//periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/issue/feedBIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia2025-03-06T19:00:02+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueiraneida.bius@gmail.comOpen Journal Systems<p>O Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogentologia é um períodico quadrimestral da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aberto aos conteúdos das diferentes fases de desenvolvimento humano na área da Educação Física e Fisioterapia. Seu principal objetivo é a divulgação da produção do conhecimento no Brasil em todas as eferas da saúde que compete a atuação dos profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia.</p>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17788EDITORIAL DO BIUS DE MARÇO/2025 V.51 N.º: 45 ISSN: 2176-9141.2025-03-06T18:31:39+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.br<p><strong>Os artigos escolhidos para o mês de março de 2025 foram os seguintes por ordem de chegada ao editor do BIUS:</strong><strong> </strong></p> <p><strong>1 - PERCURSOS DO BIUS NOS SEUS 30 ANOS EM 2025 -</strong> Rita Maria dos Santos Puga Barbosa;<strong> </strong></p> <p><strong>2 - PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS - </strong>Maria Delivania Moura;</p> <p><strong>3 – </strong><strong>IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO AO USUÁRIO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO COTIDIANO - </strong>Isabela Castelo Branco Andrade e Silva;</p> <p><strong>4 - </strong><strong>A INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA - </strong>Giocemar Nunes Santos Corrêa; Genilsia das Neves Cassiano;</p> <p><strong>5 - ASSISTÊNCIA SOCIAL, OSC’S E TECNOLOGIA SOCIAL: UMA BREVE CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL-OSC’S NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MANAUS - </strong>Hudson Andrey Correa Costa;</p> <p><strong>6 - BENEFÍCIOS DA FONOUDIOLOGIA PARA: APNEIA OBSTRUTUVA DO SONO NA PESSOA IDOSA OBESA -</strong>Natalia Concolato;</p> <p><strong>7 - VANTAGENS E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO - </strong>Marineirde Sousa Barbosa; Marinalva de Sousa Barbosa;</p> <p><strong>8 - A PRÁTICA EDUCATIVA DE PROJETOS: EXPLORANDO A EFICÁCIA DA ABORDAGEM EM UM ESTUDO DE CASO -</strong> Marineirde Sousa Barbosa; Marinalva de Sousa Barbosa;</p> <p><strong>9 - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA TERCEIRA IDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃÕ SOCIOLABORAL – </strong>Clenilton Martins Faria; Mariana Medeiros Mota Tessarolo; Nelsina Benedita do Carmo; Carolina Rodrigues Castro; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>10 - </strong><strong>ONTOLOGIA EM MULTI-NÍVEIS COGNITIVOS: UMA VISÃO ALÉM DA REGRA ATUAL - </strong>Hugo Kfouri de Paula;</p> <p><strong>11 -TERAPIAS CONTEXTUAIS EM AÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE ACT, FAP E A ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO – </strong>Dileymárcio de Carvalho; Farley Vasconcellos;<strong> </strong></p> <p><strong>12 - AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRRA - </strong>Thomaz Décio Abdalla Siqueira; Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior;</p> <p><strong>13 - </strong><strong>CRÔNICA DO LIVRO “FELIZ ANO VELHO”, DE MARCELO RUBENS" E "AINDA ESTOU AQUI." - </strong>Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>14 - </strong><strong>CICLO VICIOSO E CONSEQUÊNCIAS DOS JOGOS DE AZAR - </strong>Vinícius Germano Almeida Silva;<strong> </strong></p> <p><strong>15 - </strong><strong>PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DE APTIDÃO FÍSICA DOS UNIVERSITÁRIOS DO AMAZONAS: UM ESTUDO NA UFAM - </strong>Vitória Luiza Abreu Almeida; Daurimar Pinheiro Leão; Derick Samuel Alves Leão; Ivan de Jesus Ferreira;</p> <p><strong>16 - IMPACTO DO ESTADO NUTRICIONAL SOBRE CRIANÇAS E JOVENS PRATICANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA - EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS - </strong>Ivan de Jesus Ferreira; André Rocha de Sousa; Vitória Luiza Abreu Almeida; Daurimar Pinheiro Leão; Daurimar Pinheiro Leão; Kemel José Fonseca Barbosa;</p> <p><strong>17 - SAÚDE MENTAL NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO - Thomaz Décio Abdalla Siqueira; Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior;</strong>Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior; Thomaz Décio Abdalla Siqueira; Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior;</p> <p><strong>18. POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O ENSINO NAS FRONTEIRAS - </strong>Sebastião Perez Souza; Wendell Teles de Lima; Luiz Eduardo Castro; João Luis Ferreira; Daniela da Silva Ferreira; Marcelo Lacortt; Ana Maria de Libório de Oliveira; Davi Alexandre da Costa Flores; Glaucia Crista da Silva Freitas; Thomaz Décio Abdalla Siqueira; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Francilene dos Santos Cruz; Aluízio Lopes da Silva Júnior; Maria Auxiliadora Teles de Lima; Hellen Passos Santana;</p> <p><strong>19 - </strong><strong>PENSANDO UMA MATRIZ ENERGETICA PARA O BRASIL OCASO DO PETRÓLEO - </strong>Sebastião Perez Souza; Wendell Teles de Lima; Luiz Eduardo Castro; João Luis Ferreira; Daniela da Silva Ferreira; Marcelo Lacortt; Ana Maria de Libório de Oliveira; Davi Alexandre da Costa Flores; Glaucia Crista da Silva Freitas; Thomaz Décio Abdalla Siqueira; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Francilene dos Santos Cruz; Aluízio Lopes da Silva Júnior; Maria Auxiliadora Teles de Lima; Hellen Passos Santana;</p> <p><strong>20 -</strong> <strong>A AÇÃO DA GEOGRAFIA DE PAUL VIDAL DE LA BLACHE COM O PASSAR DO TEMPO - </strong>Sebastião Perez Souza; Wendell Teles de Lima; Luiz Eduardo Castro; João Luis Ferreira; Daniela da Silva Ferreira; Marcelo Lacortt; Ana Maria de Libório de Oliveira; Davi Alexandre da Costa Flores; Glaucia Crista da Silva Freitas; Thomaz Décio Abdalla Siqueira; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Francilene dos Santos Cruz; Aluízio Lopes da Silva Júnior; Maria Auxiliadora Teles de Lima; Hellen Passos Santana;</p> <p><strong>21 - </strong><strong>EFEITOS DO EXERCÍCIO AERÓBIO NA FUNÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO DA LITERATURA - </strong>Mylena Vitória Silva de Paula; Willemax dos Santos Gomes; Beatriz Augusta Silva; Maysa Maria de Aguiar; Raquel Alves da Costa; Anna Xênya Patrício de Araújo.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> <h3> </h3> <h1> </h1>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17731PERCURSOS DO BIUS NOS SEUS 30 ANOS EM 2025.2025-02-24T16:53:03+00:00Rita Maria dos Santos Puga Barbosaritapuga@yahoo.com.br<p><strong>RESUMO </strong></p> <p>Este artigo retrata os percursos percorridos por tantos contribuidores para existência e permanência do Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia – BIUS, que teve seu início em 1995, cujo objetivo era registrar acontecimentos e trabalhos produzidos no então projeto e mais adiante Programa Idoso Feliz Participa Sempre – Universidade na 3ª Idade Adulta (PIFPS-U3IA), ligado ao Núcleo de Estudos Integrados do Desenvolvimento Adulto (NEIDA) e recebendo suporte da Associação de Motricidade e Estudos Gerontológicos do Amazonas (AMEGAM). Na sua fase inicial foi impresso pela Imprensa Universitária (IU), hoje Coordenadoria de Serviços Gráficos - CSG e em 2010 passou a ser<em> online</em> com a obtenção na Biblioteca Nacional do ISSN 2176-9141, primeiramente na Página do PIFPS-U3IA, na sequência entrou na Página de periódicos da Universidade Federal do Amazonas – UFAM concebido e implantado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) onde está abrigado até os dias de hoje 2025.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Boletim informativo, Gerontologia.</p> <p><strong>ABSTRACT </strong></p> <p>This article portrays the paths taken by so many contributors for the existence and permanence of the Unimotrisaúde Information Bulletin in Sociogerontology - BIUS, which began in 1995, with the objective of recording events and work produced in the then project and later the Happy Elderly Always Participate Program - University in the Third Adult Age (PIFPS-U3IA), linked to the Center for Integrated Studies of Adult Development (NEIDA) and receiving support from the Association of Motricity and Gerontological Studies of Amazonas (AMEGAM). In its initial phase it was printed by the University Press (IU), today the Graphic Services Coordination - CSG and in 2010 it became online with the ISSN 2176-9141 obtained from the National Library, first on the PIFPS-U3IA page, then it entered the periodicals page of the Federal University of Amazonas - UFAM conceived and implemented by the Information and Communication Technology Center (CTIC) where it is housed until today 2025.</p> <p><strong>Key words</strong>: Newsletter, Gerontology.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17727PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.2025-02-24T16:16:26+00:00Maria Delivania Mouramariadelivaniademouram@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo analisa os avanços e desafios das políticas educacionais voltadas para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no período de vigência do PME. A partir da análise da meta 4 e estratégias planejadas, destacamos os principais impactos dessas políticas e as perspectivas para a inclusão escolar. Inicialmente, contextualiza-se a importância de implementação de um sistema educacional inclusivo. A evolução e implementação das diretrizes no enfrenta barreiras estruturais e atitudinais pedagógicas. Destaca-se ainda os avanços e desafios das políticas de educação especial ao longo da última década, apresentando a importância do planejamento educacional para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Plano Municipal de Educação. Educação especial. Inclusão escolar. Políticas públicas. Equidade educacional.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p> </p> <p>This article analyzes the advances and challenges of educational policies aimed at students with disabilities, global developmental disorders, and high abilities/giftedness during the PME’s period of validity. Based on the analysis of goal 4 and the planned strategies, we highlight the main impacts of these policies and the perspectives for school inclusion. Initially, the importance of implementing an inclusive educational system is contextualized. The evolution and implementation of the guidelines face structural, attitudinal, and pedagogical barriers. Furthermore, the advances and challenges of special education policies over the past decade are highlighted, emphasizing the importance of educational planning in building a truly inclusive school.