//periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/issue/feedBIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia2025-04-26T00:45:35+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueiraneida.bius@gmail.comOpen Journal Systems<p>O Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogentologia é um períodico quadrimestral da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aberto aos conteúdos das diferentes fases de desenvolvimento humano na área da Educação Física e Fisioterapia. Seu principal objetivo é a divulgação da produção do conhecimento no Brasil em todas as eferas da saúde que compete a atuação dos profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia.</p>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17946EDITORIAL BIUS ABRIL/2024 V. 52 / N.º: 46 BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia ISSN: 2176-9141.2025-04-26T00:07:37+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.br<p><strong>Os Artigos selecionados foram:</strong></p> <p><strong> </strong><strong>DIRETRIZES DO PLANO DE GESTÃO DA CHAPA 25 – MARCÃO PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) NO QUADRIÊNIO 2025–2029 – </strong>Marco Antônio de Freitas Mendonça; Armando Araújo de Souza Júnior;</p> <p><strong>AS RAÍZES E A VOZ DE FRANCISCO: FAMÍLIA, POLÍTICA E ESPIRITUALIDADE DE UM PAPA PARA TODOS – </strong>Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>A PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PROPLAN DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - </strong>Alice Gomes Guimarães Areque; Thiago Marinho de Sousa; Tatiane de Souza Silva; Thomaz Décio Abdalla Siqueira; Maria da Glória Vitório Guimarães;</p> <p><strong>OS DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS – </strong>Fabiana Santos de Lima; Liliane de Oliveira Severo;</p> <p><strong>IMPLICAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE – </strong>Analice Mesquita Vieira; Ana Patrícia Cavalcanti Queiroz; Liliane de Oliveira Severo;</p> <p><strong>UALALAPI: HISTÓRIA, FICÇÃO E SIMBOLOGIAS METAFÓRICAS – </strong>Iracema Ramos Martins; Liliane de Oliveira Severo;</p> <p><strong>A RELAÇÃO ENTRE LONGEVIDADE E ESPIRITUALIDADE: O PAPEL DA FÉ E DA RELIGIÃO NA SAÚDE MENTAL DOS IDOSOS - </strong>Clenilton Martins Faria; Caroline Rodrigues Castro; Jackson Santos Dos Reis; Carlos Henrique Rodrigues Castro; Janaína Almeida Silva;</p> <p><strong>COMPARAÇÃO DOS BIOESTIMULADORES ÁCIDO POLILÁTICO (PLLA) E A HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO (CAHA): MECANISMOS DE AÇÃO E IMPACTO NA PRODUÇÃO DE COLÁGENO – </strong>Felipe Henrique Neves Chamon; Eddy Daniel Escobedo Fonseca; Lívia Andrade Alves; Antônio Celio de Oliveira Junior; Luiz Fernando Rodrigues Coimbra; Rafael Silva Gama; Lourimar Viana do Nascimento Franco de Sousa; Thalisson Artur Ribeiro Gomides; Elaine Carlos Scherrer;</p> <p><strong>IMMUNOBIOLOGICAL ASPECTS OF MYCOBACTERIUM LEPRAE: A NARRATIVE REVIEW - </strong>Elaine Carlos Scherrer Ramos; Alessandra Ribeiro de Faria Ferreira; Márcio Aurélio Pereira Júnior; Marcelo Henrique Fernandes Ottoni; Thalisson Artur Ribeiro Gomides; Lourimar Viana Nascimento Franco de Sousa; André Luis Souza dos Santos; Rafael Silva Gama;</p> <p><strong>FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES DA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA - </strong>Marco Antonio da Silva; Delfi López Rolón;</p> <p><strong>EXPANSIONISMO GEOGRÁFICO E CULTURAL DA IGREJA PRIMITIVA: MUDANÇAS DE CULTURAS DENTRO DO HELENISMO E JUDAÍSMO - </strong>Hugo Kfouri de Paula;</p> <p><strong>EXPANSIONISMO GEOGRÁFICO E CULTURAL DA IGREJA PRIMITIVA: MUDANÇAS DE CULTURAS DENTRO DO HELENISMO E JUDAÍSMO - </strong>Hugo Kfouri de Paula;<strong> </strong></p> <p><strong>LEITOS DE SAÚDE MENTAL NO HOSPITAL GERAL: A INTERNAÇÃO QUE SE FAZ EM REDE - </strong>Marcus Macedo da Silva;<strong> </strong></p> <p><strong>A RESPONSABILIDADE NO PROCESSO TERAPÊUTICO - </strong>Daniel dos Santos Rosa;</p> <p><strong>A ADMINISTRAÇÃO DE ALEXANDRIA SOB CLEÓPATRA VII E SEU IMPACTO NA ECONOMIA DO EGITO PTOLOMAICO – </strong>Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>IMPACTOS PSICOLÓGICOS DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM MULHERES NEGRAS - </strong>Ariel Santos Machado; Israel Campos; Luiz Gustavo Souza Nunes; Mariana Leal Santos Paixão; Orlando Souza Ramos Bispo;<strong> </strong></p> <p><strong>A AUTONOMIA DA MULHER EGÍPCIA: CLEÓPATRA VII NO MUNDO HELENÍSTICO E A CONDIÇÃO FEMININA ROMANA - </strong>Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>TERRORISMO NUTRICIONAL NAS MÍDIAS SOCIAIS E SUA RELAÇÃO COM TRANSTORNOS ALIMENTARES EM MULHERES: UMA REVISÃO NARRATIVA – </strong>Israel Marques Campos; Jessica Vasconcelos Ganem Baltazar; Thalita Victoria Nascimento dos Santos; Walleska do Nascimento de Sousa;<strong> </strong><strong> </strong></p> <p><strong>IMPACTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA – </strong>Ivan de Jesus Ferreira; Daurimar Pinheiro Leão; Manoel Vieira Leão Neto;<strong> </strong></p> <p><strong> INFLUÊNCIA DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SUBSÍDIOS CIENTÍFICOS E CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS - </strong>Ivan de Jesus Ferreira; Daurimar Pinheiro Leão; Milena Pantoja Acioli;<strong> </strong></p> <p><strong>EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA QUALIDADE DO SONO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – </strong>Julia de Oliveira Simão; Ivan de Jesus Ferreira; Daurimar Pinheiro Leão; Derick Samuel Alves Leão; Alessandra Alves da Silva Magalhães;<strong> </strong></p> <p><strong>ARQUÉTIPOS DE RESISTÊNCIA: ALTERIDADE, PODER E CULTURA – </strong>Thomaz Décio Abdalla Siqueira;<strong> </strong></p> <p><strong>INFLUENCIA DO ESTADO NUTRICIONAL SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR – </strong>Ivan de Jesus Ferreira; Alberto Santos Gouvea; Ana Beatriz de Oliveira Ferreira;</p> <p><strong>A CRIAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS – </strong></p> <p>Sebastião Perez Souza; Luiz Eduardo Castro; João Luís Ferreira; Wendell Teles de Lima; Daniela da Silva Ferreira; Marcelo Lacortt; Ana Maria de Libório de Oliveira; Davi Alexandre da Costa Flores; Davi Alexandre da Costa Flores; Glaucia Crista da Silva Freitas; Thomaz Décio Abdalla Siqueira; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Francilene dos Santos Cruz; Aluízio Lopes da Silva Júnior; Maria Auxiliadora Teles de Lima; Hellen Passos Santana; Taina de Souza Oliveira; Hugo De Sousa Damasceno; Wesley Rodrigo Ribeiro Saldanha.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17945DIRETRIZES DO PLANO DE GESTÃO DA CHAPA 25 – MARCÃO PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) NO QUADRIÊNIO 2025–2029.2025-04-25T23:18:43+00:00Marco Antônio de Freitas Mendonçaarmandoaraujo@ufam.edu.brArmando Araújo de Souza Júniormendon@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A proposta de gestão da Chapa 25 – Marcão para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), referente ao quadriênio 2025–2029, fundamenta-se em uma concepção humanizadora da universidade pública, que compreende a instituição como espaço plural, democrático e transformador da realidade social. Nesse sentido, o plano de gestão articula-se em torno de eixos estratégicos que priorizam a valorização das pessoas, a promoção do bem-estar coletivo, o respeito à diversidade, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da autonomia universitária. A proposta busca consolidar práticas de gestão participativa, com escuta ativa e diálogo permanente com os diversos segmentos da comunidade acadêmica — estudantes, docentes, técnicos administrativos e trabalhadores terceirizados — reconhecendo suas singularidades, demandas e contribuições para a construção de uma UFAM mais justa e acolhedora. Além disso, o documento apresenta diretrizes voltadas ao combate às desigualdades internas, ao fortalecimento das políticas de permanência estudantil, à defesa intransigente da ciência, da cultura e da educação pública de qualidade, e ao compromisso com os povos tradicionais e originários da Amazônia. Propõe-se também o investimento em infraestrutura inclusiva, ações afirmativas, inovação tecnológica com responsabilidade social, e a ampliação da internacionalização da universidade de modo a integrar saberes locais e globais. Dessa forma, a Chapa 25 se apresenta como alternativa ética, democrática e humanizadora, comprometida com uma universidade viva, crítica, plural e inclusiva, capaz de responder aos desafios contemporâneos com sensibilidade social, responsabilidade ambiental e engajamento político-pedagógico.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Gestão Universitária; Humanização; Inclusão; Universidade Pública; UFAM; Democracia Participativa; Amazônia.</p> <p><strong>GUIDELINES FOR THE MANAGEMENT PLAN OF TICKET 25 – MARCÃO FOR THE FEDERAL UNIVERSITY OF AMAZONAS (UFAM) IN THE FOUR-YEAR PERIOD </strong><strong>2025–2029</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The management proposal of Chapa 25 – Marcão for the Federal University of Amazonas (UFAM), for the four-year period 2025–2029, is based on a humanizing conception of the public university, which understands the institution as a plural, democratic and transformative space of social reality. In this sense, the management plan is articulated around strategic axes that prioritize the appreciation of people, the promotion of collective well-being, respect for diversity, environmental sustainability and the strengthening of university autonomy. The proposal seeks to consolidate participatory management practices, with active listening and ongoing dialogue with the various segments of the academic community — students, professors, administrative technicians and outsourced workers — recognizing their singularities, demands and contributions to the construction of a more just and welcoming UFAM. In addition, the document presents guidelines aimed at combating internal inequalities, strengthening student retention policies, uncompromisingly defending science, culture and quality public education, and committing to the traditional and indigenous peoples of the Amazon. It also proposes investment in inclusive infrastructure, affirmative action, technological innovation with social responsibility, and expanding the university's internationalization in order to integrate local and global knowledge. In this way, Chapa 25 presents itself as an ethical, democratic and humanizing alternative, committed to a lively, critical, plural and inclusive university, capable of responding to contemporary challenges with social sensitivity, environmental responsibility and political-pedagogical engagement.</p> <p><strong>Keywords:</strong> University Management; Humanization; Inclusion; Public University; UFAM; Participatory Democracy; Amazon.