//periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/issue/feed BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia 2024-06-30T19:58:58+00:00 Thomaz Décio Abdalla Siqueira neida.bius@gmail.com Open Journal Systems <p>O Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogentologia é um períodico quadrimestral da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aberto aos conteúdos das diferentes fases de desenvolvimento humano na área da Educação Física e Fisioterapia. Seu principal objetivo é a divulgação da produção do conhecimento no Brasil em todas as eferas da saúde que compete a atuação dos profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia.</p> //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15855 COM BASE NO CONTEÚDO DA SAGAH: PROMOÇÃO À SAÚDE E À QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO CLÍNICO. 2024-06-30T17:19:45+00:00 Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior mrmarquesjr@gmail.com Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br Daniela Jéssica Bezerra Sales danielajessicasales2016@gmail.com <p><strong>Estudo de Caso 2</strong></p> <p>Estudo de Caso 4</p> <p>Com base no conteúdo da SAGAH: Promoção à Saúde e à Qualidade de Vida no Trabalho, analisar o Estudo de Caso 4 que segue e responder as questões solicitadas. A saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores são preocupações crescentes das empresas que reconhecem que trabalhadores saudáveis e felizes se comprometem mais com suas atividades e com os objetivos organizacionais.</p> <p>Com relação a esse assunto, observe a situação a seguir.</p> <p>A Ka &amp; Ka é uma empresa de produtos alimentícios muito bem conhecida, não somente em sua região, mas também, em todo o país. Com mais de 50 anos no mercado, já foi premiada por ser uma das melhores empresas para trabalhar, pois oferece remuneração justa a seus colaboradores e preza por sua segurança e sua qualidade de vida no trabalho.</p> <p>No entanto, há dois anos, a Ka &amp; Ka vem perdendo sua posição neste quesito: o índice de absenteísmo aumentou, assim como o de <em>turnover</em>, levando uma queda na produtividade, no faturamento e na lucratividade.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Estudo de Caso 4 (Cont.) – 2024.1</p> <p>Preocupada com a possibilidade de o problema se agravar, a diretoria optou por contratar uma empresa de consultoria. Nesse sentido, você tem uma empresa de consultoria e foi contratado para identificar o que está acontecendo, avaliar o nível de satisfação dos colaboradores e propor novas estratégias que possam resolver o problema. Após conversas e pesquisas realizadas com os colaboradores da empresa Ka &amp; Ka, você e sua equipe chegaram à conclusão de que estes colaboradores estão insatisfeitos e desmotivados; sentem-se cansados fisicamente; têm a jornada intensa de trabalho; estão tensos e ansiosos pela pressão que sofrem para bater as metas; e sentem-se desmotivados para o trabalho de forma geral.</p> <p><strong>* Atividade:</strong></p> <p><strong>- Analisar o acima exposto, com foco na saúde física e mental, na qualidade de vida e no bem-estar físico, mental e social desses trabalhadores, o que você, como líder, recomendaria à empresa como possíveis soluções para os problemas identificados?</strong></p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15856 Instrumentos Diagnósticos em Saúde Mental nas Organizações. 2024-06-30T18:52:43+00:00 Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior mrmarquesjr@gmail.com Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br Daniela Jéssica Bezerra Sales danielasalesenfermagem@gmail.com <p><strong>ESTUDO DE CASO</strong></p> <p><br>➢ A empresa XPTO é uma indústria de elevadores. Nos últimos meses, alguns funcionários do setor W foram afastados por problemas de estresse, ansiedade e depressão. A direção da empresa está preocupada com a saúde mental dos colaboradores e deseja realizar uma investigação para entender os fatores que podem estar contribuindo para esses problemas.</p> <p><br><strong>TAREFA</strong></p> <p><br>➢ Com base no caso, elabore uma proposta de investigação diagnóstica para a construção do nexo causal entre a saúde mental e o ambiente de trabalho. Sua proposta deve incluir as seguintes informações:</p> <p><br>1 - Objetivos da investigação: Declare os objetivos da investigação diagnóstica. Atividade da Disciplina: 16880 Turma: 85403 - EAD - 5. Mês Período: 2024/1° ULBRA - Universidade Luterana do Brasil.2 - Metodologia: Descreva a metodologia que você utilizará para coletar dados e analisar a relação entre a saúde mental dos funcionários e o ambiente de trabalho. Quais técnicas ou instrumentos você usaria?