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Keywords</strong>: Municipal Education Plan. Special education. School inclusion. Public policies. Educational equity.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17728IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO AO USUÁRIO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO COTIDIANO.2025-02-24T16:25:08+00:00Isabela Castelo Branco Andrade e Silvaisabelacastelobranco@outlook.com<p><strong>RESUMO</strong><strong> </strong></p> <p>Diante o estudo presente obteve-se como título importância do acolhimento ao usuário da estratégia saúde da família no cotidiano. O interesse pela temática surgiu a partir das vivências dentro dos estabelecimentos de saúde compostos pela estratégia saúde da família, além de ressaltar a necessidade da humanização da assistência nos atendimentos aos mais diversos públicos. Objetivos: geral: Destacar a importância do acolhimento ao usuário da estratégia saúde da família no cotidiano. Específicos: caracterizar as produções científicas levantadas considerando as variáveis: autor, ano, título, objetivos, tipo de estudo e resultados e descrever as formas de acolhimento dentro da estratégia saúde da família. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância do acolhimento ao usuário da estratégia saúde da família no cotidiano que, de acordo com Boccato (2006), a pesquisa bibliográfica busca o levantamento e análise crítica dos estudos publicados sobre o tema a ser pesquisado com intuito de atualizar, desenvolver o conhecimento e contribuir com a realização da pesquisa. O resultado foi destacado em forma de quadro para destacar-se os elementos principais do estudo de revisão de literatura. Dividido: autor/ ano, tema, objetivo, resultados e conclusão. Conclui-se que a importância do acolhimento ao usuário da estratégia saúde da família no cotidiano é um processo de trabalho em saúde no âmbito da APS destaca-se como um ato coletivo de todos os profissionais para acolher a comunidade de uma forma branda e solidário entre os membros da equipe de saúde, dentre eles o enfermeiro.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Acolhimento. Usuário. Saúde da família.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong> </strong></p> <p>This is a bibliographic research study on the importance of welcoming the user of the Family Health Strategy in daily life. According to Boccato (2006), bibliographic research aims to compile and critically analyze published studies on the topic to update, develop knowledge, and contribute to research.The results were presented in a table format to highlight the main elements of the literature review study, divided into: author/year, topic, objective, results, and conclusion. It is concluded that the importance of welcoming the user of the Family Health Strategy in daily life is a healthcare work process within the scope of Primary Health Care (PHC). It stands out as a collective action by all professionals to receive the community in a gentle and supportive manner among the healthcare team members, including nurses.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Welcoming. User. Family Health.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17730A INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA.2025-02-24T16:39:05+00:00Giocemar Nunes Santos Corrêagiocemar.nunes@gmail.comGenilsia das Neves Cassianogenilsia.neves.silva@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo possui seu foco na reflexão sobre os processos de inclusão da pessoa com surdocegueira, de modo especial no ambiente escolar. Não se busca aprofundar a história e a conceituação, no entanto, o artigo inicia com uma introdução onde se expõe a contextualização do tema da inclusão e da surdocegueira e depois com um breve histórico sobre a inclusão das pessoas com necessidades especiais. Segue-se com a inclusão no ambiente escolar e depois reflete-se sobre os riscos de uma falsa inclusão que gere ainda mais exclusão institucionalizada. Após este aprofundamento sobre a inclusão, o artigo continua com foco na surdocegueira e sua explicação e depois na inclusão da pessoa com esta dificuldade no mundo da escola. A ultima parte do artigo encontramos uma reflexão sobre a educação especial o AEE, com foco no acolhimento de pessoas surdocegas. Conclui-se que a inclusão da pessoa com surdocegueira é algo que vai além de uma política educacional, mas é uma obrigação social, uma questão humanitária. Significa que a inclusão precisa ser uma bandeira de todos profissionais da educação e, a todo instante e, isto é o que pensamos também.<strong> </strong></p> <p><strong>Palavras chaves</strong>: Surdocegueira. Inclusão. Acolhimento. Educação. Deficiência.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong> </strong></p> <p>This article focuses on reflecting on the processes of inclusion of people with deafblindness, particularly in the school environment. It does not aim to delve into the history and conceptualization of the topic; however, the article begins with an introduction that presents the contextualization of inclusion and deafblindness, followed by a brief historical overview of the inclusion of people with special needs. Next, it discusses inclusion in the school environment and reflects on the risks of false inclusion that may lead to even greater institutionalized exclusion. After this in-depth discussion on inclusion, the article shifts its focus to deafblindness, providing an explanation of the condition and addressing the inclusion of individuals with this challenge in the school setting.The final section of the article presents a reflection on special education and Specialized Educational Assistance (AEE), emphasizing the importance of welcoming people with deafblindness. The conclusion asserts that the inclusion of people with deafblindness goes beyond an educational policy; it is a social obligation and a humanitarian issue. This means that inclusion must be a commitment embraced by all education professionals at all times, and that is also our belief.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Deafblindness. Inclusion. Welcoming. Education. Disability.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17732ASSISTÊNCIA SOCIAL, OSC’S E TECNOLOGIA SOCIAL: UMA BREVE CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL-OSC’S NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MANAUS.2025-02-24T17:31:53+00:00Hudson Andrey Correa Costahudsonandrey@yahoo.com.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O objetivo do presente trabalho é caracterizar as ações das OSC’Ss na politica de assistência Social em Manaus, visualizando possibilidade de inovações quanto suas ações na área de assistência social a partir do entendimento de tecnologia social, contribuindo para uma ação que transforme o território onde executam suas ações e a participação dos beneficiários no processo de planejamento e execução das ações das OSCs Trata-se de um estudo de caso com abordagem quanti-qualitativo, cujo processo envolveu levantamento bibliográfico e documental, tendo como resultado a análise de 26 processos de OSCs que acessaram o Fundo Estadual de Assistência Social para o financiamento de suas ações na cidade de Manaus.</p> <p><strong>Palavras Chaves:</strong> Assistência Social, OSCs, Tecnologia Social</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT.</strong></p> <p>The objective of this study is to characterize the actions of NGOs in social assistance policy in Manaus , visualizing possibility of innovations as its actions in the social assistance area from the social technology understanding , contributing to an action that transforms the territory where they perform their actions and participation of beneficiaries in the process of planning and carrying out the activities of NGOs This is a case study with quantitative and qualitative approach , a process that involved literature and documentation , resulting in the analysis of 26 NGOs processes that have accessed the State Fund for Social assistance to finance its actions in the city of Manaus.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Welfare , NGOs, Social Technology.</p> <p> </p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17733BENEFÍCIOS DA FONOUDIOLOGIA PARA: APNEIA OBSTRUTUVA DO SONO NA PESSOA IDOSA OBESA.2025-02-24T23:52:42+00:00Natalia Concolatoconcolatonatalia@gmail.com<p><strong><em>E-BOOK </em>RESUMO:</strong></p> <p>A apneia do sono é caracterizada por paradas breves e repetitivas na respiração durante o sono, uma condição que afeta significativamente a qualidade do descanso noturno. Essas interrupções são conhecidas como apneias, em que o fluxo de ar é bloqueado, impedindo uma respiração adequada. É toda pausa respiratória que ocorre durante a noite. Em alguns momentos, essas pausas podem causar sufocamento, engasgos, problemas cardiovasculares, tonturas e até o óbito. Muitos são os grupos de risco; contudo, AOS está muito associada à obesidade e ao envelhecimento. Ambos são fatores de risco que podem desenvolver várias comorbidades e levar ao óbito. Neste ebook, exploraremos os impactos negativos da AOS e as inovadoras abordagens terapêuticas que os fonoaudiólogos podem oferecer para ajudar no tratamento dessa condição.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Fonoaudiólogo; Obesidade; Envelhecimento; Problemas cardiovasculares.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Sleep apnea is characterized by brief, repetitive stops in breathing during sleep, a condition that significantly affects the quality of night's rest. These interruptions are known as apneas, in which airflow is blocked, preventing adequate breathing. It's every breathing pause that occurs during the night. At times, these pauses can cause suffocation, choking, cardiovascular problems, dizziness and even death. There are many risk groups; however, OSA is closely associated with obesity and aging. Both are risk factors that can develop several comorbidities and lead to death. In this e-book, we will explore the negative impacts of OSA and the innovative therapeutic approaches that speech therapists can offer to help treat this condition.