DIRETRIZES DO PLANO DE GESTÃO DA CHAPA 25 – MARCÃO PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) NO QUADRIÊNIO 2025–2029.

Autores

  • Marco Antônio de Freitas Mendonça Doutor em Agronomia Tropical pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas.
  • Armando Araújo de Souza Júnior Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Resumo

RESUMO

A proposta de gestão da Chapa 25 – Marcão para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), referente ao quadriênio 2025–2029, fundamenta-se em uma concepção humanizadora da universidade pública, que compreende a instituição como espaço plural, democrático e transformador da realidade social. Nesse sentido, o plano de gestão articula-se em torno de eixos estratégicos que priorizam a valorização das pessoas, a promoção do bem-estar coletivo, o respeito à diversidade, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da autonomia universitária. A proposta busca consolidar práticas de gestão participativa, com escuta ativa e diálogo permanente com os diversos segmentos da comunidade acadêmica — estudantes, docentes, técnicos administrativos e trabalhadores terceirizados — reconhecendo suas singularidades, demandas e contribuições para a construção de uma UFAM mais justa e acolhedora. Além disso, o documento apresenta diretrizes voltadas ao combate às desigualdades internas, ao fortalecimento das políticas de permanência estudantil, à defesa intransigente da ciência, da cultura e da educação pública de qualidade, e ao compromisso com os povos tradicionais e originários da Amazônia. Propõe-se também o investimento em infraestrutura inclusiva, ações afirmativas, inovação tecnológica com responsabilidade social, e a ampliação da internacionalização da universidade de modo a integrar saberes locais e globais. Dessa forma, a Chapa 25 se apresenta como alternativa ética, democrática e humanizadora, comprometida com uma universidade viva, crítica, plural e inclusiva, capaz de responder aos desafios contemporâneos com sensibilidade social, responsabilidade ambiental e engajamento político-pedagógico.

Palavras-chave: Gestão Universitária; Humanização; Inclusão; Universidade Pública; UFAM; Democracia Participativa; Amazônia.

GUIDELINES FOR THE MANAGEMENT PLAN OF TICKET 25 – MARCÃO FOR THE FEDERAL UNIVERSITY OF AMAZONAS (UFAM) IN THE FOUR-YEAR PERIOD 2025–2029

ABSTRACT

The management proposal of Chapa 25 – Marcão for the Federal University of Amazonas (UFAM), for the four-year period 2025–2029, is based on a humanizing conception of the public university, which understands the institution as a plural, democratic and transformative space of social reality. In this sense, the management plan is articulated around strategic axes that prioritize the appreciation of people, the promotion of collective well-being, respect for diversity, environmental sustainability and the strengthening of university autonomy. The proposal seeks to consolidate participatory management practices, with active listening and ongoing dialogue with the various segments of the academic community — students, professors, administrative technicians and outsourced workers — recognizing their singularities, demands and contributions to the construction of a more just and welcoming UFAM. In addition, the document presents guidelines aimed at combating internal inequalities, strengthening student retention policies, uncompromisingly defending science, culture and quality public education, and committing to the traditional and indigenous peoples of the Amazon. It also proposes investment in inclusive infrastructure, affirmative action, technological innovation with social responsibility, and expanding the university's internationalization in order to integrate local and global knowledge. In this way, Chapa 25 presents itself as an ethical, democratic and humanizing alternative, committed to a lively, critical, plural and inclusive university, capable of responding to contemporary challenges with social sensitivity, environmental responsibility and political-pedagogical engagement.

Keywords: University Management; Humanization; Inclusion; Public University; UFAM; Participatory Democracy; Amazon.

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Biografia do Autor

Marco Antônio de Freitas Mendonça, Doutor em Agronomia Tropical pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Marco Antônio de Freitas Mendonça. Possui graduação em Agronomia pela UFAM (1997), mestrado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e Doutorado em Agronomia Tropical pela UFAM (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Amazonas onde ministra as disciplinas Topografia, Topografia Agrícola, Construções Rurais e Instalações Zootécnicas na modalidade presencial e Topografia Básica na modalidade à distância. É pesquisador colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Organização Social Para a Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sistemas de produção, educação popular, energização rural, conservação e manejo dos recursos naturais, Avicultura Familiar e Ambiência Animal. Possui experiência administrativa com atuação na Direção da Faculdade de Ciências Agrárias, Diretor da Fazenda Experimental e Prefeito do Campus Universitário.

Armando Araújo de Souza Júnior, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Armando Araújo de Souza Júnior é Administrador de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pelo CIESA, possui MBA Executivo em Gestão da Produção também pelo CIESA, Especialista em Produção de Material Didático EaD pela UFAM, Especialista em Gestão dos Hospitais Universitários Federais do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em SP. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua experiência profissional inclui os cargos de Gerente Administrativo Financeiro, Coordenador de Expedição, Coordenador de Materiais em empresas de grande porte do Pólo Industrial de Manaus. Foi Coordenador do Curso de Administração Pública EaD, Chefe do Departamento de Administração, Diretor de Recursos Humanos e Pró-Reitor de Administração e Finanças da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais, Docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração e Desenvolvimento Regional na Amazônia, Avaliador de Cursos do INEP e Tutor do Grupo PET Administração.

Fonte: Marco Antônio de Freitas Mendonça; Armando Araújo de Souza Júnior (2025).

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Publicado

2025-04-26