//periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/issue/feed BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia 2024-12-12T18:26:46+00:00 Thomaz Décio Abdalla Siqueira neida.bius@gmail.com Open Journal Systems <p>O Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogentologia é um períodico quadrimestral da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aberto aos conteúdos das diferentes fases de desenvolvimento humano na área da Educação Física e Fisioterapia. Seu principal objetivo é a divulgação da produção do conhecimento no Brasil em todas as eferas da saúde que compete a atuação dos profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia.</p> //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17250 EDITORIAL BIUS /OUTUBRO/2024 V. 49 / N.º: 43 ISSN: 2176-9141. 2024-12-09T14:58:14+00:00 Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>EDITORIAL BIUS /OUTUBRO/2024 V. 49 / N.º: 43</strong></p> <p><strong>ISSN: 2176-9141</strong></p> <p><strong>Aos Leitores do BIUS -&nbsp;</strong><strong><u><a href="https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS">BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia</a></u></strong></p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Os Artigos selecionados foram:</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <ol> <li><strong>MANAUS: 355 ANOS DE HISTÓRIA, FUNDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – </strong>Thomaz Décio Abdalla Siqueira;<strong>&nbsp;</strong></li> </ol> <ol start="2"> <li><strong>COMO A FOMENTAÇÃO DA GESTÃO EMOCIONAL DOS COLABORADORES PODE PROPORCIONAR MAIOR PRODUTIVIDADE – </strong>Felipe Mont’mor Magalhães; Thiago Henrique Silva Montimór;<strong>&nbsp;</strong></li> </ol> <ol start="3"> <li><strong>IMPACTO DA GINÁSTICA E O LAZER NA EDUCAÇÃO BÁSICA – </strong>Kemel José Fonseca Barbosa; Ivan de Jesus Ferreira;<strong>&nbsp;</strong></li> </ol> <ol start="4"> <li><strong>FLEXIBILIDADE E RENDIMENTO ESPORTIVO: EFEITOS DO TREINAMENTO EM ATLETAS – </strong>Ivan de Jesus Ferreira;</li> </ol> <p>Daurimar Pinheiro Leão;<strong>&nbsp;</strong></p> <ol start="5"> <li><strong>PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS DE BASQUETEBOL UNIVERSITÁRIO – </strong>Elvyn Pedro Serrão da Silva; Daurimar Pinheiro Leão; Carmen Silvia da Silva Martini; Ivan de Jesus Ferreira;<strong>&nbsp;</strong></li> </ol> <ol start="6"> <li><strong>JIU-JITSU E APTIDÃO FÍSICA: EVIDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NO TREINAMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS ATLETAS</strong> - Ivan de Jesus Ferreira; Allen Gabriel da Silva e Silva;</li> </ol> <ol start="7"> <li><strong> A PROEFICIÊNCIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SERVIDOR PÚBLICO – </strong>Gedison da Silva Bessa; Valdenice dos Anjos Rasimaviko Rejani<strong>; </strong>Ronaldo Carlos de Oliveira;</li> </ol> <ol start="8"> <li><strong>O OLHAR DO SAMU-DF PARA AS CONDIÇÕES SENSÍVEIS A ATENÇÃO PRIMÁRIA NA CAPITAL DO BRASIL – </strong>Fabrício Vieira Cavalcante; Núcio Elvino Mateus Theodório; Marcia Regina Pinez Mendes; Jonas Lotufo Brant;</li> </ol> <ol start="9"> <li><strong>SAÚDE DA MULHER: A INFLUÊNCIA DO FEMINISMO NOS PROGRAMAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) - </strong>Aline Rocha Santos;</li> </ol> <ol start="10"> <li><strong>GESTÃO DO CONHECIMENTO: DIFICULDADES NO COMPARTILHAMENTO DO APRENDIZADO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA - </strong>Eliene Pereira da Silva Dias; Sara Susane Machado Pereira; Adriana de Oliveira Dias;</li> </ol> <ol start="11"> <li><strong>A CONTRIBUIÇÃO PSICOFISIOLÓGICA E SOCIAL DA AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL ATRAVÉS DA CATEXE CORPORAL NAS PERSPECTIVAS DA MOTRICIDADE HUMANA DA QUALIDADE DE VIDA À PERFORMANCE</strong> – Rita Puga Barbosa; Maria Consolação Tavares; Edison Duarte;<strong>&nbsp;</strong></li> </ol> <p>&nbsp;</p> <p><strong>As crônicas escolhidas foram:</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <ol> <li><strong>APARÊNCIAS NADA MAIS! - </strong>Zina Grangeiro Pinheiro;<strong>&nbsp;</strong></li> </ol> <ol start="2"> <li><strong> O BILHETE - </strong>Zina Grangeiro Pinheiro;</li> </ol> <ol start="3"> <li><strong>UM DEDO DE PROSA COM SIMONE DE BEAUVOIR </strong><strong>-</strong> Zina Grangeiro Pinheiro.