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Speech therapist; Obesity; Aging; Cardiovascular problems.</p> <p> </p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17734VANTAGENS E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO.2025-02-25T00:18:39+00:00Marineide de Sousa Barbosaneide.mari.b@gmail.comMarinalva de Sousa Barbosaprofa.dra.mari.barbosa@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A utilização das oficinas pedagógicas é o tema que se propõe abordar neste estudo. Trata-se da necessidade de verificar se as escolas no contexto de educação integral estão utilizando estratégias de ensino inovadoras como oficinas pedagógicas para atingir este fim. O objetivo geral deste estudo é, portanto, verificar na escola campo de estudo a utilização da oficina pedagógica como estratégia de ensino. Identificar as vantagens da utilização das oficinas pedagógicas como estratégia de ensino e identificar os desafios na utilização das oficinas pedagógicas como estratégia de ensino para os professores da escola campo de estudo são os objetivos específicos. Os autores basilares são Gardner (1995), Goleman (2012), Morin (2000) que sustentam a teoria desenvolvida por Souza (2023), Andrade (2022), Baum & Wolff (2018). Utilizou-se, portanto de metodologia com enfoque qualitativo de natureza básica e nível de profundidade descritivo, partindo de estudos teóricos, mas recorrendo também a textos legais e a documentos, chegando à prática onde foi aplicada uma entrevista. Os resultados apontam a confirmação de que as oficinas pedagógicas são uma importante estratégia de ensino com vantagens, mas com desafios a serem superados para o pleno uso.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>oficinas pedagógicas, estratégias inovadoras, interdisciplinaridade, educação integral, motivação.<strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The use of pedagogical workshops is the theme that is proposed to address in this study. It is about the need to verify if schools in the context of integral education are using innovative teaching strategies such as pedagogical workshops to achieve this end. The general objective of this study is, therefore, to verify in the school field of study the use of the pedagogical workshop as a teaching strategy. Identifying the advantages of using pedagogical workshops as a teaching strategy and identifying the challenges in using pedagogical workshops as a teaching strategy for teachers of the school field of study are the specific objectives. The basic authors are Gardner (1995), Goleman (2012), Morin (2000) who support the theory developed by Souza (2023), Andrade (2022), Baum & Wolff (2018). Therefore, we used a methodology with a qualitative focus of a basic nature and a level of descriptive depth, starting from theoretical studies, but also using legal texts and documents, arriving at the practice where an interview was applied. The results indicate the confirmation that pedagogical workshops are an important teaching strategy with advantages, but with challenges to be overcome for full use.</p> <p><strong>Keywords</strong>: pedagogical workshops, innovative strategies, interdisciplinarity, integral education, motivation.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17735A PRÁTICA EDUCATIVA DE PROJETOS: EXPLORANDO A EFICÁCIA DA ABORDAGEM EM UM ESTUDO DE CASO.2025-02-25T00:39:19+00:00Marineide de Sousa Barbosaneide.mari.b@gmail.comMarinalva de Sousa Barbosaprofa.dra.mari.barbosa@gmail.com<h2>RESUMO</h2> <p>O estudo da prática educativa de projetos: explorando a eficácia da abordagem em um estudo de caso é motivado pela questão de investigação: a aprendizagem baseada em projetos pode ser implementada no contexto escolar atual? O objetivo do estudo é conhecer um caso concreto de escola que utiliza a metodologia de aprendizagem baseada em projetos como abordagem de ensino. A estrutura do texto está organizada em três partes: contexto da prática educativa de projetos; a prática educativa baseada em projetos; o papel do professor na aprendizagem baseada em projetos. Realizou-se pesquisa com enfoque qualitativo com perspectiva fenomenológica, especificamente, o estudo de caso único. Os dados foram coletados por pesquisa bibliográfica, entrevistas, observação e pesquisa documental, sendo analisados por meio da triangulação dos dados. Os resultados apontam que é possível trabalhar com aprendizagem baseada em projetos. O caso estudado conta com seis projetos, sendo um premiado pelo MEC. Foi possível aprender sobre esta metodologia e verificar a necessidade de mais estudos e capacitação sobre o tema.<strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Aprendizagem baseada em projetos; práticas educativas; metodologias ativas.</p> <p> </p> <h2>RESUMEN</h2> <p>El estudio de la práctica educativa de los proyectos: explorar la efectividad del enfoque en un estudio de caso está motivado por la pregunta de investigación: ¿se puede implementar el aprendizaje basado en proyectos en el contexto escolar actual? El objetivo del estudio es conocer un caso concreto de una escuela que utiliza la metodología del aprendizaje basado en proyectos como enfoque de enseñanza. La estructura del texto está organizada en tres partes: contexto de la práctica educativa de los proyectos; práctica educativa basada en proyectos; El papel del profesor en el aprendizaje basado en proyectos. Se realizó una investigación cualitativa con una perspectiva fenomenológica, específicamente, el estudio de caso único. Los datos fueron recolectados por investigación bibliográfica, entrevistas, observación e investigación documental, siendo analizados a través de la triangulación de los datos. Los resultados indican que es posible trabajar con el aprendizaje basado en proyectos. El caso estudiado cuenta con seis proyectos, uno de los cuales fue premiado por el MEC. Fue posible conocer esta metodología y constatar la necesidad de más estudios y capacitaciones sobre el tema.<strong> </strong></p> <p><strong>Palabras chave:</strong> Aprendizaje basado en proyectos; prácticas educativas; metodologías activas.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17739ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA TERCEIRA IDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃÕ SOCIOLABORAL.2025-02-25T19:13:48+00:00Clenilton Martins Fariacleniltonfaria@hotmail.comMariana Medeiros Mota Tessaroloenfermeiramarianamota@hotmail.com Nelsina Benedita do Carmonelsinacrlm@gmail.comCarolina Rodrigues Castrocarolrcastro@hotmail.comThomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A inclusão sociolaboral do idoso é um tema de crescente importância na sociedade contemporânea, especialmente diante do envelhecimentos populacional que estamos vivenciando. Com o aumento da expectativa de vida, mais pessoas estão alcançando idades avançadas e, consequentemente, a questão da participação ativa dos idosos em diversas esferas da vida social e laboral se torna essencial. A inclusão sociolaboral refere-se à oportunidade de os idosos exercerem atividades que não apenas proporcionem uma fonte de renda, mas também contribuam para sua autoestima, saúde mental e socialização. Infelizmente, ainda existem muitos estigmas que cercam o envelhecimento e a capacidade de trabalho dos idosos. Muitas vezes, esses indivíduos são vistos como incapazes ou menos produtivos, o que pode levar à sua exclusão do mercado de trabalho. No entanto, é fundamental reconhecer que os idosos possuem uma vasta experiência e habilidades desenvolvidas ao longo dos anos, que podem ser extremamente valiosas para o mercado. Programas de capacitação, reciclagem profissional e a promoção de ambientes de trabalho inclusivos são algumas das iniciativas que podem facilitar a reintegração dos idosos no mundo do trabalho. Além disso, a legislação brasileira tem avançado no que tange à proteção e promoção dos direitos dos idosos. A Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, por exemplo, garantem a cidadania plena e a inclusão social dessa faixa etária, mas sua efetivação ainda depende de um maior comprometimento da sociedade e das empresas. Outro aspecto crucial da inclusão sociolaboral é a promoção de ambientes que respeitem as limitações e necessidades dos trabalhadores mais velhos. Isso inclui a adaptação de postos de trabalho, horários flexíveis e a promoção de programas de saúde e bem-estar que atendam especificamente a essa faixa etária. A inclusão do idoso no mercado de trabalho não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma oportunidade de desenvolvimento econômico. Com um número crescente de idosos sendo ativos em suas comunidades e no mercado, temos a chance de construir uma sociedade mais equitativa e diversificada. Por fim, é fundamental que todos nós nos empenhemos em criar um ambiente que valorize a experiência e as contribuições dos idosos. Ao promover a inclusão sociolaboral, estamos não apenas beneficiando os indivíduos, mas também enriquecendo a sociedade como um todo. A convivência intergeracional pode trazer aprendizados valiosos, promovendo um cenário mais humano e solidário para todos. As políticas públicas são fundamentais para assegurar a proteção dos direitos das pessoas idosas e para garantir seu acesso a serviços de qualidade em todas as esferas da vida. Apenas por meio de esforços coletivos será possível construir uma sociedade que valorize e respeite todas as gerações. A educação problematizadora se alinha a um movimento contínuo de formação dos sujeitos, que se revela como um processo inacabado. Este movimento é histórico e contextual, onde os indivíduos são tanto agentes quanto objetos da dinâmica social (FREIRE, 2005). Em um regime político democrático, é imperativo que os cidadãos desenvolvam habilidades relacionadas à cultura letrada e adotem valores e atitudes democráticas, incluindo a consciência de direitos e deveres, a disposição para a participação cívica, o debate de ideias e o reconhecimento de perspectivas divergentes. Nesse sentido, “[...] a educação exerce um papel político essencial, devendo ser um espaço de encontro e de intercâmbio contínuo de experiências” (GADOTTI, 1984: 157). A terceira idade deve ser entendida como uma fase natural da experiência humana, onde o processo de envelhecimento é influenciado por diversos fatores, como o contexto cultural, social, político e econômico, bem como pela história pessoal. Em virtude disso, essa etapa da vida é vivenciada de maneiras distintas, variando de indivíduo para indivíduo, de geração para geração e de sociedade para sociedade. Destaca-se também a importância dos estudos contemporâneos sobre envelhecimento e saúde mental, que buscam promover uma perspectiva de bem-estar psicológico na vida adulta.<strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Envelhecimento. Orientação Profissional. Mercado de Trabalho. Inclusão social.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The socio-occupational inclusion of the elderly is a topic of growing importance in contemporary society, especially given the aging population that we are experiencing. With the increase in life expectancy, more people are reaching advanced ages and, consequently, the issue of the active participation of the elderly in different spheres of social and work life becomes essential. Socio-occupational inclusion refers to the opportunity for elderly people to carry out activities that not only provide a source of income, but also contribute to their self-esteem, mental health and socialization. Unfortunately, there are still many stigmas surrounding aging and seniors' ability to work. These individuals are often seen as incapable or less productive, which can lead to their exclusion from the job market. However, it is essential to recognize that seniors have vast experience and skills developed over the years, which can be extremely valuable to the market.Training programs, professional retraining and the promotion of inclusive work environments are some of the initiatives that can facilitate the reintegration of older people into the world of work. Furthermore, Brazilian legislation has advanced in terms of protecting and promoting the rights of the elderly. The National Elderly Policy and the Elderly Statute, for example, guarantee full citizenship and social inclusion for this age group, but their implementation still depends on greater commitment from society and companies. Another crucial aspect of socio-occupational inclusion is the promotion of environments that respect the limitations and needs of older workers. This includes adapting jobs, flexible hours and promoting health and well-being programs that specifically cater to this age group. The inclusion of older people in the job market is not only a matter of social justice, but also an opportunity for economic development. With a growing number of seniors being active in their communities and in the marketplace, we have a chance to build a more equitable and diverse society. Finally, it is essential that we all strive to create an environment that values the experience and contributions of older adults. By promoting socio-labor inclusion, we are not only benefiting individuals, but also enriching society as a whole. Intergenerational coexistence can bring valuable learning, promoting a more human and supportive scenario for everyone. Public policies are fundamental to ensure the protection of the rights of older people and to guarantee their access to quality services in all spheres of life. Only through collective efforts will it be possible to build a society that values and respects all generations. Problematizing education is aligned with a continuous movement of subject formation, which reveals itself as an unfinished process. This movement is historical and contextual, where individuals are both agents and objects of social dynamics (FREIRE, 2005). In a democratic political regime, it is imperative that citizens develop skills related to literate culture and adopt democratic values and attitudes, including awareness of rights and duties, willingness for civic participation, debate of ideas and recognition of divergent perspectives. In this sense, “[...] education plays an essential political role, and must be a space for encounter and continuous exchange of experiences” (GADOTTI, 1984: 157). Third age should be understood as a natural phase of the human experience, where the aging process is influenced by several factors, such as the cultural, social, political and economic context, as well as personal history. As a result, this stage of life is experienced in different ways, varying from individual to individual, from generation to generation and from society to society. The importance of contemporary studies on aging and mental health is also highlighted, which seek to promote a perspective of psychological well-being in adult life.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Aging. Professional Guidance. Job Market. Social inclusion.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17740ONTOLOGIA EM MULTI-NÍVEIS COGNITIVOS: UMA VISÃO ALÉM DA REGRA ATUAL.2025-02-25T20:17:18+00:00Hugo Kfouri de Paulaservicehkp@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo aborda uma discussão sobre leis naturais, leis universais, a falsificabilidade de Karl Popper, a razão crítica de Kant e o acesso à ontologia. São tratados aspectos da física em relação ao desmembramento entre religião e ciência, e o retorno gradual da perspectiva científica aos documentos religiosos. O autor central deste estudo é Jonas R. B. Arenhart (2012), cujas contribuições são destacadas como peças-chave em pesquisas sobre física e mecânica quântica. Explora-se a ideia de que a individualidade é destituída de sentido na medida em que se considera a realidade de superposição, onde os seres podem estar em um ou mais locais simultaneamente. Além disso, o artigo traz argumentos metafísicos e ontológicos sobre o ser, o objeto e outras definições pertinentes.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ontologia. Física Quântica. Karl Popper. Kant. Superposição. Metafísica.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article discusses natural laws, universal laws, Karl Popper's falsifiability, Kant's critical reason, and access to ontology. It addresses aspects of physics in relation to the separation between religion and science and the gradual return of the scientific perspective to religious documents. The central author of this study is Jonas R. B. Arenhart (2012), whose contributions are highlighted as key elements in research on physics and quantum mechanics. The article explores the idea that individuality is devoid of meaning insofar as the reality of superposition is considered, where beings can exist in one or multiple locations simultaneously. Additionally, it presents metaphysical and ontological arguments regarding being, objects, and other relevant definitions.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Ontology. Quantum Physics. Karl Popper. Kant. Superposition. Metaphysics.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17742TERAPIAS CONTEXTUAIS EM AÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE ACT, FAP E A ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO.2025-02-26T02:01:26+00:00Dileymárcio de Carvalhodileymarcio.carvalho@gmail.comFarley Vasconcellosarleyvc@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong><strong> </strong></p> <p>As terapias comportamentais contextuais, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e a Análise Funcional do Comportamento, têm se consolidado como abordagens inovadoras no tratamento de transtornos psicológicos. Este artigo tem como objetivo discutir a integração dessas abordagens e seus impactos na flexibilidade psicológica e na relação terapêutica. A metodologia empregada foi uma revisão narrativa de literatura baseada em fontes acadêmicas atualizadas. Os resultados apontam que a ACT e a FAP, fundamentadas no Contextualismo Funcional, promovem mudanças sustentáveis ao enfatizarem a relação terapeuta-cliente e a função do comportamento. Conclui-se que a integração entre essas abordagens potencializa os resultados clínicos e representa uma direção promissora para a prática psicológica baseada em evidências.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Terapia de Aceitação e Compromisso. Psicoterapia Analítica Funcional. Análise Funcional do Comportamento. Contextualismo Funcional. Flexibilidade Psicológica.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong> </strong></p> <p>Contextual behavioral therapies, such as Acceptance and Commitment Therapy (ACT), Functional Analytic Psychotherapy (FAP), and Functional Behavior Analysis, have established themselves as innovative approaches to treating psychological disorders. This article aims to discuss the integration of these approaches and their impacts on psychological flexibility and the therapeutic relationship. The methodology employed was a narrative literature review based on updated academic sources. The results indicate that ACT and FAP, grounded in Functional Contextualism, promote sustainable changes by emphasizing the therapist-client relationship and the function of behavior. It is concluded that the integration of these approaches enhances clinical outcomes and represents a promising direction for evidence-based psychological practice.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Acceptance and Commitment Therapy. Functional Analytic Psychotherapy. Functional Behavior Analysis. Functional Contextualism. Psychological Flexibility.