KenshuuChirashi/ Workshop_Report_kodomo_can_do_sept.2015_final_re.pdf> Acesso em 25 de setembro de 2020
TILIO, Rogério. Repensando a abordagem comunicativa: multiletramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora In ROCHA, C. H – FRANCO MACIEL, R (org) Língua Estrangeira e Formação Cidadã: Por entre Discursos e Práticas. Coleção: Novas perspectivas em linguística aplicada vol 33. Campinas, SP: Pontes Editora, p. 51-67, 2015.

Publicado

2021-03-18