CAN-DO FOR CHILDREN – ELEMENTARY FINAL YEARS: PROPOSALS FOR JAPANESE EDUCATION

Authors

  • Antonio Marcos Bueno da Silva Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ana Clara Hanae Kakinohana Pires Unesp/Colégio Marupiara
  • Priscila Yamaguchi Leal UNESP/Colégio Marupiara

DOI:

https://doi.org/10.52077/hm.v5i9.8442

Keywords:

Can-do para crianças; japonês no ensino regular; japonês como língua estrangeira.

Abstract

Teaching and learning in regular school requires thoughtful consideration by teachers to understand the current demands of society and young people. Teaching a foreign language, therefore, goes beyond just teaching the language: it is necessary to elaborate pedagogical proposals that create bridges in the relationship between language, culture and community. The aim of this work is to present a pedagogical proposal for teaching Japanese at regular school from the perspective of Can-do for Children (NAKAJIMA & SUENAGA, 2018), in order to share the experience and presents theoretical-methodological reflections that foster new discussions in the field of teaching-learning Japanese in Brazil. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio Marcos Bueno da Silva Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Licenciatura em Letras (Português/Japonês) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2016). Foi professor bolsista de Português para Estrangeiros (2014-2015) e professor voluntário de Japonês (2011-2015) do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da Unesp/Assis. Realizou projeto de Iniciação Científica Sem Bolsa (ISB-Prope/Unesp) com trabalho sobre a obra "Após o anoitecer" de Haruki Murakami. Tem experiência com o ensino de japonês, português para estrangeiros e português como língua materna, dedicando-se também aos estudos de teoria da literatura. Atualmente é professor da Aliança Cultura Brasil Japão, do Colégio Santa Amália - Maple Bear onde leciona Língua Portuguesa e do Colégio Marupiara onde leciona as disciplinas de Japonês (ensino fundamental 2) e Literatura (Ensino Médio). 

References

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução a pesquisa qualitativa. São Paulo: Editora Parábola, 136p. 2008.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Tradução: Paulo Geiger. 1º. Ed. São Paulo: Companhia das Letras. 432p. 2018.
JORDÃO, Clarissa Menezes. Abodagem Comunicativa, Pedagoggia Crítica e Letramento Crítico – farinhas do mesmo saco? In ROCHA, C. H – FRANCO MACIEL, R (org) Língua Estrangeira e Formação Cidadã: Por entre Discursos e Práticas. Coleção: Novas perspectivas em linguística aplicada vol 33. Campinas, SP: Pontes Editora, , 2015. KIJIMA, Hiromi; SHIBAHARA, Tomoyo; HATTA, Naomi. “Marugoto Nihongo no kotoba to bunka”ni okeru kaigai no nihongo kyooiku no tame no kokormi In Kokusaikouryuukikin Nihongo Kyooiku Kiyoodai 10goo, p. 115-129. 2014 Disponível em https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/research/report/10/pdf/08.pdf Acesso em Agosto/2020.
FUNDAÇÃO JAPÃO, Ensino de língua japonesa: ensino fundamental, médio e superior. 126p. 2017
NAKAJIMA, Eriko & SUENAGA, Sandra. ブラジル初等教育の「子ども Can-do」 -「人を育てる」日本語教育をめざして- in The Japan Foundation Japanese-Language Education Bulletin - Vol. 14: Japão. p. 19 – 34, 2018a. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/research/report/14/pdf/02.pdf Acesso em: 20 de setembro de 2020.
_________________________. ブラジルでの「子どもCan-do」開発の取り組み in 日本語教育通信 日本語教育レポート 第36回 2018b. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/tsushin/report/201901.html Acesso em: 20 de setembro de 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 143, 2018.
Projeto Político Pedagógico do Colégio Marupiara, 1999.
ROCHA, Claudia. Hilsdorf. Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no ensino fundamental 1 – Plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade – Campinas, SP: Pontes Editora, 287, 2012
TEAM MOTTO TSUNAGU. 複言語キッズの日本語習得・日本語継承をサポートするワークショップ 「こどもCan Do」Disponível em: <http://www.jki.de/pool/user_upload/files/kurse/Lehrerfortbildung/KenshuuChirashi/ Workshop_Report_kodomo_can_do_sept.2015_final_re.pdf> Acesso em 25 de setembro de 2020
TILIO, Rogério. Repensando a abordagem comunicativa: multiletramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora In ROCHA, C. H – FRANCO MACIEL, R (org) Língua Estrangeira e Formação Cidadã: Por entre Discursos e Práticas. Coleção: Novas perspectivas em linguística aplicada vol 33. Campinas, SP: Pontes Editora, p. 51-67, 2015.

Published

2021-03-18