</li> </ol> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17276 EDITORIAL BIUS /DEZEMBRO/2024 V. 50 / N.º: 44 ISSN: 2176-9141. 2024-12-12T18:13:47+00:00 Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>Os Artigos selecionados para dezembro 2024 foram:</strong><strong>&nbsp;</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PENSANDO O BRASIL NO IMPÉRIO – </strong>Paula Stephanny Barbosa Pereira; Luíz Eduardo Castro; Sebastião Perez Souza; Gustavo Ferreira Duarte; Daniela da Silva Ferreira; João Luís Ferreira; Wendell Teles de Lima; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Francilene&nbsp;dos&nbsp;Santos&nbsp;Cruz; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>PENSANDO UMA CARTOGRAFIA GEOPOLÍTICA E SUA AÇÃO E DO ESTADO –</strong> Sebastião Perez Souza; Luis Eduardo Castro; Daniela da Silva Ferreira; João Luís Ferreira; Wendell Teles de Lima; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Aluizio Lopes da Silva Junior; Gustavo Ferreira Duarte; Maercio de Oliveira Costa; Davi Alexandre da Costa Flores; Francilene&nbsp;dos&nbsp;Santos&nbsp;Cruz; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE BIOGEOGRÁFICA DO PLANETA - &nbsp;</strong>Sebastião Perez Souza; Luís Eduardo Castro; Daniela da Silva Ferreira; João Luís Ferreira; Wendell Teles de Lima; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Aluizio Lopes da Silva Junior; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Glaucia Cristina da Silva Freitas; Francilene&nbsp;dos&nbsp;Santos&nbsp;Cruz; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;&nbsp;</p> <p><strong>RATZEL OS PRICÍPIOS DA GEOGRAFIA HUMANA E SUA ANTROPOGEOGRAFIA E SUA ANALISES E CONTRIBUIÇÕES AO LONGO DA FORMAÇÃO DA GEOGRAFIA - </strong>Sebastião Perez Souza; Luis Eduardo Castro; Daniela da Silva Ferreira; João Luis Ferreira; Wendell Teles de Lima; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Aluizio Lopes da Silva Junior; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Glaucia Cristina da Silva Freitas; Francilene&nbsp;dos&nbsp;Santos&nbsp;Cruz; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>RATZEL E A QUESTÃO AMBIENTAL E SEUS REFLEXOS NAS ANÁLISES GEOGRÁFICAS - </strong>Sebastião Perez Souza; Luis Eduardo Castro; Daniela da Silva Ferreira; João Luis Ferreira; Wendell Teles de Lima; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Aluizio Lopes da Silva Junior; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Glaucia Cristina da Silva Freitas; Francilene&nbsp;dos&nbsp;Santos&nbsp;Cruz; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>PENSANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA – </strong>Luiz Eduardo de Castro; Sebastião Perez Souza; Rita Dácio Falcão;&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;João Luís Ferreira; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Aluísio da Silva Lopes Junior;&nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;Daniela da Silva Ferreira; Wendell Teles de Lima; Francilene dos Santos Cruz; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>A ESTIAGEM DE 2024 NA AMAZÔNIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS – </strong>Sebastião Perez Souza; Luis Eduardo Castro; Daniela da Silva Ferreira; João Luís Ferreira; Wendell Teles de Lima; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Aluizio Lopes da Silva Junior; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Davi Alexandre da Costa Flores; Francilene dos Santos Cruz; Paula Stephanny Barbosa Pereira; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE RECURSOS - </strong>Paula Stephanny Barbosa Pereira; Sebastião Perez Souza; Luis Eduardo Castro; Daniela da Silva Ferreira; João Luís Ferreira; Wendell Teles de Lima; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Aluizio Lopes da Silva Junior; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Davi Alexandre da Costa Flores; Francilene dos Santos Cruz; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>A FORMAÇÃO DA METODOLOGIA EM GEOGRAFIA E O SEU REPENSAR – </strong>Luis Eduardo de Castro; Sebastião Perez Souza; Wendell Teles de Lima; João Luís Ferreira; Gustavo Ferreira Duarte; Daniela da Silva Ferreira; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>O ÁRTICO GEOPOLÍTICO - </strong>Luis Eduardo de Castro; Sebastião Perez Souza; Gustavo Ferreira Duarte; Daniela da Silva Ferreira; João Luís Ferreira; Wendell