</p> <p> </p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17745AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.2025-02-27T01:19:23+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.brNelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Juniormrmarquesjr@gmail.com<h3>RESUMO</h3> <p>A Autoavaliação Institucional é um processo sistemático e contínuo realizado pelas universidades brasileiras com o objetivo de analisar seu desempenho acadêmico e administrativo. Esse processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10.861/2004. A avaliação abrange diversas dimensões institucionais, incluindo qualidade do ensino, infraestrutura, gestão acadêmica, pesquisa, extensão e impacto social. Por meio da coleta de dados e análises internas, a autoavaliação permite que as instituições identifiquem pontos fortes, desafios e oportunidades de melhoria, promovendo o aprimoramento contínuo. Finalidade da Autoavaliação para o INEP/SINAES: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza os dados da autoavaliação institucional para compor o sistema nacional de avaliação da educação superior, garantindo que as universidades atendam aos critérios de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). As informações obtidas são fundamentais para: Credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior; Reconhecimento e renovação de cursos de graduação; Monitoramento da qualidade do ensino e da gestão universitária; Definição de políticas educacionais baseadas em evidências. Além disso, os resultados da autoavaliação influenciam indicadores como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Institucional (CI), que impactam diretamente na reputação e no financiamento das universidades. Conclusão: A autoavaliação institucional é essencial para a melhoria contínua da educação superior no Brasil, permitindo que as universidades se ajustem às demandas acadêmicas e sociais. Ao mesmo tempo, fortalece o papel do INEP/SINAES na regulação e supervisão das instituições, garantindo um ensino de qualidade e alinhado aos padrões nacionais.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Autoavaliação Institucional; INEP; AVALIES; SINAES; Universidade Federal do Amazonas.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong> </strong></p> <p>Institutional Self-Assessment is a systematic and continuous process carried out by Brazilian universities with the aim of analyzing their academic and administrative performance. This process is conducted by the Assessment Committee (CPA), as established by the National Higher Education Assessment System (SINAES), created by Law No. 10,861/2004. The evaluation covers several institutional dimensions, including teaching quality, infrastructure, academic management, research, extension and social impact. Through data collection and internal analysis, self-assessment allows institutions to identify strengths, challenges and opportunities for improvement, promoting continuous improvement. Purpose of Self-Assessment for INEP/SINAES: The National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) uses institutional self-evaluation data to compose the national higher education evaluation system, ensuring that universities meet the quality criteria required by the Ministry of Education (MEC). The information obtained is essential for: Accreditation and re-accreditation of higher education institutions; Recognition and renewal of undergraduate courses; Monitoring the quality of teaching and university management; Defining evidence-based educational policies. Furthermore, the results of the self-assessment influence indicators such as the General Course Index (IGC) and the Institutional Concept (CI), which directly impact the reputation and financing of universities. Conclusion: Institutional self-assessment is essential for the continuous improvement of higher education in Brazil, allowing universities to adjust to academic and social demands. At the same time, it strengthens the role of INEP/SINAES in regulating and supervising institutions, ensuring quality teaching aligned with national standards.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Institutional Self-Assessment; INEP; EVALUATIONS; SINAES; Federal University of Amazonas.</p> <p> </p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17753CRÔNICA DO LIVRO “FELIZ ANO VELHO”, DE MARCELO RUBENS" E "AINDA ESTOU AQUI." 2025-02-28T16:23:03+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.br<p><strong>Resumo do livro Feliz Ano Velho</strong></p> <p>"Feliz Ano Velho", de Marcelo Rubens Paiva, é um romance autobiográfico publicado em 1982. A obra narra a trajetória do autor após um acidente que o deixou tetraplégico aos 20 anos. Antes do acidente, Marcelo era um jovem universitário cheio de planos, envolvido com amigos, festas e esportes radicais. No entanto, ao mergulhar em um lago raso, sofreu uma lesão na coluna que mudou completamente sua vida. A partir desse evento traumático, o livro explora a dor da perda da mobilidade, o impacto emocional e psicológico da reabilitação, bem como os desafios de adaptação a uma nova realidade. Além de descrever sua experiência pessoal, Marcelo também faz reflexões sobre política, família e juventude, relembrando momentos de sua vida antes e depois do acidente. O romance tem um tom ao mesmo tempo melancólico e irônico, abordando temas como superação, sexualidade e exclusão social. A narrativa envolvente e sincera tornou a obra um grande sucesso no Brasil, especialmente entre os jovens, consolidando Marcelo Rubens Paiva como um importante escritor contemporâneo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Romance; Perda de Mobilidade; Reabilitação; Superação.</p> <p> </p> <p><strong>Abstract of the book “Happy Old Year”</strong></p> <p>"Feliz Ano Velho", by Marcelo Rubens Paiva, is an autobiographical novel published in 1982. The work narrates the author's trajectory after an accident that left him quadriplegic at the age of 20. Before the accident, Marcelo was a young university student full of plans, involved with friends, parties and extreme sports. However, while diving into a shallow lake, he suffered a spinal injury that completely changed his life. Based on this traumatic event, the book explores the pain of loss of mobility, the emotional and psychological impact of rehabilitation, as well as the challenges of adapting to a new reality. In addition to describing his personal experience, Marcelo also reflects on politics, family and youth, remembering moments of his life before and after the accident. The novel has a tone that is both melancholic and ironic, addressing themes such as overcoming, sexuality and social exclusion. The engaging and sincere narrative made the work a great success in Brazil, especially among young people, consolidating Marcelo Rubens Paiva as an important contemporary writer.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Romance; Loss of Mobility; Rehabilitation; Resilience.</p> <p><strong>Resumo do livro </strong><em data-start="18" data-end="36"><strong>Ainda Estou Aqui</strong></em></p> <p data-start="42" data-end="308"><em data-start="42" data-end="62">"Ainda Estou Aqui"</em>, de Marcelo Rubens Paiva, é uma obra autobiográfica publicada em 2015. No livro, o autor revisita sua trajetória pessoal e familiar, com destaque para a história de sua mãe, Eunice Paiva, e o impacto da ditadura militar na vida de sua família. A narrativa entrelaça dois momentos centrais: a juventude do autor, marcada pelo desaparecimento de seu pai, o deputado Rubens Paiva, sequestrado e assassinado pelo regime militar em 1971, e a velhice de sua mãe, que, anos depois, enfrenta o Alzheimer. Eunice, que foi uma mulher forte e lutadora, passou décadas buscando justiça pelo marido e criando os filhos sozinha, mas, na velhice, começa a perder suas memórias, apagando parte da história que tanto defendeu. Com uma escrita sensível e reflexiva, Marcelo aborda temas como ditadura, memória, perda e identidade. O livro não apenas revisita um período sombrio da história brasileira, mas também traz uma comovente reflexão sobre a fragilidade humana e o amor familiar.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ditadura Militar no Brasil; Sequestro: Perda de Identidade; fragilidade Emocional.</p> <p><strong>Abstract of the book “I'm Still Here”</strong></p> <p>"I'm Still Here", by Marcelo Rubens Paiva, is an autobiographical work published in 2015. In the book, the author revisits his personal and family trajectory, highlighting the story of his mother, Eunice Paiva, and the impact of the military dictatorship on his family's life. The narrative intertwines two central moments: the author's youth, marked by the disappearance of his father, deputy Rubens Paiva, kidnapped and murdered by the military regime in 1971, and the old age of his mother, who, years later, faces Alzheimer's. Eunice, who was a strong and fighting woman, spent decades seeking justice for her husband and raising her children alone, but, in old age, she began to lose her memories, erasing part of the history she defended so much.With sensitive and reflective writing, Marcelo addresses themes such as dictatorship, memory, loss and identity. The book not only revisits a dark period in Brazilian history, but also brings a moving reflection on human fragility and family love.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Military Dictatorship in Brazil; Kidnapping: Loss of Identity; Emotional fragility.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17754CICLO VICIOSO E CONSEQUÊNCIAS DOS JOGOS DE AZAR.2025-02-28T16:33:55+00:00Vinícius Germano Almeida Silvacleniltonfaria@hotmail.com<p><strong>RESUMO</strong><strong> </strong></p> <p>As apostas online estão em ascensão, representando um fenômeno preocupante devido ao alto potencial de vício. No Brasil, milhões de pessoas aderiram a essas plataformas, atraídas pela promessa de ganhos rápidos e facilidade de acesso. O mecanismo central do vício é o reforço intermitente: a imprevisibilidade dos ganhos mantém os apostadores envolvidos, mesmo diante de perdas significativas. Esse processo ativa intensamente o sistema de recompensa cerebral, com liberação de dopamina, criando um ciclo compulsivo difícil de romper. A expectativa de vitória e a emoção associada a pequenas recompensas reforçam o comportamento de apostar, transformando a prática em dependência comportamental. O marketing agressivo dessas plataformas amplia o alcance do problema. Os danos vão além do indivíduo, incluindo prejuízos financeiros, comprometimento de relacionamentos e transtornos como ansiedade e depressão. Conclui-se que as apostas online representam uma questão de saúde pública, sendo necessário dificultar o acesso fácil a jogos de azar, promover campanhas de conscientização e oferecer tratamento psicológico especializado. Esses esforços são fundamentais para conter os impactos negativos dessa prática e prevenir novos casos de dependência.<strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Casas de apostas. Comportamento intermitente. Dopamina. Vícios. Jogos de azar. Cassinos online. Bet.