<br>3 - Amostra: Defina a amostra que seria incluída na investigação. Quantos funcionários seriam entrevistados ou participariam do estudo? Haveria algum critério específico para a seleção da amostra?<br>4 - Análise de dados: Indique como você analisaria os dados coletados para identificar o nexo causal entre a saúde mental dos funcionários e o ambiente de trabalho. <br>5 - Resultados esperados: Apresente quais resultados você espera obter com a investigação diagnóstica e, como esses resultados irão ajudar a empresa a tomar medidas para melhorar a saúde mental dos funcionários.</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15857 ESTUDO DE CASO HIPOTÉTICO EM ST -SEGURANÇA DO TRABALHO: ATUAÇÃO DO TST – TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. 2024-06-30T19:16:02+00:00 Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior mrmarquesjr@gmail.com Daniela Jéssica Bezerra Sales danielasalesenfermagem@gmail.com Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>ORIENTAÇÃO:</strong></p> <p>Estudo de Caso:</p> <ul> <li>Relatar uma situação prática: identifique um sintoma ou queixa de alguém no seu ambiente de trabalho e faça uma compreensão individual do sofrimento desta pessoa e uma proposta de intervenção de acordo com os princípios da abordagem psicossomática.</li> </ul> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Atividade:</strong></p> <p><strong>Caso hipotético:</strong> Um colega de trabalho da equipe de segurança de trabalho (TST – Técnico de Segurança do Trabalho) começa a relatar que está se sentindo “fraco” e que não consegue completar as tarefas (atividades) com atenção e qualidade em relação a atenção aos protocolos de segurança exigidos pela empresa.</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15858 EDITORIAL DO BIUS DE JUNHO/2024 V.46 N.º: 40 ISSN: 2176-9141. 2024-06-30T19:47:42+00:00 Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong><em>Eu sou o tempo</em></strong></p> <p><em>Você acha que eu passo rápido.<br>Que eu não volto.<br>Que eu não perdoo.<br>É verdade.<br>Mas agora eu estou aqui para a gente conversar com calma.<br>Você sempre pediu mais tempo e isso&nbsp;eu nunca pude dar.<br>Então, a humanidade criou este incrível mundo digital e você virou senhor de cada minuto.<br>Mas pelo que eu vejo, &nbsp;o ano já está acabando e todos continuam correndo contra o relógio.<br>Por isso, eu gostaria de te dar um conselho.<br>Pense menos em mim e&nbsp;mais em você.<br>É perdendo tempo que se ganha a vida.<br>Neste ano, quanto tempo você passou com a sua família?<br>Dando beijos?<br>Jogando conversa fora com os amigos?<br>O segredo do tempo não está nas horas que passam.<br>Está nos momentos que ficam.<br>Porque são eles que vão contar a sua história.<br>Eu sei disso.<br>Eu sou o tempo.</em></p> <p>Texto de Everton Behenck e Nizan Guanaes (2016) no comercial do Banco Itáu.</p> <p><strong>Fonte: </strong><a href="https://1.bp.blogspot.com/-yJdvgXDPJ6s/WGOXKouOVdI/AAAAAAAAhJI/BteuH7QhyR81H84MwJjD9kUwmLXs-MdGQCLcB/s1600/Eu%2BSou%2Bo%2BTempo%2Bcomercial%2Bdo%2Bbanco%2Bita%25C3%25BA%2B2016.jpg">https://1.bp.blogspot.com/-yJdvgXDPJ6s/WGOXKouOVdI/AAAAAAAAhJI/BteuH7QhyR81H84MwJjD9kUwmLXs-MdGQCLcB/s1600/Eu%2BSou%2Bo%2BTempo%2Bcomercial%2Bdo%2Bbanco%2Bita%25C3%25BA%2B2016.jpg</a> disponível no <em>Google </em>em 28/06/2024.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15757 A PERCEPÇÃO DO ENVELHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA PESSOA IDOSA: UMA REVISAO DE LITERATURA. 2024-06-27T14:37:17+00:00 Clenilton Martins Faria cleniltonfaria@hotmail.com Mariana Medeiros Mota Tessarolo enfermeiramarianamota@hotmail.com João Gabriel do Carmo Severino joaoseverinopsi@gmail.com Brenda Pereira Fraco brendinhafranco@gmail.com Cátia Maria Dantas catiamariadantas9@gmail.com Lourival Pinto Filho louripinto.lpf@gmail.com Renato Luís Azevedo de Oliveira renatolazevedo@gmail.com <p><strong>RESUMO</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Ao analisar o atual cenário da população brasileira observa-se uma tendência acelerada de envelhecimento populacional no país, que por sua vez, ocorre em função dos avanços da medicina, das políticas públicas de saúde, do declínio da taxa de natalidade, dentre outros fatores. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo, analisar a percepção da pessoa idosa sobre o envelhecimento. A abordagem metodológica utilizada foi a revisão de literatura com base na leitura de artigos científicos ligados ao tema, disponíveis nas bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, BVS Psi, e PEPSIC. Com base na realização deste estudo constatou-se que as percepções sobre o envelhecimento e suas características são ambíguas, subjetivas, e variam de pessoa para pessoa, no entanto, observa-se a prevalência de percepções positivas acerca deste fenômeno. Nesta direção, o envelhecimento foi percebido como um privilégio, onde se tem a possibilidade de trazer consigo lembranças e recordações de momentos positivos ao longo da vida, de reverenciar a Deus, de livrar-se das limitações e dependências enfrentadas nessa etapa da vida, e de experimentar novas experiências.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Idosos. Percepção. Envelhecimento.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Amidst the contemporary demographic landscape of Brazil, an accelerated trend of population aging has become evident. This phenomenon is attributed to a confluence of factors, including advancements in medical care, robust public health policies, a declining birth rate, and other contributing elements. In light of this demographic shift, the present study delves into the perception of aging among older adults. The methodological approach employed is a comprehensive literature review, encompassing scientific articles related to the topic, sourced from prominent databases: Google Scholar, Scielo, BVS Psi, and PEPSIC. The findings of this study reveal that perceptions of aging and its attributes are multifaceted, subjective, and vary across individuals. Nevertheless, a preponderance of positive perceptions emerges, viewing aging as a privilege that offers the opportunity to cherish memories and positive life experiences, express gratitude to God, break free from limitations and dependencies encountered during this stage of life, and embark on new experiences.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Older Adults. Perception. Aging.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15758 SERVIÇO SOCIAL: UM NOVO OLHAR SOBRE A SEXUALIDADE NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO. 2024-06-27T15:47:11+00:00 Ana Cristina da Silva Oliveira elzalena@hotmail.com Dinorah Nascimento Gomes elzalena@hotmail.com Elzalena da Silva Albuquerque elzalena@hotmail.com Érica Lima Barbosa elzalena@hotmail.com <p><strong>RESUMO</strong><br>A temática abordada neste artigo está pautada na melhoria de vida dos idosos, no qual foi feito uma reflexão acerca dos limites e perspectivas do Serviço Social sob um novo olhar, mais especificamente sobre a sexualidade sendo uma alternativa para a promoção da qualidade de vida dos idosos. Para refletir sobre esta realidade será necessário fazer um breve debate sobre a sexualidade na <br>atualidade levando em consideração que a mesma é parte integrante da personalidade humana e portanto, pode fazer parte da vida do idoso. Será analisado também o idoso na contemporaneidade e as alternativas para se romper os tabus que permeiam esse tema, tudo isso dentro de uma reflexão crítica baseada em análise de literatura, correlacionando diversos autores dos temas abordados.</p> <p><br><strong>Palavras-Chave:</strong> Sexualidade, Idoso, Serviço Social.</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15760 CEGOS: COMO CONSTRUIR INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA. 2024-06-27T16:36:34+00:00 Osmar Gomes de Oliveira omar_oliveir@hotmail.com Moady de Oliveira Braga moabybraga@hotmail.com <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Quem perde um dedo não perde a mão. Do mesmo modo, pode-se &nbsp;dizer que: quem perde um dos sentidos, não pode se considerar alijado do mundo sensível. E ainda existe uma máxima muito conhecida em meio ao mundo dos estudantes de Biologia e de Medicina, que diz: “[...] tudo que há no organismo humano em número de dois, funciona apenas com um”. Acrescenta-se ainda, alguém que sofre um mal em seus membros, os inferiores, por exemplo: pernas, pés, dedos. Necessariamente não tem que ser atingido na totalidade das partes. Ora, deixando de lado o lamento, o pesar pelo reconhecimento das dores e