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17937AS RAÍZES E A VOZ DE FRANCISCO: FAMÍLIA, POLÍTICA E ESPIRITUALIDADE DE UM PAPA PARA TODOS.2025-04-25T05:24:01+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong><br>O presente artigo analisa a dimensão política do pontificado do Papa Francisco, destacando sua atuação em questões sociais, econômicas, ambientais e diplomáticas. Considerando o contexto global contemporâneo e a tradição doutrinária da Igreja Católica, Francisco adota um posicionamento político não partidário, mas profundamente engajado com os direitos humanos, os pobres e a paz mundial. A análise é baseada em documentos pontifícios e estudos acadêmicos. Apresentar uma análise da família de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, considerando o contexto sociocultural e afetivo de sua formação familiar. Aborda-se a origem italiana da família, a convivência com seus irmãos e a influência desses laços em sua trajetória e espiritualidade. O estudo baseia-se em fontes biográficas e entrevistas concedidas por membros da família do pontífice. A biografia de líderes religiosos costuma oferecer subsídios relevantes para compreender os valores que norteiam sua atuação pública. No caso do Papa Francisco, sua origem familiar desempenha papel central na construção de sua identidade cristã e pastoral. Nascido em 17 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio é fruto de uma família católica de imigrantes italianos. O ambiente familiar, marcado pela simplicidade e espiritualidade cotidiana, moldou traços fundamentais do primeiro pontífice latino-americano da história (IVEREIGH, 2015).</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Papa Francisco; política; doutrina social da Igreja; justiça social; Vaticano.</p> <p><strong>THE ROOTS AND VOICE OF FRANCIS: FAMILY, POLITICS AND SPIRITUALITY OF A POPE FOR ALL</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article analyzes the political dimension of Pope Francis' pontificate, highlighting his actions on social, economic, environmental and diplomatic issues. Considering the contemporary global context and the doctrinal tradition of the Catholic Church, Francis adopts a non-partisan political position, but is deeply engaged with human rights, the poor and world peace. The analysis is based on pontifical documents and academic studies. To present an analysis of the family of Jorge Mario Bergoglio, Pope Francis, considering the sociocultural and emotional context of his family background. The study addresses the Italian origins of the family, the coexistence with his siblings, and the influence of these ties on his trajectory and spirituality. The study is based on biographical sources and interviews given by members of the pontiff's family. The biographies of religious leaders often provide relevant information for understanding the values that guide their public actions. In the case of Pope Francis, his family background plays a central role in the construction of his Christian and pastoral identity. Born on December 17, 1936, in the city of Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio is the fruit of a Catholic family of Italian immigrants. The family environment, marked by simplicity and everyday spirituality, shaped fundamental traits of the first Latin American pontiff in history (IVEREIGH, 2015).</p> <p><strong>Keywords:</strong> Pope Francis; politics; social doctrine of the Church; social justice; Vatican.<strong> </strong></p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17873A PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PROPLAN DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).2025-04-07T15:09:18+00:00Alice Gomes Guimarães Arequedoproplan@ufam.edu.brThiago Marinho de Sousaproplandepi@ufam.edu.brTatiane de Souza Silvaapv@ufam.edu.brThomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.brMaria da Glória Vitório Guimarãesproplan@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é um espaço acadêmico dedicado à formação de profissionais capacitados para atuar na análise, planejamento e gestão de políticas públicas. O PROPLAN busca promover a reflexão crítica sobre os desafios sociais, econômicos e ambientais enfrentados pela sociedade contemporânea, especialmente no contexto da Amazônia. O programa oferece uma abordagem multidisciplinar, integrando áreas como ciências sociais, economia, administração e meio ambiente, visando desenvolver competências que permitam a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos na formulação e implementação de estratégias eficazes para a gestão pública. Além disso, o PROPLAN se destaca pela articulação com a comunidade e a promoção de parcerias com instituições públicas e privadas, contribuindo para a pesquisa e a inovação em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região. A formação oferecida pelo programa é alinhada com as necessidades locais e sociais, preparando os alunos para enfrentar os complexos desafios da administração pública no contexto amazônico.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Implementação da Gestão de Riscos; Otimização Administrativa; Gestão de Integridade; Reestruturação de Órgãos Administrativos; Orçamento Público.<strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong> </strong></p> <p>The Pro-Rectory of Planning and Institutional Development (PROPLAN) at the Federal University of Amazonas (UFAM) is an academic space dedicated to training professionals capable of working in the analysis, planning and management of public policies. PROPLAN seeks to promote critical reflection on the social, economic and environmental challenges faced by contemporary society, especially in the context of the Amazon. The program offers a multidisciplinary approach, integrating areas such as social sciences, economics, administration and environment, aiming to develop skills that allow the application of theoretical and practical knowledge in the formulation and implementation of effective strategies for public management. In addition, PROPLAN stands out for its articulationwiththecommunityandthepromotionofpartnershipswithpublicandprivateinstitutions, contributing to research and innovation in public policies aimed the sustainable development of the region. The training offered by the program is aligned with local and social needs, preparing students to face the complex challenges of publica administration in the Amazon context.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Implementation of Risk Management; Administrative Optimization; Integrity Management; Restructuring of Administrative Bodies.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17851OS DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS.2025-04-01T15:28:29+00:00Fabiana Santos de Limaliliane.severo@semed.manaus.am.gov.brLiliane de Oliveira Severoliliane.severo@semed.manaus.am.gov.br<p><strong>RESUMO</strong><br>Este artigo visa refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da Educação Especial na inclusão de crianças com necessidades especiais, possibilitando ao educador desenvolver um olhar crítico sobre sua atuação e os resultados de suas ações, com o objetivo de conscientizar e promover reflexões sobre a diferença da ação educativa baseada na afetividade e espontaneidade, contra aquela que é baseada no autoritarismo, nas diferenças e nos resultados. Em tempo, é importante ressaltar que utilizamos como referencial teórico: (AMARAL; AQUINO, 1998); (MANTOAN, 2005); (MENDES, 2004); (VYGOTSKY, 1989); (LDB 9394/96). O resultado esperado desta pesquisa é o de promover uma indicação de mudança de atitudes e de conceituação do que seja a inclusão e o trabalho desenvolvido neste ambiente através de uma reflexão crítica sobre a ação e formação do educador.</p> <p><br><strong>Palavras-chave</strong>: Inclusão. Educação especial. Formação. Pesquisa.</p> <p><br><strong>ABSTRACT</strong></p> <p><br>This article aims to reflect on the educational practice experienced daily in the context of the inclusion of preschool children with special needs, enabling the educator to develop a critical eye on his performance and the results of their actions, aiming to raise awareness and promote reflection on the difference in the educational activity based on the warmth and spontaneity, against that which is based on authoritarianism, and the differences in the results. In time, it is important that we use as a theoretical (Amaral; Aquino, 1998), (Mantoan, 2005), (Mendes, 2004), (Vygotsky, 1989), (LDB 9394/96). The expected outcome of this research is to promote an indication of changing attitudes and concepts of what to include and work in this environment through a critical reflection upon the<br>role of educator end your formation.</p> <p><br><strong>Keywords:</strong> Inclusion. Special education. Formation. Search</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17852IMPLICAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE.2025-04-01T15:41:47+00:00Analice Mesquita Vieiraliliane.severo@semed.manaus.am.gov.brAna Patrícia Cavalcanti Queirozliliane.severo@semed.manaus.am.gov.brLiliane de Oliveira Severoliliane.severo@semed.manaus.am.gov.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo tem por finalidade propor meios externos de intervenção e estratégias de ensino para lidar com crianças de três anos de idade com a oralidade menos desenvolvida. Embora deparamo-nos com vários fatores para o desenvolvimento da linguagem oral, queremos mostrar como se dá o processo de aquisição da linguagem, a importância da linguagem oral nessa idade, suas variáveis, conhecendo e intervindo no âmbito escolar, a partir do que foi realizado para que possam nortear o trabalho docente na educação infantil, as implicações acerca do trabalho em saber como acontece esse processo de aquisição da linguagem oral, bem como sanar essa dificuldade. A pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica e de campo, com entrevista a uma professora do ensino regular infantil. Em adição, tem como base o que foi observado pela pesquisadora em sua experiência docente. As estratégias de<br>ensino utilizadas podem servir para desvelar as dificuldades apresentadas e nortear profissionais da educação.</p> <p><br><strong>Palavras-chave:</strong> Educação infantil; Linguagem oral; Dificuldades; Intervenção; Estratégias de Ensino.