Teles de Lima; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Aluizio Lopes da Silva Junior; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE BIOGEOGRÁFICA DO PLANETA - </strong>Luis Eduardo de Castro; Sebastião Perez Souza; Gustavo Ferreira Duarte; Daniela da Silva Ferreira; João Luís Ferreira; Wendell Teles de Lima; Ana Maria Libório de Oliveira; Marcelo Lacortt; Aluizio Lopes da Silva Junior; Gustavo Ferreira Duarte; Maércio de Oliveira Costa; Glaucia Cristina da Silva Freitas; Davi Alexandre da Costa Flores; Thomaz Décio Abdalla Siqueira;</p> <p><strong>CARACTERIZAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES PRATICANTES DE JIU-JÍTSU – </strong>Allen Gabriel da Silva e Silva; Vitória Luiza Abreu Almeida; Daurimar Pinheiro Leão; Ivan de Jesus Ferreira;</p> <p><strong>IMPACTO DA APTIDÃO FÍSICA SOBRE A SAÚDE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS - </strong>Ivan de Jesus Ferreira; Allen Gabriel da Silva e Silva; Bruna Caroline Taveira Rodrigues; Diego Willian Oliveira de Freitas; Erin Bernardo Carvalho; Gustavo Henrick C. de Almeida Teixeira; João Felipe Costa Pereira; Katiane Andrade de Jesus; Rhayssa Cristina da Costa; Vitória Luiza Abreu Almeida;<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>INFLUÊNCIA DO ESPORTE NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO CRÍTICA - </strong>Ivan de Jesus Ferreira; Endrewl José de Melo Vasconcelos; Gustavo Barbosa de Freitas; Marcos Vinicius de Castro Melo; Max Marcos Marques da Costa; Milena Pantoja Acioli; Mariane Bertulino Pereira; Paulo Henrique Pinheiro da Silva; Thamyres Pires Simão; Matheus Lourenço da Costa; Vitor Hugo Pires Nunis; Thiago Rodrigues de Araújo; Kemel José Fonseca Barbosa;<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM PANORAMA ATUAL - </strong>Ivan de Jesus Ferreira; Kemel José Fonseca Barbosa; Alicia Oliveira de Araujo; Anderson Breyner Ferreira de Rodrigues; Fernanda Gabriela Gomes Alves; Gabriel Sebastian Oliveira Santos; Guilherme Cauâ Machado da Silva; Luan Bayma de Souza; Paulo Pinho Cavalcante; Maurício Braga Leite de Freitas; Nayandra Barbosa da Silva; Vitória Luiza Abreu Almeida;</p> <p><strong>AMBIENTE E SAÚDE: IMPACTOS EMOCIONAIS DA PÓS-PANDEMIA COVID- 19 NO CONTEXTO ESCOLAR – </strong>Clenilton Martins Faria; Anna Lia da Silva Vicente, Antônia Laisyane Fernandes César, Chauan Xavier de Oliveira, Etore Porto Oriol, Julia Mendes de Souza, Maria Eduarda de Almeida Nogueira, Roberta Martins dos Reis; Thomaz Décio Abdalla Siqueira.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17247 PENSANDO O BRASIL NO IMPÉRIO. 2024-12-09T11:32:42+00:00 Paula Stephanny Barbosa Pereira wtlima@uea.edu.br Luíz Eduardo Castro wtlima@uea.edu.br Sebastião Perez Souza wtlima@uea.edu.br Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br João Luís Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Ana Maria Libório de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Francilene dos Santos Cruz wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Colocado como uma das grandes personalidades do Brasil, José Maria da Silva Paranhos Júnior o chamado Barão de Rio Branco, ajudou a configuração atual do país, e sua formação, com suas fronteiras consolidadas, diante dos demais países, na époica do Império brasileiro, além da consolidação das fronteiras, arbitrou a anexão do Acre com a Bolívia, a ultima parte territorial do país anexada para a constituição do país até o presente momento, que se apresentava como monarquia, é ´pu ico país da América do Sul no meio de democraiais novas, isso refleiu no imaginário geografico do outros países no subcontinente, sendo que o mesmo era representante de monarquias das decadentes monarquias da Europa, contando com a sua grande extesão territorial, que resutou em problemas internos e externos com a consolidação de suas fronteiras com outros países, esse artigo é fruto de uma pesquisa bibliografica sobre o assunto, com revistas indexadas, sendo assim entender a formação do país, remete ao poeríodo Imperial da formação do país.<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Império; Brasil, formação.