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Online gambling is on the rise, representing a concerning phenomenon due to its high potential for addiction. In Brazil, millions of people have joined these platforms, attracted by the promise of quick profits and easy access. The central mechanism of addiction is intermittent reinforcement: the unpredictability of gains keeps gamblers engaged, even in the face of significant losses. This process intensely activates the brain's reward system, releasing dopamine and creating a compulsive cycle that is difficult to break. The expectation of winning and the excitement associated with small rewards reinforce the gambling behavior, turning it into a behavioral addiction. The aggressive marketing of these platforms amplifies the reach of the problem. The damages extend beyond the individual, including financial losses, relationship strain, and mental health disorders such as anxiety and depression. It is concluded that online gambling represents a public health issue, requiring measures to restrict easy access to gambling sites, promote awareness campaigns, and provide specialized psychological treatment. These efforts are essential to mitigate the negative impacts of this practice and prevent new cases of addiction.<strong> </strong></p> <p><strong>Keywords</strong>: Betting houses. Intermittent behavior. Dopamine. Addictions. Gambling. Online casinos. Bet.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17774PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DE APTIDÃO FÍSICA DOS UNIVERSITÁRIOS DO AMAZONAS: UM ESTUDO NA UFAM.2025-03-02T21:55:34+00:00Vitória Luiza Abreu Almeidaijf@alumni.usp.brDaurimar Pinheiro Leãodaurimarleao61@gmail.comDerick Samuel Alves Leãodaurimarleao61@gmail.comIvan de Jesus Ferreiraijf@alumni.usp.br<p> </p> <p><strong>RESUMO</strong></p> <p> A Educação Física é uma área de estudo que tem um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos. Ela tem ganhado cada vez mais destaque ao longo dos anos, principalmente por promover a saúde e o bem-estar através de atividades físicas, exercícios e esportes. Além disso, a Educação Física também contribui para o desenvolvimento mental, emocional e social dos indivíduos, tornando-a uma área de estudo extremamente relevante. No âmbito da Educação Física e Esporte, uma área de investigação que tem chamado bastante atenção é a aptidão física. A aptidão física é fundamental para implementar a qualidade de vida dos praticantes, pois envolve o estudo de treinos e exercícios que contribuem para a adoção de um estilo de vida saudável. Diante disso, nossa investigação visou caracterizar a antropometria física e a aptidão física dos acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas, regularmente matriculados no ano de 2024. A amostra foi constituída por acadêmicos de ambos os sexos regularmente matriculados nos cursos de graduação do ano de 2024, sem evasão, acima de 18 anos. Para determinação do perfil antropométrico foram utilizadas as medidas antropométricas de peso corporal, estatura, envergadura e parâmetros de bioimpedância. Para determinação da aptidão física foram utilizados os testes de desempenho motor de sentar-e-alcançar, abdominal modificado de 60s; força de salto horizontal, força de salto vertical, teste de 4 x 4, corrida de 30 metros e corrida/caminhada de 12 de minutos, conforme protocolo do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR, 2021). Os resultados desta pesquisa reforçam a importância de promover hábitos saudáveis e incentivar a prática regular de atividades físicas no ambiente acadêmico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes universitários.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Aptidão física; Antropometria; Educação Física; Universitários.</p> <p><strong>ABSTRAC</strong></p> <p> Physical Education is an area of study that has a significant impact on the quality of life of individuals. It has gained increasing prominence over the years, mainly for promoting health and well-being through physical activities, exercise and sports. In addition, Physical Education also contributes to the mental, emotional and social development of individuals, making it an extremely relevant area of study. Within the scope of Physical Education and Sports, one area of research that has attracted a lot of attention is physical fitness. Physical fitness is essential to implement the quality of life of practitioners, as it involves the study of training and exercises that contribute to the adoption of a healthy lifestyle. In view of this, our research aimed to characterize the physical anthropometry and physical fitness of undergraduate students at the Federal University of Amazonas, regularly enrolled in 2024. The sample consisted of students of both sexes regularly enrolled in undergraduate courses in 2024, without dropouts, and over 18 years of age. Anthropometric measurements of body weight, height, wingspan, and bioimpedance parameters were used to determine the anthropometric profile. The following tests were used to determine physical fitness: sit-and-reach, 60-s modified sit-up, horizontal jump strength, vertical jump strength, 4 x 4 test, 30-meter run, and 12-minute run/walk, according to the protocol of the Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR, 2021). The results of this research reinforce the importance of promoting healthy habits and encouraging regular physical activity in the academic environment, contributing to improving the quality of life of university students.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Physical fitness; Anthropometry; Physical education; University students.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17776IMPACTO DO ESTADO NUTRICIONAL SOBRE CRIANÇAS E JOVENS PRATICANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA - EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS.2025-03-02T22:49:51+00:00Ivan de Jesus Ferreira.ijf@alumni.usp.brAndré Rocha de Sousaijf@alumni.usp.brVitória Luiza Abreu Almeidaijf@alumni.usp.brDaurimar Pinheiro Leãodaurimarleao61@gmail.comKemel José Fonseca Barbosakemel@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO </strong></p> <p>O presente artigo revisa as evidências científicas sobre o impacto do estado nutricional na saúde e no desempenho de crianças e jovens praticantes de ginástica artística. Esse esporte de alto rendimento exige força, flexibilidade, coordenação e resistência, tornando a nutrição um fator essencial para sustentar o crescimento, o desenvolvimento e a performance dos atletas. A ingestão adequada de energia e nutrientes é crucial para garantir um equilíbrio entre a demanda fisiológica do esporte e a manutenção da saúde geral dos ginastas. Estudos indicam que muitos jovens ginastas apresentam ingestão insuficiente de energia e macronutrientes, como carboidratos e proteínas, o que pode comprometer a recuperação muscular e aumentar o risco de lesões. Além disso, deficiências de micronutrientes essenciais, como ferro, cálcio, vitamina D e vitaminas do complexo B, têm sido frequentemente relatadas, impactando a densidade óssea, a produção de energia, a função cognitiva e o sistema imunológico. A baixa ingestão calórica, associada às exigências do treinamento rigoroso, pode resultar em fadiga, déficit de crescimento e aumento do risco de fraturas. A deficiência de ferro é uma preocupação, pois pode levar à anemia e afetar a capacidade aeróbica dos atletas. Além disso, as carências nutricionais podem influenciar negativamente a concentração e a memória, fatores fundamentais para a execução precisa das rotinas ginásticas. Diante desses desafios, são propostas intervenções nutricionais baseadas na adequação alimentar, educação nutricional e acompanhamento profissional. A implementação de programas educativos pode auxiliar na conscientização sobre a importância da alimentação equilibrada, enquanto consultas regulares com nutricionistas esportivos possibilitam a adaptação das dietas às necessidades individuais dos ginastas. Avaliações periódicas do estado nutricional e o monitoramento de marcadores bioquímicos são recomendados para a detecção precoce de deficiências e ajustes na alimentação. Conclui-se que uma abordagem nutricional estratégica é essencial para garantir o desenvolvimento saudável e o desempenho ideal de crianças e jovens ginastas. A nutrição balanceada não apenas melhora a capacidade atlética, mas também previne complicações de saúde a longo prazo, tornando-se um pilar fundamental na preparação desses atletas.</p> <p><strong>Palavra-chave:</strong> Estado nutricional de crianças e jovens; Ginástica artística; Crescimento e desenvolvimento de atletas; Desempenho esportivo; Estado nutricional.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article reviews the scientific evidence on the impact of nutritional status on the health and performance of children and young people who practice artistic gymnastics. This highperformance sport requires strength, flexibility, coordination and endurance, making nutrition an essential factor in sustaining the growth, development and performance of athletes. Adequate energy and nutrient intake is crucial to ensure a balance between the physiological demands of the sport and the maintenance of the general health of gymnasts. Studies indicate that many young gymnasts have insufficient intake of energy and macronutrients, such as carbohydrates and proteins, which can compromise muscle recovery and increase the risk of injury. In addition, deficiencies of essential micronutrients, such as iron, calcium, vitamin D and B vitamins, have been frequently reported, impacting bone density, energy production, cognitive function and the immune system. Low caloric intake, combined with the demands of rigorous training, can result in fatigue, growth deficit and an increased risk of fractures. Iron deficiency is a concern, as it can lead to anemia and affect the aerobic capacity of athletes. Furthermore, nutritional deficiencies can negatively affect concentration and memory, which are fundamental factors for the precise execution of gymnastic routines. In view of these challenges, nutritional interventions based on dietary adequacy, nutritional education and professional monitoring are proposed. The implementation of educational programs can help raise awareness about the importance of a balanced diet, while regular consultations with sports nutritionists allow diets to be adapted to the individual needs of gymnasts. Periodic assessments of nutritional status and monitoring of biochemical markers are recommended for the early detection of deficiencies and adjustments in diet. It is concluded that a strategic nutritional approach is essential to ensure the healthy development and optimal performance of children and young gymnasts. Balanced nutrition not only improves athletic ability, but also prevents long-term health complications, becoming a fundamental pillar in the preparation of these athletes.