</p> <p><br><strong>ABSTRACT</strong></p> <p><br>This article aims to propose external means of intervention and teaching strategies to deal with children of three years of age with the least developed orality. Although we are faced with several factors for the development of oral language, we want to show how the process of language acquisition occurs, the importance of oral language in this age, its variables, knowing and intervening in the school context, from what was done, in order to guide teaching work in early childhood education, the implications of work on knowing how this process of oral language acquisition happens, and how to cure this difficulty. The research was carried out through bibliographical and field research, with an interview with a teacher of regular children's education. In addition, it is based on what was observed by the researcher in her teaching experience. The teaching strategies used can serve to uncover the difficulties presented and to guide educational professionals. </p> <p><br><strong>Keywords:</strong> Children`s education; Oral language; Difficulties; Intervention; Teaching strategies.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17853UALALAPI: HISTÓRIA, FICÇÃO E SIMBOLOGIAS METAFÓRICAS.2025-04-01T16:05:14+00:00Iracema Ramos Martinsliliane.severo@semed.manaus.am.gov.brLiliane de Oliveira Severoliliane.severo@semed.manaus.am.gov.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p><br>A literatura dos países africanos de língua portuguesa vem sendo marcada pela referência à História como forma de perceber a dimensão do passado na construção de uma identidade cultural. Assim, este artigo pretende expor uma análise acerca do entrelaçamento entre história e ficção no romance Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa, além de apresentar algumas construções metafóricas elaboradas como criação estética. O trabalho ancorou-se na metodologia bibliográfica, com destaque aos estudos realizados por teóricos como Homi Bhabha, Stuart Hall e Franz Fanon, além de artigos, dissertações, teses e publicações sobre a literatura/história africana e considerações sobre a obra em questão. A partir da análise proposta, pôde-se perceber a necessidade de rever a história do antigo reino de Gaza, hoje Moçambique, bem como ela é reconstituída pela literatura através da ficção. A<br>validade da pesquisa dá-se pela ressignificação que o olhar histórico-literário propõe para outras leituras da formação daquele povo, já que muitas vezes o relato do colonizador não preenche todas as lacunas na história da formação de um povo, cabendo à literatura recontar artisticamente o momento histórico.</p> <p><br><strong>Palavras-chave:</strong> História; ficção; simbologia; metáfora.</p> <p><br><strong>ABSTRACT</strong></p> <p><br>The literature of Portuguese-speaking African countries has been marked by references to History as a way of perceiving the dimension of the past in the construction of a cultural identity. Thus, this article aims to present an analysis of the intertwining of history and fiction in the novel Ualalapi, by Ungulani Ba Ka Khosa, in addition to presenting some metaphorical constructions developed as an aesthetic creation. The work was anchored in the bibliographic methodology, with emphasis on studies carried out by theorists such as Homi Bhabha, Stuart Hall and Franz Fanon, in addition to articles, dissertations, theses and publications on African<br>literature/history and considerations on the work in question. From the proposed analysis it was possible to perceive the need to review the history of the ancient kingdom of Gaza, today Mozambique, as well as how it is reconstructed by literature through fiction. The validity of the research is given by the resignification that the historical-literary perspective proposes for other readings of the formation of that people, since many times the colonizer's account does not fill all the gaps in the history of the formation of that people, leaving literature to artistically retell the historical moment.</p> <p><br><strong>Keywords:</strong> History; fiction; symbolism; metaphor.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17857A RELAÇÃO ENTRE LONGEVIDADE E ESPIRITUALIDADE: O PAPEL DA FÉ E DA RELIGIÃO NA SAÚDE MENTAL DOS IDOSOS.2025-04-02T18:06:28+00:00Clenilton Martins Fariacleniltonfaria@hotmail.comCaroline Rodrigues Castrocarolrcastro@hotmail.comJackson Santos Dos Reiscleniltonfaria@hotmail.comCarlos Henrique Rodrigues Castrocleniltonfaria@hotmail.comJanaína Almeida Silvajanainameduefs@yahoo.com.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este resumo expandido investiga a relação entre longevidade e espiritualidade, analisando como a fé e a religião impactam a saúde mental dos idosos. A pesquisa foi realizada por meio de revisão de literatura em bases científicas relevantes, selecionando artigos publicados entre 2020 e 2025. Os resultados indicam que a espiritualidade atua como fator protetor contra transtornos mentais, promovendo resiliência emocional, suporte social e bem-estar psicológico. Conclui-se que a fé e a prática religiosa são fundamentais para a promoção da qualidade de vida na terceira idade, sendo essenciais na formulação de políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Longevidade. Espiritualidade. Saúde mental. Idosos. Religião.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p> </p> <p>This expanded abstract investigates the relationship between longevity and spirituality, analyzing how faith and religion impact the mental health of the elderly. The research was conducted through a literature review in relevant scientific databases, selecting articles published between 2018 and 2023. The results indicate that spirituality acts as a protective factor against mental disorders, promoting emotional resilience, social support, and psychological well-being. It is concluded that faith and religious practice are fundamental for promoting quality of life in old age and are essential in shaping public policies aimed at healthy aging.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Keywords:</strong> Longevity. Spirituality. Mental health. Elderly. Religion.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17858COMPARAÇÃO DOS BIOESTIMULADORES ÁCIDO POLILÁTICO (PLLA) E A HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO (CAHA): MECANISMOS DE AÇÃO E IMPACTO NA PRODUÇÃO DE COLÁGENO.2025-04-02T18:46:03+00:00Felipe Henrique Neves Chamonfelipe.chamon@univale.brEddy Daniel Escobedo Fonsecaeddydaniel@univale.brLívia Andrade Alveslivia@univale.brAntônio Celio de Oliveira Juniorantoniocelio@univale.brLuiz Fernando Rodrigues Coimbraluizfernando@univale.brRafael Silva Gamarafael@univale.brLourimar Viana do Nascimento Franco de Sousalourimar@univale.brThalisson Artur Ribeiro Gomidesthalisson.gomides@univale.brElaine Carlos Scherrerelaine.ramos@univale.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Com o crescente uso da Hidroxiapatita de Cálcio (CaHA) e do Ácido Polilático (PLLA) na estética, esta revisão, baseada em dados do PubMed, Scopus e Google Acadêmico, busca atualizar o conhecimento sobre seus mecanismos de ação, resposta imunológica e impacto na produção de colágeno. A CaHA proporciona volume imediato e estimula a síntese de colágeno ao longo do tempo, enquanto o PLLA atua gradualmente por meio de uma resposta inflamatória controlada. Apesar dos benefícios, ainda há lacunas no entendimento desses processos. Pesquisas futuras devem aprimorar sua aplicação clínica, garantindo maior previsibilidade, durabilidade e segurança nos resultados.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Colágeno. Ácido Polilático. Hidroxiapatita de Cálcio. Fator de crescimento transformador beta.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>With the increasing use of Calcium Hydroxyapatite (CaHA) and Polylactic Acid (PLLA) in aesthetics, this review, based on data from PubMed, Scopus and Google Scholar, seeks to update knowledge about their mechanisms of action, immune response and impact on collagen production. CaHA provides immediate volume and stimulates collagen synthesis over time, while PLLA acts gradually through a controlled inflammatory response. Despite the benefits, there are still gaps in the understanding of these processes. Future research should improve their clinical application, ensuring greater predictability, durability and safety in the results.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Collagen; Polylactic Acid; Calcium Hydroxyapatite; Transforming growth factor beta.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17859IMMUNOBIOLOGICAL ASPECTS OF MYCOBACTERIUM LEPRAE: A NARRATIVE REVIEW.2025-04-02T19:34:49+00:00Elaine Carlos Scherrer Ramoselaine.ramos@univale.brAlessandra Ribeiro de Faria Ferreiraalessandra.ferreira@univale.brMárcio Aurélio Pereira Júniormarcioaureliojrr@gmail.comMarcelo Henrique Fernandes Ottonimarcelo.ottoni@univale.brThalisson Artur Ribeiro GomidesThalisson.gomides@univale.brLourimar Viana Nascimento Franco de Sousalourimar.viana@gmail.comAndré Luis Souza dos Santosandre@micro.ufrj.brRafael Silva Gamarafael.gama@univale.br<p><strong>ABSTRACT</strong><strong> </strong></p> <p><strong>Indroduction:</strong> Mycobacterium leprae is an obligate intracellular pathogen responsible for leprosy, a neglected tropical disease with challenging diagnostic methods. Understanding the mechanisms underlying M. leprae's interaction with the host, survival, and dissemination is essential for elucidating its pathogenesis, identifying therapeutic targets, and advancing immunization strategies. <strong>Methods:</strong> This narrative review consolidates key findings on the bacterium's structure, molecular interactions with the host, immune evasion strategies, metabolism, replication, and in vivo dissemination. <strong>Results: </strong>Relevant original scientific articles published in indexed international journals were systematically selected, focusing on studies addressing the immunobiological aspects of M. leprae. Data extraction followed a standardized approach, capturing study design, variables analyzed, statistical methods employed, key findings, and identified limitations. <strong>Conclusion: </strong>The comprehensive insights provided here enhance our understanding of M. leprae's immunobiology, offering valuable perspectives to drive progress in the diagnosis, treatment, and prevention of leprosy. <strong>Abbreviations: </strong>AFB: acid-fast bacillus; LL: lepromatous-lepromatous; TT: tuberculoid-tuberculoid; BT: borderline-tuberculoid, BB: borderline-borderline, BL: borderline-lepromatous; CLRs: C-type lectin receptors; PG: contains peptidoglycans; AG: arabinogalactans; AM: as well as mycolic acids; LAM: lipoarabinomannan; LM: lipomannan; PIM: phosphatidylinositol mannoside, PDIM: phytocerol dimycocerosate lipids; PGL I: glycolipids such as phenolic glycolipid I; MIP: mannosylphosphatidyl-myo-inositol; ManLAM: mannose-LAM; PRRs: pattern recognition receptors; TLRs: Toll-like receptors; NLRs: NOD-like receptors; ADRP: adipose differentiation-related protein; pSLCs: proliferative Schwann cells; GLS: granulomatous lesions.