<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Positioned as one of the great personalities of Brazil, José Maria da Silva Paranhos Júnior, the so-called Baron of Rio Branco, helped the current configuration of the country, and its formation, with its consolidated borders, compared to other countries, in the era of the Brazilian Empire , in addition to consolidating the borders, arbitrated the annexation of Acre with Bolivia, the last territorial part of the country annexed for the constitution of the country until the present moment, which presented itself as a monarchy, it is the only country in South America in the middle of new democracies, this was reflected in the geographical imaginary of other countries in the subcontinent, as it was representative of monarchies of the decadent monarchies of Europe, counting on its large territorial extension, which resulted in internal and external problems with the consolidation of its borders with other countries, this article is the result of a bibliographical research on the subject, with indexed magazines, thus understanding the formation of the country, referring to the Imperial period of the country's formation.<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Keywords: </strong>Empire; Brazil, training.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17248 PENSANDO UMA CARTOGRAFIA GEOPOLÍTICA E SUA AÇÃO E DO ESTADO. 2024-12-09T13:14:00+00:00 Sebastião Perez Souza wtlima@uea.edu.br Luis Eduardo Castro wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br João Luís Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Ana Maria Libório de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Aluizio Lopes da Silva Junior wtlima@uea.edu.br Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Maercio de Oliveira Costa wtlima@uea.edu.br Davi Alexandre da Costa Flores wtlima@uea.edu.br Francilene dos Santos Cruz wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong>A cartografia geopolítica, é parte integrante da geografia, que atende as necessidades dos denominados Estados Maiores, que corresponde para geógrafo francês, Yves Lacoste, Estados nacionais, e grandes empresas que utilizam o espaço para obter o poder, tendo como recurso, a cartografia estratégica ou cartografia geopolítica, junta com esse pensamento carto gráfico ideológico, onde propaga a ideia de recorte espacial, onde propaga uma projeção cartográfica que representa uma idéia, ou uma organização espacial, com essa cartografia geopolítica que é fundamental na representação de um espaço, neste sentido teremos a pesquisa bibliográfica atravs de revistas indexadas e trabalhos acadêmicos, referente ao tema, neste sentido a cartografia geopolítica é fundamental para se entender um recorte espacial que vai além da representação geográfica, e sim representa um recorte de poder.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Cartografia geopolítica, formas de projetar o espaço,recorte espacial.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Geopolitical cartography is an integral part of geography, which meets the needs of the so-called Major States, which corresponds to French geographer, Yves Lacoste, national states, and large companies that use space to obtain power, using cartography as a resource. strategic or geopolitical cartography, combines with this ideological graphic cartography thought, where it propagates the idea of spatial cutout, where it propagates a cartographic projection that represents an idea, or a spatial organization, with this geopolitical cartography that is fundamental in the representation of a space, in this In this sense, we will have bibliographical research through indexed magazines and academic works, referring to the topic. In this sense, geopolitical cartography is fundamental to understanding a spatial section that goes beyond geographic representation, but rather represents a section of power.&nbsp;&nbsp;&nbsp;<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Keywords: </strong>Geopolitical cartography, spatial outline, ways of designing space.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17249 A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE BIOGEOGRÁFICA DO PLANETA. 