traumas das perdas. Crendo que o indivíduo atingido não esmoreça, mas lute por atenção e cuidados médicos, e tenha alguma sorte de receber os atendimentos adequados e oportunos nos pontos sofridos, ele pode então, de alguma forma razoável, atenuar danos e até evitar mutilações. Mas, o objetivo principal desse Artigo não é abordar aspectos clínicos de deficiências. O objetivo deste, envolve o corpo sim, mas também a alma; o estado emocional; os sentimentos, os valores e princípios de modelos de vida, sobretudo, o alvo aqui é educacional. Então, para alcançá-lo, expor-se-á conhecimentos resultantes de pesquisas e experimentações didático-pedagógicas pertinentes à área da Orientação e Mobilidade como disciplina, ministrada no atendimento aos cegos, os quais são estudantes frequentadores da Escola de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz em Manaus. Tais atividades fundamentam-se também em autores como Aristóteles, que foi o primeiro filósofo que se propôs a estudar, interpretar e compreender os elementos naturais ou não naturais que compõem os ambientes nos quais habitam e convivem os seres humanos através dos tempos. (COLEÇÃO SABERES, 2020). Diga-se mais, é exatamente por se dá grande importância aos estudos antigos do referido filósofo grego, os quais atravessaram séculos embasando &nbsp;&nbsp;pesquisas de vários cientistas interessados em novos conhecimentos sobre o tema, e estes, não se tornaram obsoletos. É que esse trabalho também considerará conhecimentos empíricos, saberes populares, métodos e estratégias de atividades produtivas e até de sobrevivência de seres humanos em seus ambientes nos quais habitam há anos e sobrevivem de forma harmonizada e autônoma.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Aspectos clínicos de deficiências; Estado emocional; Oficina de Mobilidade; Oficinas de Orientação.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Whoever loses a finger does not lose his hand. In the same way, it can be said that: anyone who loses one of their senses cannot consider themselves removed from the sensitive world. And there is still a well-known maxim among the world of Biology and Medicine students, which says: “[...] everything that exists in the human organism in two numbers only works with one”. Additionally, someone who suffers from an illness in their lower limbs, for example: legs, feet, fingers. It does not necessarily have to be achieved in all parts. Now, leaving aside the lament, the regret for recognizing the pain and trauma of losses. Believing that the affected individual does not lose heart, but fights for attention and medical care, and has some luck in receiving adequate and timely care for the points suffered, he can then, in some reasonable way, mitigate damage and even avoid mutilations. However, the main objective of this Article is not to address clinical aspects of deficiencies. The objective of this involves the body, yes, but also the soul; the emotional state; the feelings, values ​​and principles of life models, above all, the target here is educational. So, to achieve this, knowledge will be exposed resulting from research and didactic-pedagogical experiments pertinent to the area of ​​Orientation and Mobility as a discipline, taught to assist the blind, who are students attending the Mayara Redman Abdel School of Specific Care Aziz in Manaus. Such activities are also based on authors such as Aristotle, who was the first philosopher who set out to study, interpret and understand the natural or non-natural elements that make up the environments in which human beings live and live throughout time. (SABERES COLLECTION, 2020).</p> <p>Let us say more, this is exactly why great importance is given to the ancient studies of the aforementioned Greek philosopher, which spanned centuries supporting research by several scientists interested in new knowledge on the subject, and these did not become obsolete. This work will also consider empirical knowledge, popular knowledge, methods and strategies for productive activities and even survival of human beings in their environments in which they have lived for years and survive in a harmonized and autonomous way.</p> <p><strong><em>Keywords:</em></strong> Clinical aspects of disabilities; Emotional state; Mobility Workshop; Guidance Workshops.</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15788 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA DOCÊNCIA: PRINCIPAIS DESAFIOS. 