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Dissemination. Mechanisms of interaction. Mycobacterium leprae and survival.</p> <p> </p> <h3><strong>RESUMEN</strong></h3> <p><strong>Introducción:</strong> <em>Mycobacterium leprae</em> es un patógeno intracelular obligado responsable de la lepra, una enfermedad tropical desatendida con métodos de diagnóstico desafiantes. Comprender los mecanismos subyacentes a la interacción de <em>M. leprae</em> con el huésped, su supervivencia y diseminación es esencial para elucidar su patogénesis, identificar objetivos terapéuticos y avanzar en estrategias de inmunización.<strong>Métodos:</strong> Esta revisión narrativa consolida hallazgos clave sobre la estructura de la bacteria, sus interacciones moleculares con el huésped, estrategias de evasión inmune, metabolismo, replicación y diseminación in vivo.<strong>Resultados:</strong> Se seleccionaron sistemáticamente artículos científicos originales relevantes publicados en revistas internacionales indexadas, enfocándose en estudios que abordan los aspectos inmunobiológicos de<em> M. leprae</em>. La extracción de datos siguió un enfoque estandarizado, capturando el diseño del estudio, variables analizadas, métodos estadísticos empleados, hallazgos clave y limitaciones identificadas.<strong>Conclusión:</strong> Los conocimientos integrales proporcionados aquí mejoran nuestra comprensión de la inmunobiología de <em>M. leprae</em>, ofreciendo perspectivas valiosas para impulsar avances en el diagnóstico, tratamiento y prevención de la lepra. <strong>Abreviaturas:</strong> AFB: bacilo ácido-alcohol resistente; LL: lepromatosa-lepromatosa; TT: tuberculoide-tuberculoide; BT: tuberculoide-borderline; BB: borderline-borderline; BL: borderline-lepromatosa; CLRs: receptores de lectina tipo C; PG: contiene peptidoglicanos; AG: arabinogalactanos; AM: ácidos micólicos; LAM: lipoarabinomanano; LM: lipomanano; PIM: mannoside de fosfatidilinositol; PDIM: lípidos dimicocerosato de fitocerol; PGL I: glicolípidos como el glicolípido fenólico I; MIP: mannosilfosfatidil-mio-inositol; ManLAM: manosa-LAM; PRRs: receptores de reconocimiento de patrones; TLRs: receptores tipo Toll; NLRs: receptores tipo NOD; ADRP: proteína relacionada con la diferenciación adiposa; pSLCs: células de Schwann proliferativas; GLS: lesiones granulomatosas.</p> <p><strong>Palabras-clave:</strong> Diseminación. Mecanismos de interacción. <em>Mycobacterium leprae</em> y supervivencia.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17861EXPANSIONISMO GEOGRÁFICO E CULTURAL DA IGREJA PRIMITIVA: MUDANÇAS DE CULTURAS DENTRO DO HELENISMO E JUDAÍSMO.2025-04-03T18:23:18+00:00Hugo Kfouri de Paulaservicehkp@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este trabalho elabora um pensamento crítico sobre a transformação cultural em um período histórico, abrangendo os séculos I a IV. Examina as mudanças de hábitos, habitação e pensamentos que surgiram a partir do encontro entre culturas, com foco na glossolalia e na forma como a religião pode alterar estruturas sociais, ocupacionais e alimentares dos povos. Utilizamos como marco o início da Era Cristã, enfatizando as práticas da Igreja Primitiva, sua origem e a influência helênica, além da presença do Império Romano, que deixaram um legado de fé para as gerações futuras. A pesquisa busca respostas sobre como mapear esse rico período histórico, onde a cultura e o grego (hoje o inglês) eram instrumentos de propagação da nova fé, que se disseminava de lugar a lugar, mesmo sem os meios de comunicação atuais. A história de fé dos formadores da Igreja Primitiva, que partiram de Jerusalém em direção a Chipre, Turquia, partes da Ásia e ao norte da África, é uma rica narrativa que perdura até hoje, tanto nas igrejas católicas quanto nas protestantes. A pesquisa foi realizada com base em materiais acadêmicos e críticos renomados, que oferecem uma visão abrangente sobre esse marco histórico. O objetivo é produzir narrativas sobre Cristo, transformando modos de vida através da metanoia e promovendo uma nova valorização da vida em comunidades cristãs que se distanciaram do judaísmo, consolidando-se como Igreja. Utilizamos uma abordagem qualitativa e crítica, com uma análise narrativa.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Geografia. Expansionismo Geográfico. Teologia.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This paper develops a critical thought on cultural transformation during a historical period spanning the 1st to the 4th centuries. It examines the changes in habits, housing, and thought that emerged from the encounter between cultures, focusing on glossolalia and how religion can alter social, occupational, and dietary structures of peoples. We use the beginning of the Christian Era as a landmark, emphasizing the practices of the Early Church, its origins, and the Hellenistic influence, alongside the presence of the Roman Empire, which left a legacy of faith for future generations. The research seeks answers on how to map this rich historical period, where culture and Greek (now English) were instruments of spreading the new faith, which was disseminated from place to place, even without the current means of communication. The faith story of the founders of the Early Church, who left Jerusalem towards Cyprus, Turkey, parts of Asia, and North Africa, is a rich narrative that endures today, both in Catholic and Protestant churches. The research was conducted based on renowned academic and critical materials, offering a comprehensive view of this historical milestone. The objective is to produce narratives about Christ, transforming ways of life through metanoia and promoting a renewed appreciation for life in Christian communities that distanced themselves from Judaism, solidifying themselves as the Church. We used a qualitative and critical approach, with a narrative analysis.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Geography. Geographical Expansion. Theology.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17863EXPANSIONISMO GEOGRÁFICO E CULTURAL DA IGREJA PRIMITIVA: MUDANÇAS DE CULTURAS DENTRO DO HELENISMO E JUDAÍSMO.2025-04-03T18:44:25+00:00Hugo Kfouri de Paulaservicehkp@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este trabalho analisa a expansão geográfica e cultural da Igreja Primitiva entre os séculos I e IV d.C., enfatizando o desenvolvimento teológico em diversos territórios e a prática da glossolalia. A pesquisa destaca como a Igreja, em um contexto marcado pelo helenismo e judaísmo, utilizou a linguagem e a filosofia helênicas para se afirmar e se expandir. A glossolalia, como fenômeno de comunicação espiritual, emergiu como um símbolo da nova identidade cristã e foi crucial para a evangelização em diversas regiões. Através de análises de Nogueira (2016) e Silva (2008), observa-se como a prática e a linguagem se entrelaçaram, facilitando a integração de diferentes culturas e a formação de comunidades cristãs. O trabalho também explora como a geografia influenciou a disseminação do cristianismo, com os apóstolos atravessando regiões diversas, adaptando-se às realidades locais e estabelecendo novas comunidades de fé. Além disso, a formação teológica foi essencial para solidificar os princípios da nova religião, contribuindo para a construção de uma base sólida em um território culturalmente plural. Por fim, conclui-se que a combinação de glossolalia, adaptação cultural e desenvolvimento teológico permitiu à Igreja Primitiva não apenas sobreviver, mas também prosperar em um ambiente hostil, moldando o panorama religioso da época.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Igreja Primitiva; Cristianismo; Expansão Religiosa; Filosofia Helenística; Judaísmo Helenístico; Roma Antiga.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This paper analyzes the geographical and cultural expansion of the Early Church between the 1st and 4th centuries AD, emphasizing the theological development in various territories and the practice of glossolalia. The research highlights how the Church, in a context marked by Hellenism and Judaism, utilized Hellenistic language and philosophy to assert and expand itself. Glossolalia, as a phenomenon of spiritual communication, emerged as a symbol of the new Christian identity and was crucial for evangelization in various regions. Through the analyses of Nogueira (2016) and Silva (2008), it is observed how practice and language intertwined, facilitating the integration of different cultures and the formation of Christian communities. The paper also explores how geography influenced the spread of Christianity, with the apostles crossing various regions, adapting to local realities, and establishing new faith communities. Furthermore, theological formation was essential to solidify the principles of the new religion, contributing to the creation of a solid foundation in a culturally plural territory. Finally, it concludes that the combination of glossolalia, cultural adaptation, and theological development allowed the Early Church not only to survive but also to thrive in a hostile environment, shaping the religious landscape of the time.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Early Church; Christianity; Religious Expansion; Hellenistic Philosophy; Hellenistic Judaism; Ancient Rome.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17893LEITOS DE SAÚDE MENTAL NO HOSPITAL GERAL: A INTERNAÇÃO QUE SE FAZ EM REDE.2025-04-10T00:35:15+00:00Marcus Macedo da Silvamarcus.macedo.psicologia@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O presente artigo propõe uma reflexão teórica acerca do Serviço Hospitalar de Referência (SHR), considerado um dos pontos estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na assistência às crises em saúde mental, conforme previsto na Portaria nº 3.088/2011. A partir de elaborações teóricas oriundas da prática, busca-se contribuir para o campo da saúde mental ao analisar o SHR à luz de suas normativas regulamentadoras, do paradigma psicossocial e da clínica ampliada. Destaca-se a importância da articulação em rede e a superação da lógica hospitalocêntrica historicamente presente nas instituições hospitalares. O artigo enfatiza a complexidade das situações de crise e a necessidade de uma atuação interdisciplinar e intersetorial. A proposta contempla ainda o uso do Projeto Terapêutico Singular (PTS) como ferramenta de cuidado e de articulação entre os diversos dispositivos da RAPS. Trata-se de uma contribuição teórica que visa fortalecer o funcionamento em rede dos leitos psiquiátricos em hospitais gerais, promovendo uma assistência mais humanizada e integrada.<strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Serviço Hospitalar de Referência. Rede de Atenção Psicossocial. Clínica ampliada. Saúde mental. Leitos psiquiátricos.<strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article proposes a theoretical reflection on the Serviço Hospitalar de Referência (SHR), considered a strategic component of the Psychosocial Care Network (RAPS) in managing mental health crises, as established by Ordinance No. 3.088/2011. Based on theoretical insights derived from professional practice, it aims to contribute to the mental health field by analyzing SHR through regulatory guidelines, the psychosocial paradigm, and the concept of extended clinical practice. The study emphasizes the importance of integrated care and the need to overcome the hospital-centered logic historically present in health institutions. It also highlights the complexity of mental health crises and the need for interdisciplinary and intersectoral approaches. The implementation of the Singular Therapeutic Project (PTS) is presented as a key tool in providing coordinated care. This theoretical contribution aims to strengthen the network-based operation of psychiatric beds in general hospitals, fostering more humane and integrated mental health assistance.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Reference Hospital Service. Psychosocial Care Network. Extended clinical practice. Mental health. Psychiatric beds.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17902A RESPONSABILIDADE NO PROCESSO TERAPÊUTICO.2025-04-11T02:16:37+00:00Daniel dos Santos Rosapsi.danielsrosa@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O presente artigo busca ampliar a visão do ser humano e compreender como a responsabilidade pode ser essencial para dedicar-se e entregar-se ao processo terapêutico. Por meio de uma revisão bibliográfica de escritos de Viktor Frankl e demais autores, será apresentado como o olhar da responsabilidade pode ser fundamental para o desenvolvimento saudável do ser humano. Também será apresentado a perspectiva da responsabilidade em outras abordagens psicoterapêuticas. A partir disto, apresenta-se a responsabilidade e suas implicações como fundamental no processo terapêutico, para ambos, terapeuta e paciente, assim como sua influência que se estende para depois da terapia como um modo de ser e viver mais saudável.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Logoterapia. Psicoterapia. Viktor Frankl. Responsabilidade.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong> </strong></p> <p>This article seeks to broaden the vision of the human being and understand how responsibility can be essential to dedicate and surrender to the therapeutic process. Through a bibliographic review of writings by Viktor Frankl and other authors, it will be presented how the view of responsibility can be fundamental for the healthy development of the human being. The perspective of responsibility in other psychotherapeutic approaches will also be presented. From this, responsibility and its implications are presented as fundamental in the therapeutic process, for both therapist and patient, as well as its influence that extends to after therapy as a healthier way of being and living.<strong> </strong></p> <p><strong>Keywords: </strong>Logotherapy. Psychotherapy. Viktor Frankl. Responsibility.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17910A ADMINISTRAÇÃO DE ALEXANDRIA SOB CLEÓPATRA VII E SEU IMPACTO NA ECONOMIA DO EGITO PTOLOMAICO.2025-04-13T21:46:27+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo analisa a importância da administração da cidade de Alexandria durante o reinado de Cleópatra VII, última rainha da dinastia ptolomaica, no desenvolvimento econômico do Egito helenístico. Considerando o contexto político e comercial do período, discute-se como a governante egípcia utilizou a posição estratégica da cidade e implementou políticas administrativas voltadas à estabilidade financeira, ao comércio internacional e à diplomacia econômica. A pesquisa destaca a relevância da cidade como centro portuário, cultural e monetário, refletindo a capacidade administrativa da monarca em um cenário de crescente influência romana. No estudo da administração de Cleópatra VII sob uma perspectiva histórica e política, destacando sua atuação como estadista que articulou cultura, economia e diplomacia como formas de manutenção da soberania egípcia frente à ascensão de Roma. Abordam-se aspectos da política comercial, o papel simbólico de Alexandria como capital cosmopolita, o incentivo às instituições culturais como a Biblioteca e o Museu, e o uso estratégico do conhecimento como forma de "<em>soft power</em>".</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Cleópatra VII; Alexandria; economia; Egito Ptolemaico; administração; <em>Soft Power</em>; Egito helenístico; Diplomacia cultural.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article analyzes the importance of the administration of the city of Alexandria during the reign of Cleopatra VII, the last queen of the Ptolemaic dynasty, in the economic development of Hellenistic Egypt. Considering the political and commercial context of the period, it discusses how the Egyptian ruler used the city's strategic position and implemented administrative policies aimed at financial stability, international trade, and economic diplomacy. The research highlights the relevance of the city as a port, cultural, and monetary center, reflecting the monarch's administrative capacity in a scenario of growing Roman influence. The study of Cleopatra VII's administration from a historical and political perspective, highlighting her performance as a stateswoman who articulated culture, economy, and diplomacy as ways of maintaining Egyptian sovereignty in the face of the rise of Rome. Aspects of commercial policy, the symbolic role of Alexandria as a cosmopolitan capital, the encouragement of cultural institutions such as the Library and the Museum, and the strategic use of knowledge as a form of "soft power" are addressed.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Cleopatra VII; Alexandria; economy; Ptolemaic Egypt; administration; Soft Power; Hellenistic Egypt; Cultural diplomacy.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17916IMPACTOS PSICOLÓGICOS DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM MULHERES NEGRAS.2025-04-16T23:22:14+00:00Ariel Santos Machadoarielsantosmachado@aluno.ufrb.edu.brIsrael Camposisracamposedh@gmail.comLuiz Gustavo Souza Nunesluizguga@aluno.ufrb.edu.brMariana Leal Santos Paixãomari11@aluno.ufrb.edu.brOrlando Souza Ramos Bispoorlando@aluno.ufrb.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A violência obstétrica não possui um consenso conceitual, mas pode-se afirmar que é um problema estrutural da nossa sociedade. As mulheres negras são mais suscetíveis a esse tipo de agressão por conta do racismo institucional e científico. Além disso, a violência obstétrica pode gerar impactos psicológicos, como por exemplo, o Transtorno de Adaptação pós parto e a Depressão Pós Parto. Foi realizada uma revisão de literatura de artigos, livros, leis e reportagens publicados entre os anos de 2005 a 2024, realizada de abril a junho de 2024, foram incluídos os materiais disponíveis online, gratuitamente e em português e foram excluídos materiais repetitivos, não houve recorte temporal. As plataformas utilizadas foram: Scientific Electronic Library Online (SciELO), portal de periódicos da CAPES, Repositório da USP, site oficial do Governo Federal e site da Associação Paulista de Medicina, site oficial da OMS, JusBrasil, Portal do CFM, Portal do CREMERJ, SISTEMOTECA - Sistema de Bibliotecas da UFCG e o Repositório da UFF. Objetiva-se analisar os estudos desenvolvidos a respeito da violência obstétrica e destacar os impactos dessa agressão, sobretudo psicológicos, em mulheres negras.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong> Impactos psicológicos; Mulheres negras; Parturiente; Violência obstétrica.</p> <h1> <strong> </strong></h1> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Obstetric violence does not have a conceptual consensus, but it can be said that it is a structural problem in our society. Black women are more susceptible to this type of aggression due to institutional and scientific racism. Furthermore, obstetric violence can generate psychological impacts, such as postpartum Adjustment Disorder and Postpartum Depression. A literature review of articles, books, laws, and reports published between the years 2005 and 2024 was carried out, carried out from April to June 2024, materials available online, free of charge and in Portuguese were included, repetitive materials had no time frame. Platform used: Scientific Electronic Library Online (SciELO), CAPES journal portal, USP repository, official website of the Federal Government and website of the Associação Paulista de Medicina, official website of WHO, JusBrasil, CFM Portal, CREMERJ Portal, SISTEMOTECA-UFCG Library System and UFF repository. The objective is to analyze the studies developed regarding obstetric violence and highlight the impacts of this aggression, especially psychological, on black women. </p> <p><strong>Keywords: </strong>Psychological impacts; Black women; Parturient; Obstetric violence.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17919A AUTONOMIA DA MULHER EGÍPCIA: CLEÓPATRA VII NO MUNDO HELENÍSTICO E A CONDIÇÃO FEMININA ROMANA.2025-04-19T02:14:36+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo analisa a autonomia da mulher egípcia no contexto helenístico, utilizando a figura de Cleópatra VII como exemplo central. Compara-se a realidade cultural e jurídica das mulheres egípcias com a das mulheres romanas no mesmo período, destacando-se as diferenças de direitos, papéis sociais e percepção pública. Cleópatra surge como símbolo da alteridade feminina e da resistência a um modelo patriarcal dominante na Antiguidade. A imagem de Cleópatra VII, rainha do Egito e última soberana da dinastia ptolomaica, foi amplamente moldada e distorcida pelos discursos políticos e culturais romanos. Em especial após sua aliança com Marco Antônio e a subsequente derrota frente a Otaviano (futuro imperador Augusto), a figura de Cleópatra passou a ser representada de maneira pejorativa, associada à lascívia, manipulação e ameaça à ordem romana. Este artigo propõe uma análise da propaganda negativa romana em torno de Cleópatra sob a perspectiva dos estudos de gênero, examinando como o sexismo e a xenofobia foram mobilizados como instrumentos de deslegitimação política.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Cleópatra VII. Egito. Mulheres na Antiguidade. Roma. Autonomia feminina. Imagem.