PREFÁCIO

Autores

  • Hellen Cristina Picanço Simas UFAM

Resumo

     V. 5, N. 9 da Revista DECIFRAR (UFAM) publica o dossiê JORNALISMO E LITERATURA, focado na convergência entre as duas áreas. Nossa proposta consiste em provocar discussões sobre os gêneros híbridos de Jornalismo e Literatura, estudos de obras de autores que transitam entre os dois campos, análises da  representação do Jornalismo e de jornalistas em obras literárias, discussões epistemológicas sobre a fronteira entre Jornalismo e Literatura, e em especial sobre como um ou outro campo é afetado a partir do surgimento ou reconhecimento de pontos de convergência, dentre outras discussões sobre Jornalismo e Literatura.
     Alguns artigos do dossiê apresentam discussões sobre os livros-reportagem Hiroshima, de John Hersey, Rota 66, de Caco Barcellos, e A bordo de um  pesadelo, organizador por Hudson Beltrão Júnior. O outro desses artigos realiza o diálogo entre as ideias contidas no romance Nove noites e as ideias registradas pelos primeiros cronistas sobre a região que passou a ser chamada de Amazônia, com outros cronistas que pesquisaram posteriormente a região e dela construíram um imaginário, bem como com o imaginário de alguns povos da Amazônia. O dossiê contém, ainda, artigos sobre a crônica, texto  genuinamente criado para as páginas dos jornais e que foi, com o tempo, assumindo caráter literário e, nos dias atuais, configura-se de modalidades diversas, dependendo do estilo da escrita de seus autores. Dentre as produções da cronística que se constituíram objeto de pesquisa e agora se apresentam no formato de artigos estão as de Milton Hatoum, Tenório Telles, José Aldemir de Oliveira e Luiz Ruas.
     Este V. 5, N. 9 conta, também, conforme a política da Revista Eletrônica DECIFRAR, com mais duas sessões: Uma sessão contendo artigos sobre temas livres, espaço no qual textos sobre assuntos resultantes de pesquisas de temas diferentes daqueles do dossiê são publicados. Encontram-se, portanto, estudos sobre
as obras de Machado de Assis e de Cecília Meireles, além de reflexões sobre a importância e a função do ensino de literatura no nível fundamental e médio. A outra sessão está reservada a resenhas de obras que foram recentemente publicadas, além de ensaios, contos, crônicas, capítulos de romances e/ou novelas e poemas inéditos.

Profa. Dra. Hellen Picanço Simas (ICSEZ/UFAM)

Biografia do Autor

Hellen Cristina Picanço Simas, UFAM

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba ? UFPB (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba ? UFPB (2009); graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Professora efetiva do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento Científico ? FAPEAM (2015-2016). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao levantamento sociolinguísticos dos índios urbanos da etnia Sateré-Mawé do Baixo Amazonas, além de estudos vinculados às áreas de Linguística Indígena e Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, bilinguismo, gêneros textuais, letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual, ensino de línguas e sobre gêneros textuais jornalísticos na perspectiva bakhtiniana e pecheutiana

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Picanço Simas, H. C. (2017). PREFÁCIO. Revista Decifrar, 5(9), 3. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/4037

Edição

Seção

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