RESÍDUOS LUSITANOS NA POESIA DE RAQUEL NAVEIRA

Authors

  • Mary Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Elizabeth Dias Martins Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v7i14.6975

Abstract

ABSTRACT:

In the literary production of the poet Raquel Naveira from Mato Grosso do Sul, it is possible to identify different marks of Portuguese culture, especially in poetic texts. The observed traits are residues of Portuguese times and spaces that marked the author's style, contributing to the cultural hybridization occupying much of her work. From the guiding parameters of the residuality theory (PONTES, 1999), this article intends to illustrate the verifiering characteristics of the mentioned cultural intercross. Thus, the discussions held by Peter Burke (2006) and Zilá Bernd (2004) about the subject are essential to the present study. It is understood, from the reading of the Naveira's texts, the proximity between the author and the Lusitanian tradition. This relationship unites individual and culture in such a way that it is possible to notice an endocultural process that built, and still builds, the identity of the poet.

KEYWORDS: Cultural Hybridism. Portuguese Culture. Residuality.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mary Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará com área de concentração em Literatura Comparada. Mestre em Letras pela mesma universidade. Graduada em Letras com habilitação em Português e Literatura também pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (GERLIC - UFC).

Elizabeth Dias Martins, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) (2000). Atualmente é professora associada do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, com atuação, desde 2002, no Programa de pós-Graduação em Letras/Literatura. É membro GT de Estudos Medievais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, pesquisadora do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural - GERLIC e sócia-pesquisadora da Associação Brasileira de Estudos Medievais - ABREM e da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP. Foi chefe do Departamento de Literatura (2004-2008). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras/Literatura Comparada da UFC (10/2010 - 05/2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Literatura Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Residualidade, Mentalidade, Medievalismo e Hibridação cultural.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0811163781077772 

Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros, Universidade Federal do Ceará

Poeta, crítico, ensaísta, tradutor. Professor na graduação e no Programa de Pós-Graduação, de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Ceará. Participante do grupo pioneiro dos estudos destas últimas, no Brasil. Introdutor do estudo das Literaturas Africanas, disciplina de caráter obrigatório, no currículo do Curso de Letras da UFC, tendo sido seu primeiro professor. É o criador do neologismo afrobrasiluso, para designar uma nova espécie de literatura de língua portuguesa. É membro da Cátedra UNESCO, da United Nations University - UNU, conveniada com a FACED/UFC. Sistematizador da Teoria da Residualidade, que já forneceu fundamentos teóricos para 32 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado tanto no Brasil quanto no exterior. Coordenador do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural, que integra o Diretório de Pesquisas do CNPq. Outra contribuição teórica sua é a Teoria da Poesia Insubmissa. Integrou o Grupo SIN de Literatura que em 1968 imprimiu novo rumo às letras do Ceará. De 1995 a 1998 foi orientador das Oficinas de Poesia da Biblioteca Nacional (RJ). É mestre em Literatura Brasileira (UFC) e Doutor em Literatura Portuguesa (PUC-Rio). Membro efetivo do PEN Clube do Brasil (RJ) e representante do Brasil na Mesa Diretiva da Junta Mundial de Poesia em Defesa da Humanidade, sediada no Caribe. Sua atuação crítica e ensaística está em revistas e jornais brasileiros como Encontros com a Civilização Brasileira, Vozes, Poesia Sempre, Jornal de Letras, Tempo Brasileiro, Jornal de Letras, Suplemento Literário Minas Gerais, Poiésis, e inúmeras revistas acadêmicas. Em 2002 representou o Brasil no Primeiro Festival de Poesia de El Salvador, e em 2007, no XII Festival Internacional de Poesia de Havana-Cuba. Tem publicados 11 livros de poemas e 2 de ensaios.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4106866418468761

 

Published

2020-05-14

How to Cite

Nascimento, M., Dias Martins, E., & Silveira de Pontes Medeiros, F. R. (2020). RESÍDUOS LUSITANOS NA POESIA DE RAQUEL NAVEIRA. Revista Decifrar, 7(14). https://doi.org/10.29281/rd.v7i14.6975