ANÁLISE DO LIVRO REPORTAGEM A BORDO DE UM PESADELO:

DITOS E NÃO DITOS DO MAIOR NAUFRÁGIO DO BAIXO AMAZONAS

Autores

  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas
  • Jousefe David Matos de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3845

Palavras-chave:

Jornalismo, literatura, narrativa, livro reportagem, estilos de escrita

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a narrativa do livro – reportagem: Abordo de um pesadelo: ditos e não ditos do maior naufrágio do Baixo Amazonas, produzido pelas acadêmicas Glenda Pinto, Jakeline Soares e Naiara Guimarães, do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, no ano de 2016, apresentando as características do Jornalismo literário presentes na obra. A metodologia aplicada à pesquisa foi a revisão bibliográfica e a pesquisa qualitativa. Os autores utilizados na fundamentação teórica foram Bulhões (2007) e Pena (2006). Analisamos a narrativa do livro reportagem e identificamos dois estilos de escrita: a primeira de caráter literário predominante no livro, e a segunda com características jornalísticas tradicionais da impessoalidade e objetividade. 

Referências

BULHÕES, Marcelo Magalhães, Jornalismo e literatura em convergência. São Paulo: Ática, 2007. 216 p.

GARCIA, Glenda P.; SOUZA, Jakeline S.; ALMEIDA, Naiara G, A bordo de um pesadelo: ditos e não ditos do maior naufrágio do Baixo Amazonas. Org. Hudson Beltrão Jr. Parintins: João XXIII, 2016, 94 p.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. Editora Contexto, 2° edição. São Paulo-SP: 2006

PENA, Felipe, Jornalismo Literário. São Paulo: Contexto, 2006, 142 p.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

Picanço Simas, H. C., & Matos de Oliveira, J. D. . (2017). ANÁLISE DO LIVRO REPORTAGEM A BORDO DE UM PESADELO:: DITOS E NÃO DITOS DO MAIOR NAUFRÁGIO DO BAIXO AMAZONAS. Revista Decifrar, 5(9), 32. https://doi.org/10.29281/rd.v5i9.3845

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)