2024-12-09T13:56:36+00:00 Sebastiao Perez Souza wtlima@uea.edu.br Luis Eduardo Castro wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br João Luis Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Ana Maria Liborio de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Aluizio Lopes da Silva Junior wtlima@uea.edu.br Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Maercio de Oliveira Costa wtlima@uea.edu.br Glaucia Cristina da Silva Freitas wtlima@uea.edu.br Francilene dos Santos Cruz wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>A preocupação ambiental ressurge a biogeografia como estudo espacial estratégico, estudando a distribuição natural dos elementos encontrados no planeta, que valoriza os lugares de sua existência no planeta, que repercute com a ideia de um poder mundial, em função das desigualdades de todos os tipos de recursos naturais existentes, abre espaços para novas formas de produção, no planeta com a denominada indústria verde, que necessita entra em consonância com a preservação ambiental na sua produção, sendo assim, este artigo, através de uma pesquisa bibliográfica com artigos de revista indexadas, sobre o assunto, sendo assim, uma das áreas atuais da ciência geográfica, passa a srer a análise biogeográfica, que estuda além da distribuição vegetal do planeta e todas as formas de vida existente no planeta, que repercute na forma de meio de produção associada com a preservação ambiental.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Biogeografia, espaços, distribuição, seres vivos.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Environmental concern resurfaces biogeography as a strategic spatial study, studying the natural distribution of elements found on the planet, which values ​​the places of their existence on the planet, which resonates with the idea of ​​global power, due to the inequalities of all types of existing natural resources, opens up spaces for new forms of production, on the planet with the so-called green industry, which needs to be in line with environmental preservation in its production, therefore, this article, through a bibliographical research with magazine articles indexed, on the subject, thus being one of the current areas of geographic science, becomes biogeographic analysis, which studies in addition to the plant distribution of the planet and all forms of life on the planet, which has repercussions on the form of means of production associated with preservation environmental.</p> <p><strong>&nbsp;</strong><strong>Keywords:</strong> Biogeography, spaces, distribution, living beings.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17251 RATZEL OS PRICÍPIOS DA GEOGRAFIA HUMANA E SUA ANTROPOGEOGRAFIA E SUA ANALISES E CONTRIBUIÇÕES AO LONGO DA FORMAÇÃO DA GEOGRAFIA. 2024-12-09T15:23:01+00:00 Sebastiao Perez Souza wtlima@uea.edu.br Luis Eduardo Castro wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br João Luis Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Ana Maria Liborio de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Aluizio Lopes da Silva Junior wtlima@uea.edu.br Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Maercio de Oliveira Costa wtlima@uea.edu.br Glaucia Cristina da Silva Freitas wtlima@uea.edu.br Francilene dos Santos Cruz wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>A sistematização da geografia humana é relacionada com o surgimento da ciência geográfica, e em seguida com a fundação da denominada antropogeografia, deixando ao longo da geografia os resquícios para analisar a espacialidade humana em diferentes formas de se entender a geografia. Portanto, não podemos reduzir as obras de Friedrich Ratzel, como um manual imperialista alemão, taxada pelos pensadores franceses, outro ponto, intitulado atribuído a ele como um determinista, suas ideais são inovadoras e reverbera até hoje na analise da geografia moderna, em perceber a espacialidade de forma diferenciada. Portanto, esse artigo é constituído por uma pesquisa bibliográfica contado com artigos de revistas indexadas sobre o assunto. Nesse sentido ao apontar Friedrich Ratzel e sua obra não podemos taxar ou reduzir sua imagem a ser determinista e imperialista.&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> Ratzel, construção da geografia humana, ideias.