2024-06-29T01:15:22+00:00 Maria de Fátima Farias de Almeida fatinhadopostodesaude@hotmail.com Cleyane Jovelina da Cruz Januário Brito Cleyanegv@gmail.com Naysia Alves Filgueiras naysiaenf34@gmail.com Jefferson James dos Santos jenf.jefferson.james@gmail.com <p><strong>RESUMO</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Na atualidade, observamos um crescente aumento na demanda de enfermeiros docentes, e com isso grandes desafios são enfrentados pelos recém graduados que não detém de preparo pedagógico adequado para essa função, o que impacta negativamente na qualidade do ensino. Devido à falta de preparo durante a graduação para a prática docente, observa-se a busca por pós-graduações que auxiliam na capacitação para exercer a docência. Ensinar possui características próprias e exige conhecimento e habilidades e qualificação previa para exercer a docência. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é analisar os desafios enfrentados pelo enfermeiro na prática docente, destacando a importância dessa função para a qualidade da formação em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, onde foram selecionados artigos científicos nas bases de dados Bireme, Lilacs, Scielo e no Google Scholar. Os critérios de inclusão foram materiais publicados no idioma português, no período de 2016 a 2024, e, disponíveis de forma integral. Observa-se que a educação enfrenta uma série de desafios, com destaque para o desenvolvimento e implementação de processos de ensino-aprendizagem eficazes, capazes de atender às demandas da sociedade. Constata-se ainda que a falta de disciplinas voltadas para a docência durante a graduação é um grande obstáculo para os enfermeiros recém-formados que ingressam na docência sem o preparo pedagógico adequado. Reitera-se que somente mediante esforços conjuntos será possível superar os obstáculos e promover uma educação de enfermagem que atenda plenamente às demandas da sociedade e prepare adequadamente os profissionais para os desafios da prática profissional.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Enfermagem. Docência. Práticas Pedagógicas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Currently, there is a growing demand for nurse educators, leading to significant challenges for recent graduates who lack adequate pedagogical training for this role, negatively impacting the quality of education. Due to insufficient preparation for teaching during their undergraduate studies, there is an increased pursuit of postgraduate courses that help in developing the necessary skills to teach. Teaching has its own characteristics and requires prior knowledge, skills, and qualifications to be effectively carried out. In this context, the aim of the research is to analyze the challenges faced by nurses in teaching practice, highlighting the importance of this role for the quality of nursing education. This is a bibliographic review research with a qualitative approach, where scientific articles were selected from databases such as Bireme, Lilacs, Scielo, and Google Scholar. The inclusion criteria were materials published in Portuguese, from 2016 to 2024, and available in full text. It is observed that education faces several challenges, particularly in developing and implementing effective teaching-learning processes that meet societal demands. Additionally, the lack of teaching-related courses during undergraduate studies is a significant obstacle for newly graduated nurses who enter teaching without adequate pedagogical preparation. It is reiterated that only through joint efforts will it be possible to overcome these obstacles and promote nursing education that fully meets societal demands and adequately prepares professionals for the challenges of professional practice.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Nursing. Teaching. Pedagogical Practices.</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15789 A FORMAÇÃO DO EQUADOR E SEU ASPECTO TERRITORIAL. 