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article analyzes the autonomy of Egyptian women in the Hellenistic context, using the figure of Cleopatra VII as a central example. It compares the cultural and legal reality of Egyptian women with that of Roman women in the same period, highlighting the differences in rights, social roles, and public perception. Cleopatra emerges as a symbol of female otherness and resistance to a dominant patriarchal model in Antiquity. The image of Cleopatra VII, Queen of Egypt and last sovereign of the Ptolemaic dynasty, was largely shaped and distorted by Roman political and cultural discourses. Especially after her alliance with Mark Antony and subsequent defeat by Octavian (future Emperor Augustus), the figure of Cleopatra began to be represented in a pejorative manner, associated with lasciviousness, manipulation, and a threat to the Roman order. This article proposes an analysis of negative Roman propaganda surrounding Cleopatra from the perspective of gender studies, examining how sexism and xenophobia were mobilized as instruments of political delegitimization.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Cleopatra VII. Egypt. Women in Antiquity. Rome. Female autonomy. Image.</p> <p> </p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17928TERRORISMO NUTRICIONAL NAS MÍDIAS SOCIAIS E SUA RELAÇÃO COM TRANSTORNOS ALIMENTARES EM MULHERES: UMA REVISÃO NARRATIVA.2025-04-23T16:19:05+00:00Israel Marques Camposisracamposedh@gmail.comJessica Vasconcelos Ganem Baltazarjeu_vgb@hotmail.comThalita Victoria Nascimento dos Santosthalitavictoria2908@gmail.comWalleska do Nascimento de Sousawalleskanascimento45@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Esse estudo tem como objetivo analisar como a popularização de conteúdos nutricionais nas mídias sociais colaboram para o aparecimento do terrorismo nutricional, e auxiliam no surgimento de transtornos alimentares, sobretudo entre as mulheres. Esse conceito caracteriza-se pela disseminação de informações alarmistas e distorcidas sobre a alimentação, que induzem a mudanças extremas nos hábitos alimentares. Este estudo trata-se de uma revisão narrativa da literatura, que analisou títulos dos últimos dez anos, com exceção de títulos de 2004, 2007 e outro de 1996. Concluindo assim, com as análises dos estudos recuperados, que as práticas de disseminação do terrorismo nutricional têm se intensificado nas redes sociais, sobretudo no Instagram, onde influenciadores digitais adjunto da indústria alimentícia, compartilham dicas alimentares que prometem soluções milagrosas e o “corpo perfeito”, atingindo negativamente a percepção corporal e o bem estar psicológico das mulheres, que são mais suscetíveis a pressões estéticas, favorecendo a manutenção dos transtornos alimentares.</p> <p><strong>Palavras- Chave:</strong> Restrição alimentar; Rede social; Transtornos da Alimentação; Estética; Saúde da Mulher</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT </strong></p> <p>This study aims to analyze how the popularization of nutritional content on social media contributes to the emergence of nutritional terrorism, and helps in the appearance of eating disorders, especially among women. This concept is characterized by the dissemination of alarmist and distorted information about food, which leads to extreme changes in eating habits. This study is a narrative review of the literature, which analyzed titles from the last 10 years, with the exception of titles from 2004, 2007 and another from 1996. Concluding then, with the analysis of the studies recovered, that the practices of disseminating nutritional terrorism have intensified on social media, especially on Instagram, where digital influencers from the food industry share dietary tips that promise miraculous solutions and the “perfect body”, negatively affecting women's body perception and psychological well-being, who are more susceptible to aesthetic pressures, favoring the maintenance of eating disorders.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Dietary Restriction; Social Networking; Eating Disorder; Esthetics; Women's Health.</p> <p> </p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Este estudio pretende analizar cómo la popularización de contenidos nutricionales en las redes sociales contribuye a la aparición del terrorismo nutricional y ayuda el surgimiento de trastornos alimentarios, especialmente entre las mujeres. Este concepto se caracteriza por la difusión de información alarmista y distorsionada sobre la alimentación, lo que conduce a cambios extremos en los hábitos alimentarios. Este estudio es una revisión narrativa de la literatura, que analizó títulos de los últimos 10 años, com excepción de títulos de 2004, 2007 y otro de 1996. Concluyendo así, con el análisis de los estudios recuperados, que las prácticas de difusión del terrorismo nutricional se han intensificado en las redes sociales, especialmente en Instagram, donde influencers digitales de la industria alimentaria comparten consejos dietéticos que prometen soluciones milagrosas y el “cuerpo perfecto”, afectando negativamente la percepción corporal y el bienestar psicológico de las mujeres, lo que son más susceptibles a las presiones estéticas, favoreciendo el mantenimiento de los trastornos alimentarios.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> Restricción Dietética; Red Social; Trastornos de Alimentación; Estética; Salud de la Mujer.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17930IMPACTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.2025-04-24T14:36:41+00:00Ivan de Jesus Ferreiraijf@alumni.usp.brDaurimar Pinheiro Leãodaurimarleao61@gmail.comManoel Vieira Leão Netodaurimarleao61@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong><br>O Programa de Residência Pedagógica (PRP), vinculado à CAPES, tem se destacado como uma política pública inovadora voltada à qualificação da formação inicial de professores, especialmente nos cursos de Licenciatura em Educação Física. Ao promover uma imersão sistemática dos licenciandos em ambientes escolares reais, o PRP fortalece a articulação entre teoria e prática, possibilitando a construção de saberes docentes mais contextualizados, críticos e reflexivos. O programa contribui para o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais, como o planejamento, a avaliação e a mediação da aprendizagem, ao mesmo tempo que favorece a construção da identidade profissional docente. A experiência no PRP permite aos estudantes compreenderem a complexidade da escola contemporânea, enfrentarem desafios reais e elaborarem práticas pedagógicas inclusivas e transformadoras. Embora ainda enfrente limitações estruturais e formativas, o PRP representa uma importante estratégia para o fortalecimento da Educação Física como componente curricular essencial na formação integral dos estudantes da Educação Básica.</p> <p><br><strong>Palavras-chave:</strong> Formação docente; Educação Física; Residência Pedagógica; Prática pedagógica; Teoria e prática; Identidade profissional.</p> <p><br><strong>ABSTRAC</strong><br>The Pedagogical Residency Program (PRP), linked to CAPES, has stood out as an innovative public policy aimed at qualifying initial teacher training, especially in Physical Education undergraduate courses. By promoting a systematic immersion of undergraduates in real school environments, the PRP strengthens the connection between theory and practice, enabling the construction of more contextualized, critical and reflective teaching knowledge. The program contributes to the development of essential pedagogical skills, such as planning, assessment and mediation of learning, while also favoring the construction of the professional identity of teachers. The experience in the PRP allows students to understand the complexity of contemporary schools, face real challenges and develop inclusive and transformative pedagogical practices. Although it still faces structural and formative limitations, the PRP represents an important strategy for strengthening Physical Education as an essential curricular component in the comprehensive education of Basic Education students. </p> <p><br><strong>Keywords:</strong> Teacher training; Physical Education; Pedagogical Residency; Pedagogical practice; Theory and practice; Professional identity.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17931A INFLUÊNCIA DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SUBSÍDIOS CIENTÍFICOS E CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS.2025-04-24T14:53:46+00:00Ivan de Jesus Ferreiraijf@alumni.usp.brDaurimar Pinheiro Leãodaurimarleao61@gmail.comMilena Pantoja Acioliijf@alumni.usp.br<p><strong>RESUMO</strong><br>O atletismo, como conteúdo da Educação Física escolar, possui um papel significativo na formação integral dos estudantes da Educação Básica, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social. Este estudo analisa a influência do atletismo nesse contexto, destacando subsídios científicos que demonstram seus benefícios no aprimoramento das habilidades motoras, no bem-estar psicológico e na promoção de vínculos sociais positivos. A prática regular do atletismo estimula competências motoras fundamentais e pode atender a necessidades psicológicas básicas, como a autonomia e o senso de competência. Além disso, sua abordagem lúdica, quando aliada a metodologias eficazes, favorece o engajamento estudantil e amplia o repertório motor dos alunos, contribuindo para um ensino mais inclusivo e significativo. Apesar disso, o atletismo ainda é subutilizado nas escolas, em razão de obstáculos estruturais e pedagógicos. Diante disso, ressalta-se a importância da formação docente e da valorização de práticas corporais contextualizadas, que integrem o esporte à construção do conhecimento e da cidadania. </p> <p><strong>Palavra-chave:</strong> Atletismo. Educação Física. Educação Básica. Desenvolvimento Motor.<br>Ensino Lúdico. Inclusão Escolar.<br><br><strong>ABSTRACT</strong><br>Athletics, as a subject of Physical Education in schools, plays a significant role in the comprehensive education of students in Basic Education, contributing to their physical, cognitive, emotional and social development. This study analyzes the influence of athletics in this context, highlighting scientific evidence that demonstrates its benefits in improving motor skills, psychological well-being and promoting positive social bonds. Regular practice of athletics stimulates fundamental motor skills and can meet basic psychological needs, such as autonomy and a sense of competence. In addition, its playful approach, when combined with effective methodologies, favors student engagement and expands students' motor repertoire, contributing to more inclusive and meaningful teaching. Despite this, athletics is still underutilized in schools due to structural and pedagogical obstacles. In view of this, the importance of teacher training and the appreciation of contextualized physical practices that integrate sports with the construction of knowledge and citizenship is highlighted.