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Nutritional status of children and young people; Artistic gymnastics; Growth and development of athletes; Sports performance; Nutritional status.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17777SAÚDE MENTAL NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO.2025-03-03T01:29:12+00:00Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Juniormrmarquesjr@gmail.comDaniela Jéssica Bezerra Salesdanielajessicasales2016@gmail.comThomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A indústria da construção civil apresenta um ambiente de trabalho caracterizado por alta exigência física, prazos rigorosos e condições laborais adversas, fatores que impactam diretamente a saúde mental dos trabalhadores. O estresse, a ansiedade e a depressão são problemas recorrentes nesse setor, agravados por jornadas exaustivas, insegurança no emprego e exposição a riscos ocupacionais. Além disso, a cultura organizacional muitas vezes negligencia a importância do bem-estar psicológico, dificultando a busca por apoio e tratamento adequado. Diante desse cenário, torna-se essencial a implementação de estratégias para promover a saúde mental, como políticas de prevenção, suporte psicológico, treinamentos sobre gestão emocional e melhorias nas condições de trabalho. A conscientização sobre o tema e a valorização dos trabalhadores são medidas fundamentais para reduzir os impactos negativos e garantir um ambiente mais seguro e saudável. A conscientização sobre a saúde mental no trabalho é um passo essencial para transformar a cultura organizacional e criar um ambiente mais seguro e saudável para os trabalhadores. Muitas vezes, os transtornos psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão, são subestimados ou até mesmo ignorados no contexto profissional, o que pode levar ao agravamento dos sintomas e à redução da qualidade de vida dos funcionários. Por isso, é fundamental que empresas e gestores adotem iniciativas para promover a informação e o diálogo aberto sobre o tema. Campanhas de conscientização, palestras e treinamentos sobre saúde mental podem ajudar a desmistificar preconceitos e incentivar os trabalhadores a buscarem ajuda sem receio de julgamentos. Além disso, a implementação de programas de apoio psicológico, como atendimento especializado e espaços para escuta ativa, contribui significativamente para o bem-estar dos colaboradores. A valorização dos trabalhadores também desempenha um papel crucial na promoção da saúde mental. O reconhecimento do esforço e das conquistas individuais, a criação de um ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor e a oferta de benefícios que incentivem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal são medidas essenciais para manter a motivação e a satisfação no trabalho. Empresas que investem na conscientização sobre saúde mental e na valorização de seus funcionários não apenas melhoram a qualidade de vida no ambiente de trabalho, mas também observam ganhos significativos em produtividade, engajamento e retenção de talentos. Dessa forma, criar um espaço onde os trabalhadores se sintam apoiados e respeitados é um investimento que beneficia tanto os indivíduos quanto a organização como um todo.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Saúde Mental na Indústria; Conscientização da Saúde Mental; Cultura Organizacional; Valorização do Trabalhador.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The construction industry presents a work environment characterized by high physical demands, strict deadlines and adverse working conditions, factors that directly impact the mental health of workers. Stress, anxiety and depression are recurring problems in this sector, worsened by exhausting working hours, job insecurity and exposure to occupational risks. Furthermore, organizational culture often neglects the importance of psychological well-being, making it difficult to seek adequate support and treatment. Given this scenario, it is essential to implement strategies to promote mental health, such as prevention policies, psychological support, training on emotional management and improvements in working conditions. Raising awareness on the topic and valuing workers are fundamental measures to reduce negative impacts and ensure a safer and healthier environment. Raising awareness about mental health at work is an essential step towards transforming organizational culture and creating a safer and healthier environment for workers. Psychological disorders, such as stress, anxiety and depression, are often underestimated or even ignored in the professional context, which can lead to a worsening of symptoms and a reduction in employees' quality of life. Therefore, it is essential that companies and managers adopt initiatives to promote information and open dialogue on the topic. Awareness campaigns, lectures and training on mental health can help demystify prejudices and encourage workers to seek help without fear of judgement. Furthermore, the implementation of psychological support programs, such as specialized care and spaces for active listening, contributes significantly to the well-being of employees. Valuing workers also plays a crucial role in promoting mental health. Recognizing individual effort and achievements, creating a respectful and welcoming work environment and offering benefits that encourage work-life balance are essential measures to maintain motivation and satisfaction at work. Companies that invest in raising awareness about mental health and valuing their employees not only improve the quality of life in the workplace, but also see significant gains in productivity, engagement and talent retention. Therefore, creating a space where workers feel supported and respected is an investment that benefits both individuals and the organization as a whole.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Mental Health in Industry; Mental Health Awareness; Organizational Culture; Worker Valuation.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17783POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O ENSINO NAS FRONTEIRAS.2025-03-06T14:28:07+00:00Sebastião Perez Souzawendelltelesdelima@gmail.comWendell Teles de Limawendelltelesdelima@gmail.comLuiz Eduardo Castrowtlima@uea.edu.brJoão Luis Ferreirawtlima@uea.edu.brDaniela da Silva Ferreirawtlima@uea.edu.brMarcelo Lacorttwtlima@uea.edu.brAna Maria de Libório de Oliveirawtlima@uea.edu.brDavi Alexandre da Costa Floreswtlima@uea.edu.brGlaucia Crista da Silva Freitaswtlima@uea.edu.brThomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.brGustavo Ferreira Duartewtlima@uea.edu.brMaércio de Oliveira Costawtlima@uea.edu.brFrancilene dos Santos Cruzwtlima@uea.edu.brAluízio Lopes da Silva Júniorwtlima@uea.edu.brMaria Auxiliadora Teles de Limawtlima@uea.edu.brHellen Passos Santanawtlima@uea.edu.br<p><strong>RESUMO: </strong></p> <p>Tendo a preocupação como era denominado esse espaço geográfico com uma conotação geopolítica militar, que concebe que esses espaços são regidos pela Segurança Militar, ganhando uma nova conotação com a faixa de fronteira, ressalta-se aqui um novo entendimento desse espaço para além de uma concepção militar, que entende essa parte do território nacional, com suas especificidades, tendo uma dinâmica própria que deve ser ressaltada e compreendida com sua realidade social, notamos a presença das escolas fronteiriças, que tende a ter no seu corpo discente uma grande quantidade de mobilidade de alunos estrangeiros, que formam o quadro escolar dessas escolas fronteiriças, sendo assim, este artigo é baseado em uma metodologia bibliográfica através de artigos de revista indexados e trabalhos acadêmicos, portanto, entender as escolas da faixa de fronteira deve-se atentar peculiaridades nesses espaços geográficos dessa parte da composição do território nacional, com as políticas públicas. </p> <p> </p> <p><strong>PALAVRAS- CHAVE:</strong> faixa de Fronteira, Escolas, Mobilidade Fronteiriça.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT:</strong> Concerning how this geographical space was called with a military geopolitical connotation, which conceives that these spaces are governed by Military Security, gaining a new connotation with the border strip, we highlight here a new understanding of this space beyond a military conception, which understands this part of the national territory, with its specificities, having its own dynamics that must be highlighted and understood with its social reality, we note the presence of border schools, which tend to have a large amount of mobility in their student body. of foreign students, who form the school staff of these border schools, therefore, this article is based on a bibliographic methodology through indexed magazine articles and academic works, therefore, to understand the schools on the border strip, one must pay attention to peculiarities in these geographic spaces of this part of the composition of the national territory, with public policies.</p> <p> </p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Border strip, Schools, Border Mobility.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17784PENSANDO UMA MATRIZ ENERGETICA PARA O BRASIL OCASO DO PETRÓLEO.2025-03-06T15:24:30+00:00Sebastião Perez Souzawtlima@uea.edu.brWendell Teles de Limawtlima@uea.edu.brLuiz Eduardo Castrowtlima@uea.edu.brJoão Luis Ferreirawtlima@uea.edu.brDaniela da Silva Ferreirawtlima@uea.edu.brMarcelo Lacorttwtlima@uea.edu.brAna Maria de Libório de Oliveirawtlima@uea.edu.brDavi Alexandre da Costa Floreswtlima@uea.edu.brGlaucia Crista da Silva Freitaswtlima@uea.edu.brThomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.brGustavo Ferreira Duartewtlima@uea.edu.brMaércio de Oliveira Costawtlima@uea.edu.brFrancilene dos Santos Cruzwtlima@uea.edu.brAluízio Lopes da Silva Júniorwtlima@uea.edu.brMaria Auxiliadora Teles de Limawtlima@uea.edu.brHellen Passos Santantawtlima@uea.