2024-06-29T01:39:37+00:00 Luiz Eduardo de Castro castroluizeduardo@hotmail.com Sebastião Perez Souza perezsouza1810@gmail.com Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O Equador com sua independência em 1930 constitui-se como um estado moderno Amazônico e em sua formação no início teve alguns problemas territoriais internos para se estabelecer, o que incidiu em suas fronteiras, com o surgimento de outros países do subcontinente, que repercutiu em sua formação territorial, como foi o caso da territorialidade indígena, com inúmeras tribos indígenas antes de sua formação, anterior ao nascimento do Estado Moderno, esse foi um dos “problemas” estabelecidos para sua constituição na América do Sul, outro problema que atingiu o estabelecimento do Equador no sistema geográfico Amazônico, foi a perda do país de fazer parte da bacia de drenagem Amazônica, resultando no seu confinamento territorial, e ter acesso ao Oceano Atlântico, através da bacia de drenagem para escoar seus produtos, no final do século XX, o país teve um problema de litígio com o Peru, em relação à cordilheira de Condor, demostrado que ainda existem problemas territoriais na Amazônia, com isto analisa-se que o artigo é feito com uma pesquisa bibliográfica com artigos de revista indexadas sobre o assunto, neste sentido para entender os entes territoriais que compõem a Amazônia é necessário estudar a história e os condicionantes que incidem nesses países.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Equador, formação territorial, bacia de drenagem amazônica.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Ecuador with its independence in 1930 constitutes itself as a modern Amazonian state and in its formation at the beginning it had some internal territorial problems to establish itself, which affected its borders, with the emergence of other countries in the subcontinent, which had repercussions in its territorial formation, as was the case with indigenous territoriality, with countless indigenous tribes before its formation, prior to the birth of the Modern State, this was one of the “problems” established for its constitution in South America, another problem that reached the establishment of Ecuador in the Amazon geographic system, was the country's loss of being part of the Amazon drainage basin, resulting in its territorial confinement, and having access to the Atlantic Ocean, through the drainage basin to transport its products, at the end of the 20th century, the country had a dispute problem with Peru, in relation to the Condor mountain range, demonstrating that there are still territorial problems in the Amazon, with this it is analyzed that the article is made bibliographical research with indexed magazine articles on the subject, in this to understand the territorial entities that make up the Amazon, it is necessary to study the history and conditions that affect these countries.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Ecuador, territorial formation, Amazon dreinage basin.</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15794 REPENSANDO O ENSINO DE CARTOGRAFIA NAS ESCOLAS . 2024-06-30T04:34:16+00:00 Luiz Eduardo de Castro castroluizeduardo@hotmail.com Sebastião Perez Souza perezsouza1810@gmail.com Ana Maria Libório de Oliveira analiborio@gmail.com Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Como instrumento da análise espacial, a cartografia é parte componente da ciência geográfica, que vai além das descrições dos fenômenos espaciais, que resulta nas análises do espaço geográfico, como estratégia ainda para os Estados Modernos, empresas e forças militares, ela é fundamental para o ensino de geografia, que foi no decorrer dos anos, evoluindo com o tempo, sendo fundamental para os alunos na disciplina, que acompanhou a modernidade desse ramo da geografia com as técnicas e o aprimoramento de técnicas com a tecnologia, que o professor, deve inserir as tecnologias nesse ramo de conhecimento, exigindo que esse profissional se adapte na apresentação de seus conteúdos, neste sentido, a metodologia é pesquisa bibliográfica, crítica de artigos de revistas indexadas, sobre o assunto, sendo assim se faz necessário os professores atentar-se para a modernização da cartografia e o uso das tecnologias direcionadas para esse conhecimento.&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Professor, cartografia, ensino.