</p> <p><br><strong>Keyword:</strong> Athletics. Physical Education. Basic Education. Motor Development. Playful<br>Teaching. School Inclusion.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17932EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA QUALIDADE DO SONO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.2025-04-24T15:08:15+00:00Julia de Oliveira Simãoijf@alumni.usp.brIvan de Jesus Ferreiraijf@alumni.usp.brDaurimar Pinheiro Leãodaurimarleao61@gmail.comDerick Samuel Alves Leãodaurimarleao61@gmail.comAlessandra Alves da Silva Magalhãesijf@alumni.usp.br<p><strong>RESUMO</strong><br>Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de PIB-S-0213/2022, Aprovado no CEP/UFAM com o número do protocolo: CAAE 46944421.5.0000.5020. O presente estudo tem por objetivo avaliar os efeitos da pandemia da Covid-19 na qualidade do sono em profissionais de saúde de um hospital universitário da cidade de Manaus-AM. Trata-se de um estudo descritivo, observacional e transversal. Os dados foram coletados por meio da ferramenta do Google forms através de questionários disponibilizados aos profissionais de saúde, tais como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Devido às limitações textuais do artigo, apresentamos apenas um questionário sociodemográfico/ocupacional, questionário de hábitos durante a pandemia da<br>Covid-19 e um questionário validado de Índice de gravidade de insônia. A pesquisa foi realizada em um hospital universitário da cidade de Manaus-AM. A amostra (n=146) foi composta por 67,8% (n=99) de mulheres, 30,8%, (n=45) na faixa etária 40-50 anos. 45,2%, (n=66) possuía especialização e 68,5% (n= 100) tinha a carga horária igual ou maior que 40 horas semanais. Quanto aos hábitos de vida, 48,6%, (n=71) relataram não realizar atividade física e 63,7%, (n=93) referiram consumir bebidas estimulantes diariamente. Desta forma, observou-se que, em relação ao padrão de sono, 65, 1% (n=95) considerou que as dificuldades apresentadas interferiam de alguma forma nas atividades diurnas, 71.3% (n= 104) demonstraram algum nível de insatisfação com o sono. De acordo com o Índice de Gravidade de Insônia (ISI-7), 39,7% (n=58) dos profissionais apresentaram insônia subliminar, 17, 1% (n=25) insônia clínica moderada e 2% (n=3) insônia clínica severa. Espera-se com a realização deste estudo conhecer os impactos da pandemia da Covid-19 na qualidade do sono destes profissionais e propor medidas que possam minimizar tais efeitos.</p> <p><br><strong>Palavras-chave:</strong> saúde mental, sono, coronavírus, sistema público de saúde.</p> <p><br><strong>ABSTRACT</strong><br><em>EFFECTS OF THE COVID-19 PANDEMIC ON SLEEP QUALITY IN HEALTHCARE PROFESSIONALS AT A UNIVERSITY HOSPITAL.</em></p> <p><br>This article presents an excerpt from a research developed in the PIB-S0213/2022 program, approved by CEP/UFAM with protocol number: CAAE 46944421.5.0000.5020. The present study aims to evaluate the effects of the Covid19 pandemic on the quality of sleep in health professionals at a university hospital in the city of Manaus-AM. This is a descriptive, observational, and cross-sectional study. Data were collected using the Google Forms tool through questionnaires made available to health professionals, such as doctors, nurses, and nursing technicians. Due to the textual limitations of the article, we present only a sociodemographic occupational questionnaire, a questionnaire on habits during the Covid-19 pandemic, and a validated Insomnia Severity Index questionnaire. The<br>research was carried out at a university hospital in the city of Manaus-AM. The sample (n=146) consisted of 67.8% (n=99) women, 30.8% (n=45) in the 40-50 age group. 45.2% (n=66) had a specialization and 68.5% (n=100) had a workload equal to or greater than 40 hours per week. Regarding lifestyle habits, 48.6% (n=71) reported not performing physical activity and 63.7% (n=93) reported consuming stimulant drinks daily. Thus, it was observed that, in relation to sleep patterns, 65.1% (n=95) considered that the difficulties presented interfered in some way with daytime activities, 71.3% (n=104) demonstrated some level of dissatisfaction with sleep. According to the Insomnia Severity Index (ISI-7), 39.7% (n=58) of professionals had sub threshold insomnia, 17.1% (n=25) had moderate clinical insomnia, and 2% (n=3) had severe clinical insomnia. This study is expected to understand the impacts of the Covid-19 pandemic on the sleep quality of these professionals and propose measures that can minimize such effects.</p> <p><br><strong>KEY WORDS</strong>: Mental health, Sleep, Coronavirus, Public health system.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17933ARQUÉTIPOS DE RESISTÊNCIA: ALTERIDADE, PODER E CULTURA.2025-04-24T16:22:21+00:00Thomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este estudo propõe uma análise da figura de Cleópatra VII enquanto arquétipo de resistência, considerando os eixos da alteridade, do poder e da cultura. Distante das reduções eurocêntricas que a caracterizam apenas como sedutora, Cleópatra é abordada como uma estrategista política que desafiou o imperialismo romano, utilizando-se de sua identidade egípcia e grega para articular alianças e preservar a soberania de seu reino. Através do viés da alteridade, evidencia-se sua condição de mulher oriental enfrentando as normas patriarcais e colonizadoras do Ocidente romano. No campo do poder, destaca-se sua atuação como soberana legítima e ativa nos assuntos administrativos, diplomáticos e militares. Culturalmente, Cleópatra representa a fusão entre tradição e inovação, incorporando símbolos religiosos e linguísticos para consolidar sua imagem junto ao povo egípcio e aos aliados estrangeiros. Assim, a rainha de Alexandria é interpretada como figura simbólica de resistência feminina e de preservação cultural frente à dominação estrangeira.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Cleópatra VII; resistência; alteridade; poder; cultura; identidade feminina.</p> <p><strong>ARCHETYPES OF RESISTANCE: ALTERITY, POWER AND CULTURE</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This study proposes an analysis of the figure of Cleopatra VII as an archetype of resistance, considering the axes of otherness, power and culture. Far from the Eurocentric reductions that characterize her only as a seductress, Cleopatra is approached as a political strategist who challenged Roman imperialism, using her Egyptian and Greek identities to forge alliances and preserve the sovereignty of her kingdom. Through the perspective of otherness, her condition as an Eastern woman confronting the patriarchal and colonizing norms of the Roman West is highlighted. In the field of power, her performance as a legitimate and active sovereign in administrative, diplomatic and military matters stands out. Culturally, Cleopatra represents the fusion of tradition and innovation, incorporating religious and linguistic symbols to consolidate her image among the Egyptian people and foreign allies. Thus, the queen of Alexandria is interpreted as a symbolic figure of female resistance and cultural preservation in the face of foreign domination.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Cleopatra VII; resistance; otherness; power; culture; feminine identity.</p> <p><strong>ARCHÉTYPES DE LA RÉSISTANCE: ALTÉRITÉ, POUVOIR ET CULTURE</strong></p> <p><strong>RÉSUMÉ</strong></p> <p>Cette étude propose une analyse de la figure de Cléopâtre VII comme archétype de la résistance, en considérant les axes de l’altérité, du pouvoir et de la culture. Loin des réductions eurocentriques qui la caractérisent uniquement comme une séductrice, Cléopâtre est abordée comme une stratège politique qui a défié l'impérialisme romain, utilisant son identité égyptienne et grecque pour forger des alliances et préserver la souveraineté de son royaume. À travers la perspective de l’altérité, sa condition de femme orientale confrontée aux normes patriarcales et colonisatrices de l’Occident romain est mise en lumière. Dans le domaine du pouvoir, sa performance en tant que souveraine légitime et active dans les domaines administratif, diplomatique et militaire se distingue. Sur le plan culturel, Cléopâtre représente la fusion entre tradition et innovation, incorporant des symboles religieux et linguistiques pour consolider son image auprès du peuple égyptien et de ses alliés étrangers. Ainsi, la reine d’Alexandrie est interprétée comme une figure symbolique de la résistance féminine et de la préservation culturelle face à la domination étrangère.</p> <p><strong>Mots-clés:</strong> Cléopâtre VII ; résistance; altérité; pouvoir; culture; identité féminine.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17936INFLUENCIA DO ESTADO NUTRICIONAL SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR.2025-04-25T03:29:55+00:00Ivan de Jesus Ferreiraijf@alumni.usp.brAlberto Santos Gouveaijf@alumni.usp.brAna Beatriz de Oliveira Ferreiraijf@alumni.usp.br<p><strong>RESUMO</strong><br>O estado nutricional é um fator determinante no desempenho escolar de crianças e adolescentes, influenciando diretamente o desenvolvimento cognitivo e físico. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre estado nutricional e rendimento acadêmico, com base em evidências científicas nacionais e internacionais. Estudos demonstram que tanto a desnutrição quanto a supernutrição estão associadas a déficits de atenção, memória e raciocínio, afetando negativamente o desempenho escolar. A desnutrição compromete o desenvolvimento cerebral, especialmente na primeira infância, enquanto a obesidade interfere na concentração e na<br>execução de tarefas cognitivas complexas. Além disso, fatores socioeconômicos desempenham papel mediador importante nessa relação, impactando o acesso à alimentação de qualidade e ao ambiente escolar favorável. A literatura também indica que, embora a nutrição seja essencial, outras variáveis, como apoio familiar e qualidade do ensino, devem ser consideradas. Concluise que estratégias intersetoriais, como programas de alimentação escolar, educação nutricional e políticas públicas de combate à desigualdade, são fundamentais para promover melhorias no desempenho educacional. Reforça-se, ainda, a importância de novas pesquisas que investiguem os múltiplos determinantes dessa relação em diferentes contextos sociais e culturais.</p> <p><br><strong>Palavras-chave:</strong> Estado nutricional; Rendimento escolar; Desnutrição infantil; Desenvolvimento cognitivo; Alimentação escolar.