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Apontando a atividade petrolífera existente no mundo e no Brasil relacionado a uma atividade que altera os elementos naturais mais especificamente a atmosfera, apesar de ser uma atividade que degrada o meio ambiente, o Brasil na contra mão e questionamento no aumento petrolífero do país, onde se busca a exploração da atividade petrolífera, através das plataformas marítimas, apesar de ter em vista o incremento dessa atividade que agora deve ser repensada pelo país com a questão ambiental, sendo assim, o país busca novas fontes de energia para sua matriz, saindo da atividade petrolífera, portanto, este artigo tenta contribuir nessa discursão com pesquisa bibliográfica sobre o assunto, com revista indexadas e trabalhos acadêmicos sobre o assunto, portanto, a questão petrolífera começa a ser pensada em função da questão ambiental no mundo.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: atividade energética, produção, questão ambiental, alternativas, inovação.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Pointing out the oil activity existing in the world and in Brazil related to an activity that alters the natural elements, more specifically the atmosphere, despite being an activity that degrades the environment, Brazil is going against the grain and questioning the increase in oil production in the country, where the exploration of oil activity is sought through offshore platforms, despite having in mind the increase in this activity that must now be reconsidered by the country with the environmental issue, therefore, the country seeks new sources of energy for its matrix, leaving the oil activity. Therefore, this article tries to contribute to this discussion with bibliographic research on the subject, with indexed journals and academic works on the subject, therefore, the oil issue begins to be thought of in terms of the environmental issue in the world.</p> <p><strong>Keywords:</strong> energy activity, production, environmental issue, alternatives, innovation.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17785A AÇÃO DA GEOGRAFIA DE PAUL VIDAL DE LA BLACHE COM O PASSAR DO TEMPO.2025-03-06T16:39:44+00:00Sebastião Perez Souzawtlima@uea.edu.brWendell Teles de Limawtlima@uea.edu.brLuiz Eduardo Castrowtlima@uea.edu.brJoão Luis Ferreirawtlima@uea.edu.brDaniela da Silva Ferreirawtlima@uea.edu.brMarcelo Lacortt Lacorttwtlima@uea.edu.brAna Maria de Libório de Oliveirawtlima@uea.edu.brDavi Alexandre da Costa Floreswtlima@uea.edu.brGlaucia Crista da Silva Freitaswtlima@uea.edu.brThomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.brGustavo Ferreira Duartewtlima@uea.edu.brMaércio de Oliveira Costa Costawtlima@uea.edu.brFrancilene dos Santos Cruzwtlima@uea.edu.brAluízio Lopes da Silva Júnior Júniorwtlima@uea.edu.brMaria Auxiliadora Teles de Limawtlima@uea.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Uma das características, da geografia Paul de Lablache é pesar uma geografia comprometida com um espaço político, sendo assim é desmistificado, que essa geografia produzida por esse pensador, não pode ser considerada apolítica, sendo assim, não foi somente Friedrich Ratzel que pensou uma análise de poder no espaço, tendo como enfoque e desenvolvimento a análise francesa transportada para o mundo com suas análises, sendo o enfoque regional para entender o espaço geográfico adotado nessa geografia, que com tempo foi atualizada com novos e surgimento de novas concepções espaciais, como ocorreu no caso da região e regionalização, abrindo entendimento de novos entendimentos para caracterizar os espaços, sendo assim esse artigo tem-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica através de revistas indexadas sobre o assunto, neste sentido entender a região requer uma nova roupagem teórica.<strong> </strong></p> <p><strong>PALAVRAS- CHAVE: </strong>região, novas formas de se pensar o espaço, Paul Vidal de La Blache.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>One of the characteristics of Paul de Lablache's geography is to weigh a geography committed to a political space, thus demystifying that this geography produced by this thinker cannot be considered apolitical, thus, it was not only Friedrich Ratzel who thought of an analysis of power in space, having as focus and development the French analysis transported to the world with its analyses, being the regional focus to understand the geographic space adopted in this geography, which over time was updated with new and emergence of new spatial conceptions, as occurred in the case of the region and regionalization, opening the understanding of new understandings to characterize the spaces, thus this article has as methodology a bibliographic research through indexed magazines on the subject, in this sense understanding the region requires a new theoretical framework.</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> region, new ways of thinking about space, Paul Vidal de La Blache.</p> <p> </p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Una de las características de la geografía de Paul de Lablache es que es una geografía comprometida con un espacio político, que es a la vez asimilado y desmistificado, que esta geografía producida por este pensador, no puede ser considerada apolítica, que es así, no tanto Friedrich Ratzel quien pensó un análisis del poder en el espacio, tendiendo como enfoque y desarrollo a un análisis francés transportado al mundo con sus análisis, es decir el enfoque regional para comprender el espacio geográfico asociado a esta geografía, que actualmente se actualiza con nuevos y emergentes conceptos espaciales, como es correcto en el caso de la región y la regionalización, habiéndose comprendido nuevos entendimientos para caracterizar los espacios, por lo que al considerar este artículo como una metodología para una búsqueda bibliográfica a través de revistas indexadas sobre el tema, no se siente que la región requiera una nueva rutina teórica.</p> <p><strong>PALABRAS-CLAVE</strong>: región, nuevas formas de pensar o espacio, Paul Vidal de La Blache.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17787EFEITOS DO EXERCÍCIO AERÓBIO NA FUNÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO DA LITERATURA.2025-03-06T18:17:13+00:00Mylena Vitória Silva de Paulaannaxenya91@gmail.comWillemax dos Santos Gomesannaxenya91@gmail.comBeatriz Augusta Silvaannaxenya91@gmail.comMaysa Maria de Aguiarannaxênya91@gmail.comRaquel Alves da Costaannaxênya91@gmail.comAnna Xênya Patrício de Araújoannaxênya91@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p><strong>Introdução: </strong>A Doença de Alzheimer (DA) é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que compromete a função cognitiva e a qualidade de vida dos pacientes. Diante das limitações das terapias medicamentosas, o exercício físico, especialmente ao exercício aeróbio, tem sido estudado como uma intervenção não farmacológica potencialmente benéfica. <strong>Objetivo: </strong>Este estudo realizou uma revisão narrativa da literatura para analisar os efeitos do exercício aeróbio na função cognitiva de idosos com DA. <strong>Metodologia: </strong>Foram incluídos ensaios clínicos randomizados com idosos acima de 60 anos e diagnóstico de DA, submetidos a exercício aeróbio. A pesquisa foi conduzida entre janeiro e maio de 2025, com buscas em PubMed/MEDLINE, Lilacs/BIREME e SciELO, utilizando descritores específicos. Dois revisores independentes realizaram a extração e análise dos dados, resolvendo divergências por consenso ou com a participação de um terceiro revisor. <strong>Resultados:</strong> A busca identificou 86 artigos, dos quais 11 foram selecionados para leitura na íntegra. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, três estudos foram incluídos. Destes, dois demonstraram benefícios do exercício aeróbio na função cognitiva, enquanto um não evidenciou superioridade em relação ao grupo controle. <strong>Considerações finais: </strong>Os resultados ainda são inconclusivos, destacando a necessidade de mais pesquisas para confirmar a eficácia do exercício aeróbio, além de definir a intensidade, frequência e tipo mais adequados para essa população.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Doença de Alzheimer, Idoso, Cognição, Exercício.</p> <p><strong>EFFECTS OF AEROBIC EXERCISE ON COGNITIVE FUNCTION IN ELDERLY INDIVIDUALS WITH ALZHEIMER'S DISEASE: LITERATURE REVIEW</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p><strong>Introduction: </strong>Alzheimer's disease (AD) is a progressive neurodegenerative disorder that impairs cognitive function and quality of life. Given the limitations of pharmacological therapies, physical exercise, particularly aerobic training, has been studied as a potentially beneficial non-pharmacological intervention. <strong>Objective: </strong>This study conducted a narrative literature review to analyze the effects of aerobic exercise on the cognitive function of older adults with AD. <strong>Methodology:</strong> Randomized clinical trials including individuals over 60 years old diagnosed with AD who underwent aerobic exercise were considered. The research was conducted between January and May 2025, with searches in PubMed/MEDLINE, Lilacs/BIREME, and SciELO using specific descriptors. Two independent reviewers performed data extraction and analysis, resolving discrepancies by consensus or with the participation of a third reviewer. <strong>Results: </strong>The search identified 86 articles, of which 11 were selected for full-text reading. After applying eligibility criteria, three studies were included. Of these, two demonstrated benefits of aerobic exercise on cognitive function, while one did not show superiority over the control group. <strong>Final considerations:</strong> The results remain inconclusive, highlighting the need for further research to confirm the efficacy of aerobic exercise, as well as to define the optimal intensity, frequency, and type of exercise for this population.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Alzheimer Disease, Aged, Cognition, Exercise.</p>2025-03-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025