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>As an instrument of spatial analysis, the cartography is a component part of geographic science, which goes beyond the descriptions of spatial phenomena, which results in the analysis of geographic space, as a strategy for Modern States, companies and military forces, it is fundamental for geography teaching, which has evolved over the years, evolving over time, being fundamental for students in the discipline, which has followed the modernity of this branch of geography with techniques and the improvement of techniques with technology, which the teacher, must insert technologies in this branch of knowledge, requiring the teacher to adapt in the presentation of their contents, in this sense, the methodology is bibliographical research, criticism of articles from indexed magazines, on the subject, therefore it is necessary for teachers to pay attention for the modernization of cartography and the use of technologies aimed at this knowledge.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Teacher, cartography, teaching.</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15831 UMA GEOGRAFIA ELEITORAL, PARA ALÉM DA DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS. 2024-06-30T15:40:34+00:00 Luiz Eduardo de Castro castroluizeduardo@hotmail.com Sebastião Perez Souza perezsouza1810@gmail.com Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Uma geografia eleitoral, para além da descrição dos fenômenos deve ser entendida, mais do que a descrição dos fenômenos políticos ocorridos nos lugares, e da representatividade, que na realidade expressa o poder político, de uma demanda social, muitas vezes de um grupo ou interesses, que se consolida com a representação política no congresso federal, sendo assim, ocorre via partidos políticos, com a abertura política que ocorreu após o final da ditadura política, começa a eclodir com surgimento de inúmeros partidos, muitos fisiológicos, ou atendendo seus interesses políticos, neste sentido, este artigo foi constituído com a pesquisa bibliográfica com a revista indexadas sobre o assunto, sendo assim, a geografia eleitoral é uma forma de entender o espaço geográfico, para além, do pleito político, e da conjuntura partidária com as leituras políticas do espaço e poder nesse sub-ramo da geografia.&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Geografia eleitoral, espaço, partidos políticos.<strong>ABSTRACT</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>An electoral geography that goes beyond the description of phenomena, must be understood beyond the description of political phenomena occurring in places, and the representation that in reality expresses political power, of a social demand, often of a group or interests that is consolidated with political representation in the federal congress, therefore, it occurs via political parties, with the political opening that occurred after the end of the political dictatorship, it begins to emerge with the emergence of countless parties, many physiological, or serving their political interests, in this sense, this article was constituted with bibliographical research with indexed magazines on the subject, so electoral geography is a way of understanding the geographic space, beyond the political election, and the party situation with the political readings of space and power in this sub-branch of geography.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Electoral geography, space, political parties.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15853 “SOU MEU PALCO DE PERTENCIMENTO”: A ARTE COMO FACILITADORA DO EMPODERAMENTO PARA MULHERES IDOSAS. 2024-06-30T16:35:52+00:00 Maria Eduarda da Paz Lourenço mariaeduardaplour@gmail.com <p><strong>RESUMO&nbsp;</strong></p> <p>Este trabalho buscou verificar, por meio de uma revisão bibliográfica exploratória, se a expressão artística pode ser um recurso que estimule atitudes prospectivas na vida de mulheres idosas, reforçando a autoestima e empoderando estas mulheres diante dos desafios do envelhecimento. Para isso, foram coletados, selecionados e analisados artigos encontrados nas plataformas Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Periódicos CAPES, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), publicados entre os anos 2000 e 2024. A análise dos dados permitiu que se compreendesse a elevação da autoestima, autoimagem e, consequentemente, do empoderamento de mulheres idosas através do uso de expressões artísticas em oficinas coletivas. Conclui-se, com o estudo, que a arte oferece possibilidades práticas para trabalhar autoestima, autoimagem e empoderamento em mulheres idosas, configurando-se assim como um recurso profícuo para a atuação do profissional em Psicologia, junto a este público.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Arte. Idosas. Autoestima. Empoderamento.