</p> <p><br><strong>ABSTRACT</strong><br>Nutritional status is a determining factor in the academic performance of children and adolescents, directly influencing cognitive and physical development. This article aims to analyze the relationship between nutritional status and academic performance, based on<br>national and international scientific evidence. Studies show that both malnutrition and overnutrition are associated with deficits in attention, memory, and reasoning, negatively affecting academic performance. Malnutrition compromises brain development, especially in early childhood, while obesity interferes with concentration and the execution of complex cognitive tasks. In addition, socioeconomic factors play an important mediating role in this relationship, impacting access to quality food and a favorable school environment. The literature also indicates that, although nutrition is essential, other variables, such as family support and quality of education, must be considered. It is concluded that intersectoral strategies, such as school feeding programs, nutritional education, and public policies to combat inequality, are essential to promote improvements in educational performance. The importance of new research that investigates the multiple determinants of this relationship in different social and cultural contexts is also reinforced.</p> <p><br><strong>Keywords:</strong> Nutritional status; School performance; Child malnutrition; Cognitive<br>development; School meals<br><br></p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17943A CRIAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS.2025-04-25T19:56:04+00:00Sebastião Perez Souzawtlima@uea.edu.brLuiz Eduardo Castrowtlima@uea.edu.brJoão Luís Ferreirawtlima@uea.edu.brWendell Teles de Limawtlima@uea.edu.brDaniela da Silva Ferreirawtlima@uea.edu.brMarcelo Lacorttwtlima@uea.edu.brAna Maria de Libório de Oliveirawtlima@uea.edu.brDavi Alexandre da Costa Floreswtlima@uea.edu.brGlaucia Crista da Silva Freitaswtlima@uea.edu.brThomaz Décio Abdalla Siqueirathomazabdalla@ufam.edu.brGustavo Ferreira Duartewtlima@uea.edu.brMaércio de Oliveira Costawtlima@uea.edu.brFrancilene dos Santos Cruzwtlima@uea.edu.brAluízio Lopes da Silva Júniorwtlima@uea.edu.brMaria Auxiliadora Teles de Limawtlima@uea.edu.brHellen Passos Santanawtlima@uea.edu.brTaina de Souza Oliveirawtlima@uea.edu.brHugo De Sousa Damascenowtlima@uea.edu.brWesley Rodrigo Ribeiro Saldanhawtlima@uea.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Nos anos 2000 foi constituída a região metropolitana de Manaus, criando-se ou intensificando o poder político da cidade de Manaus, como em torno da cidade da capital, que ressaltou o poder político desse ponto do território, tendo sua constituição incidindo no território amazonense, a ideia de constituição de regiões metropolitanas do Brasil em função do processo de urbanização que o país passa que resulta nessas regiões em diferentes espaços do Brasil, sendo que a constituição remete diretamente a constituição da região metropolitana de Manaus, este artigo foi constituído por uma pesquisa bibliográfica, com artigos de revistas indexadas sobre o assunto e trabalhos acadêmicos, para entendermos as regiões metropolitanas do país vai para além das conturbações das cidades que formam essas regiões.</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> região metropolitana; polarização; recorte espacial</p> <p><strong>THE CREATION OF THE CONSTITUTION OF THE METROPOLITAN REGION OF MANAUS</strong></p> <p><strong>SUMMARY</strong></p> <p>In the 2000s, the metropolitan region of Manaus was established, creating or intensifying the political power of the city of Manaus, as around the capital city, which highlighted the political power of this point in the territory, with its constitution affecting the Amazonian territory, the idea of establishing metropolitan regions in Brazil due to the urbanization process that the country is going through, which results in these regions in different spaces in Brazil, and the constitution directly refers to the constitution of the metropolitan region of Manaus. This article was made up of bibliographical research, with articles from indexed journals on the subject and academic works, to understand the metropolitan regions of the country goes beyond the turmoil of the cities that form these regions.</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> metropolitan region; polarization; spatial division</p> <p><strong>LA CREACIÓN DE LA CONSTITUCIÓN DE LA REGIÓN METROPOLITANA DE MANAUS</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>En la década de 2000, se creó la región metropolitana de Manaus, creando o intensificando el poder político de la ciudad de Manaus, como alrededor de la ciudad de la capital, lo que destacó el poder político de este punto del territorio, con su constitución centrada en el territorio amazónico, la idea de establecer regiones metropolitanas en Brasil debido al proceso de urbanización que atraviesa el país que resulta en estas regiones en diferentes espacios de Brasil, y la constitución se refiere directamente a la constitución de la región metropolitana de Manaus. El artículo estuvo constituido por una investigación bibliográfica, con artículos de revistas indexadas sobre el tema y trabajos académicos, para comprender las regiones metropolitanas del país, va más allá de las perturbaciones de las ciudades que forman estas regiones.</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> región metropolitana; polarización; contorno espacial</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17860FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES DA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA .2025-04-03T17:55:09+00:00Marco Antonio da Silvakantsophos@bol.com.brDelfi López Rolónkantsophos@bol.com.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O estudo da “Formação docente em Ensino Religioso” tem como objetivo conhecer a formação docente em Ensino Religioso no Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória. Adota como abordagem metodológica o enfoque qualitativo com aspecto fenomenológico. A dimensão teórica desta pesquisa recorre ao acervo bibliográfica, pois se baseia no estudo de fontes secundárias. É uma pesquisa não priorística visto que suas categorias surgiram após a pesquisa. O design de pesquisa adotado é do tipo transversal seccional. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com pessoas da Faculdade: representante, coordenador, professor e alunos matriculados e alunos egressos. O pioneirismo desta faculdade levou a escolha desta instituição para a pesquisa, pois se trata de uma instituição de ensino que oferta formação em Ensino Religioso, por meio do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões. O resultado desta pesquisa oferece uma estrutura que descreve a formação dos professores de Ensino Religioso e contribui para a comunidade acadêmica, para a Faculdade alvo da pesquisa, para o crescimento profissional do pesquisador e para a qualidade do Ensino Religioso. Ao conhecer o curso, destaca-se a qualidade da formação, fruto da infraestrutura, do corpo docente, do currículo alinhado às demandas sociais e das metodologias adequadas. Embora elogiado, há sugestões de melhoria, principalmente no currículo.</p> <p><strong><em>Palavras chave</em>:</strong> Ensino Religioso, Formação docente, Inovação em Ensino Religioso.</p> <p> </p> <p><strong>RESUMEN</strong><strong> </strong></p> <p>El estudio "Formación del Profesorado en Enseñanza Religiosa" tiene como objetivo conocer la formación del profesorado en Enseñanza Religiosa en la Licenciatura en Ciencias Religiosas de la Faculdade Unida de Vitória. Su abordaje metodológico es cualitativo con vertiente fenomenológica. La dimensión teórica de esta investigación se apoya en el acervo bibliográfico, ya que se basa en el estudio de fuentes secundarias. Se trata de un estudio no priorizado, ya que sus categorías surgieron después de la investigación. El diseño de investigación adoptado es transversal. Los datos se recogieron en entrevistas con personas de la Facultad: representante, coordinador, profesor, alumnos matriculados y graduados. El carácter pionero de esta facultad determinó la elección de esta institución para la investigación, por tratarse de una institución de enseñanza que ofrece formación inicial en Educación Religiosa, por medio de la carrera de Licenciatura en Ciencias Religiosas. El resultado de esta investigación proporciona un marco que describe la formación de profesores de Educación Religiosa y contribuye a la comunidad académica, a la Facultad objeto de la investigación, al crecimiento profesional de la investigadora y a la calidad de la Educación Religiosa. Al conocer el curso, se destaca la calidad de la formación, resultado de la infraestructura, del cuerpo docente, del currículo alineado a las demandas sociales y de las metodologías apropiadas. Aunque elogiadas, hay sugerencias de mejora, especialmente en el currículo.</p> <p><em>Palabras clave</em>: Educación Religiosa, Formación docente, Innovación en Educación Religiosa.</p> <p> </p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong> </strong></p> <p>The study of "Initial Teacher Training in Religious Education" aims to find out about teacher training in Religious Education in the Degree Course in Religious Sciences at the Faculdade Unida de Vitória. Its methodological approach is qualitative with a phenomenological aspect. The theoretical dimension of this research draws on the bibliographic collection, as it is based on the study of secondary sources. It is a non-prioritized study, since its categories emerged after the research. The research design adopted is cross-sectional. The data was collected in interviews with people from the faculty: representative, coordinator, professor and enrolled students and graduates. The pioneering nature of this college led to the choice of this institution for the research, as it is an educational institution that offers initial training in Religious Education, through the Degree Course in Religious Sciences. The result of this research provides a framework that describes the training of Religious Education teachers and contributes to the academic community, to the faculty that was the target of the research, to the professional growth of the researcher and to the quality of Religious Education. Upon learning about the course, the quality of the training stands out, as a result of the infrastructure, the teaching staff, the curriculum aligned with social demands and the appropriate methodologies. Although praised, there are suggestions for improvement, especially in the curriculum.</p> <p><strong><em>Key words</em>:</strong> Religious Education, Teacher training, Innovation in Religious Education.</p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025