EXPLORANDO AS RAÍZES JOMON

CERÂMICA, ALIMENTAÇÃO E IDENTIDADE NA PRÉ-HISTÓRIA DO JAPÃO

Autores/as

Palabras clave:

Jomon, Pré-história, Estudos Japoneses, Cultura Japonesa

Resumen

Este artigo investiga a cultura do povo Jomon, um dos grupos humanos mais antigos do Japão, com foco nas inter-relações entre a cerâmica, as práticas alimentares e as características físicas dessa sociedade. O objetivo é analisar como inovações tecnológicas e adaptações ambientais moldaram a identidade cultural dos Jomon ao longo do tempo. A metodologia inclui uma revisão da literatura, utilizando fontes arqueológicas, antropológicas e históricas, com ênfase nas pesquisas de Kenneth Henshall (2017), Tae Suzuki (1997) e Tatsuo Kobayashi (2004). O referencial teórico se fundamenta na antropologia cultural, abordando práticas alimentares e a relação entre cultura e meio ambiente, destacando o conceito de resiliência cultural. Este estudo contribui para a compreensão da formação da identidade japonesa, ressaltando o legado Jomon na história do arquipélago e promovendo uma reflexão a respeito da diversidade cultural contemporânea e suas raízes históricas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Allan Nywner Praia Mendonça, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Allan Nywner Praia Mendonça é amazonense, natural de Manaus. Possui formação tecnológica nos cursos de Informática Industrial (2007) e em Turismo regional (2010) pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). Graduado no curso de Letras e Literatura japonesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Licenciado em História pela Universidade Estácio de Sá (ESTÁCIO). Pós-graduado em Literatura Contemporânea pela Universidade Dom Bosco. Mestre em Literatura pelo Curso de Mestrado em Letras, com ênfase em Estudos Literários do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Amazonas. Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Participou de diversos grupos de pesquisa em História Antiga e Literatura, em especial os Estudos de Haicai da Universidade Federal do Amazonas UFAM e atualmente participa do Grupo de Estudos em Dramaturgia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Atuou como professor substituto no Curso de Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. De ascendência judaico-alsaciana, desde a adolescência tem interesse por culturas e línguas orientais, especializando-se em hebraico, japonês e chinês, com interesses profundos pela história e culturas que se desenvolveram ao longo da Rota da Seda. Atualmente mora no Paraná.

Citas

KAWASHIMA, Takamune. Mounds and rituals in the Jomon Period. Documenta Praehistorica. n. 37. p. 185-192. Ljubljana: University of Ljubljana, 2011.

KOBAYASHI, Tatsuo. Jomon Reflections: Forager life and culture in the prehistoric Japanese archipelago. Oxford: Oxbow Books, 2004.

SUZUKI, Tae. Revendo alguns dados da história do Japão. Estudos Japoneses. n. 17, p. 167-176. São Paulo: USP, 1997.

Publicado

2024-11-29

Número

Sección

SEÇÃO TEMA LIVRE