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong>This work has the objective of verify, by the means of an exploratory bibliographic review, if the artistic expression could be a resource that stimulates prospectives attitudes in the life of elderly women, reinforcing the self-esteem and empowerment of these women in face with the aging challenges. To achieve that, were collected, selected and analyzed articles found on the platforms: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Periódicos CAPES, Google Acadêmico and Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), published between the years 2000 and 2024. The analysis of the data allowed the comprehension of the evolution of the self-esteem, self-image and, therefore, of the empowerment of elderly women through the use of artistic expressions in collective workshops. Can be conclude, with the study, that the art offers practical possibilities to work the self-esteem, self-image and empowerment in elderly women, becoming so a fruitful instrument to the professional performance in Psychology, along with this public.</p> <p><strong><em>Key words:</em></strong> Art. Elderly women. Self-esteem. Empowerment.</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/15854 SAÚDE MENTAL NA HIPOSSUFICIÊNCIA ECONÔMICA. 2024-06-30T17:02:24+00:00 Hellen Lima e Silva hlsufjf@gmail.com <p><strong>RESUMO</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>O presente trabalho teve como tema a Saúde Mental na Hipossuficiência Econômica. O objetivo geral do trabalho foi indicar de que modo a Saúde Mental é afetada pela hipossuficiência econômica. A metodologia empregada foi a revisão de literatura, de caráter qualitativo e descritivo. A hipossuficiência econômica está intimamente ligada ao desenvolvimento de transtornos mentais devido ao estresse crônico, falta de acesso a serviços de saúde mental e exposição a ambientes prejudiciais. Isso pode levar ao surgimento ou agravamento de condições como depressão, ansiedade e abuso de substâncias. A pobreza também pode criar um ciclo negativo, dificultando a busca por emprego, relacionamentos saudáveis e tratamento adequado, devido ao estigma social associado. É essencial que os profissionais de psicologia reconheçam e abordem essa interação complexa, fornecendo intervenções sensíveis ao contexto, garantindo acesso equitativo aos serviços de saúde mental e lutando por políticas que enfrentem as causas estruturais da pobreza e da desigualdade. Desse modo, a psicologia tem um papel essencial em promover o bem-estar e diminuir as desigualdades sociais. Ao adotar uma abordagem sensível ao contexto, os psicólogos podem contribuir de maneira significativa para criar uma sociedade mais equitativa e inclusiva, onde todos tenham a chance de alcançar o sucesso, não importando sua situação financeira.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Pobreza. Saúde Mental. Psicologia.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>This study focused on the theme of Mental Health in Economic Hardship. The general objective was to indicate how mental health is affected by economic hardship. The methodology employed was a qualitative and descriptive literature review. Economic hardship is closely linked to the development of mental disorders due to chronic stress, lack of access to mental health services, and exposure to harmful environments. This can lead to the emergence or worsening of conditions such as depression, anxiety, and substance abuse. Poverty can also create a negative cycle, making it difficult to seek employment, maintain healthy relationships, and access appropriate treatment due to the associated social stigma. It is essential for psychology professionals to recognize and address this complex interaction by providing context-sensitive interventions, ensuring equitable access to mental health services, and advocating for policies that address the structural causes of poverty and inequality. Thus, psychology plays a crucial role in promoting well-being and reducing social inequalities. By adopting a context-sensitive approach, psychologists can significantly contribute to creating a more equitable and inclusive society, where everyone has the opportunity to succeed regardless of their financial situation.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Poverty. Mental Health. Psychology.</p> 2024-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024