ESTRELA DE SETE PONTAS:
ANÁLISE DO LIVRO-REPORTAGEM ROTA 66 DE CACO BARCELLOS
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3843Palavras-chave:
Jornalismo, Literatura, Jornalismo Literário, livro-reportagem, Caco Barcellos.Resumo
Esta pesquisa busca identificar as características do Jornalismo Literário presentes na obra Rota 66: a história da polícia que mata, de Caco Barcellos, a partir das características propostas por Felipe Pena (2006). Faremos, também, reflexões dos conceitos de Jornalismo Literário e sobre a convergência entre Jornalismo e Literatura. O corpus de estudo é composto pelo livro-reportagem Rota 66: a história da polícia que mata, de Caco Barcellos, publicada pela Editora Globo, em 1997. A metodologia aplicada parte de uma revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa dos pressupostos teórico acerca de Jornalismo, Literatura e Jornalismo Literário, a partir dos autores Felipe Pena (2006), Edivaldo Pereira Lima (2009), Rildo Cosson (2001), Tom Wolfe (2005) e Marcelo Bulhões (2007). Assim, o Jornalismo Literário vem a ser a convergência entre as técnicas da escrita literária e a prática do ofício jornalístico, que se baseia na captação, apuração e edição de informações de forma verossímil, que retrate a realidade mostrando ao grande público, temas de interesse e relevância social.
Downloads
Referências
BULHÕES, Marcelo. Jornalismo e literatura em convergência. São Paulo: Ática, 2007.
COSSON, Rildo. Romance-reportagem: o gênero. Brasília: UNB: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica e entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LIMA, Edivaldo Pereira. Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. 2. ed. São Paulo: Manole, 2009.
PENA, Felipe. O jornalismo Literário. São Paulo: Editora Contexto, 2006. Disponível em <http://felipepena.com/>. Acessado em 10 de junho de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).