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The systematization of human geography is related to the emergence of geographic science, and then with the foundation of so-called anthropogeography, leaving throughout geography the remnants to analyze human spatiality in different ways of understanding geography. Therefore, we cannot reduce the works of Friedrich Ratzel, as a German imperialist manual, taxed by French thinkers, another point, titled attributed to him as a determinist, his ideals are innovative and reverberates to this day in the analysis of modern geography, in realizing the spatiality differently. Therefore, this article consists of a bibliographical research with articles from indexed magazines on the subject. In this sense, when pointing out Friedrich Ratzel and his work, we cannot tax or reduce his image to being determinist and imperialist.&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>Keywords:</strong> Ratzel, construction of human geography, ideas.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17256 RATZEL E A QUESTÃO AMBIENTAL E SEUS REFLEXOS NAS ANÁLISES GEOGRÁFICAS. 2024-12-10T03:37:34+00:00 Sebastião Perez Souza wtlima@uea.edu.br Luis Eduardo Castro wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br João Luis Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Ana Maria Libório de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Aluizio Lopes da Silva Junior wtlima@uea.edu.br Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Maércio de Oliveira Costa wtlima@uea.edu.br Glaucia Cristina da Silva Freitas wtlima@uea.edu.br Francilene dos Santos Cruz wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo tem a finalidade de desmitificar a figura de Fridrech Ratzel, para além de sua sistematização de sua obra geografia política, tendo esse pensador diferentes abordagens, que coloca o homem como parte integrante da análise espacial, outro ponto abordado por Ratzel é a questão da percepção ambiental, em diferentes formas, como esse fenômeno é representado, em diferentes formas de representação, um dos exemplos vai além de mapas como através de pinturas, isso tudo reflete na importância da categoria paisagem que é entendida como parte da porção do espaço de forma diferenciada, esta pesquisa tem o cunho bibliográfico, com artigos de revistas indexadas e trabalhos acadêmicos sobre o assunto, portanto, pensar na importância de Ratzel é pensar em diferentes abordagens espaciais para além do espaço político.</p> <p><strong>Palavras-Chave</strong>: diferentes abordagens, questão ambiental, Ratzel.<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>This article aims to demystify the figure of Fridrech Ratzel, in addition to his systematization of his work political geography, with this thinker having different approaches, which places man as an integral part of spatial analysis, another point addressed by Ratzel is the question of environmental perception, in different ways, how this phenomenon is represented, in different forms of representation, one of the examples goes beyond maps such as through paintings, this all reflects on the importance of the landscape category which is understood as part of the portion of space In a different way, this research has a bibliographic nature, with articles from indexed magazines and academic works on the subject, therefore, thinking about the importance of Ratzel is thinking about different spatial approaches beyond the political space.</p> <p><strong>Keywords:</strong> different approaches, environmental issues, Ratzel.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17258 PENSANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2024-12-10T04:20:39+00:00 Luiz Eduardo de Castro castroluizeduardo@hotmail.com Sebastião Perez Souza perezsouza1810@gmail.com Rita Dácio Falcão Falcão wtlima@uea.edu.br João Luís Ferreira Ferreira wtlima@uea.edu.br Ana Maria Libório de Oliveira de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Aluísio da Silva Lopes Junior wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Francilene dos Santos Cruz wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo tem a finalidade de desmitificar a figura de Fridrech Ratzel, para além de sua sistematização de sua obra geografia política, tendo esse pensador diferentes abordagens, que coloca o homem como parte integrante da análise espacial, outro ponto abordado por Ratzel é a questão da percepção ambiental, em diferentes formas, como esse fenômeno é representado, em diferentes formas de representação, um dos exemplos vai além de mapas como através de pinturas, isso tudo reflete na importância da categoria paisagem que é entendida como parte da porção do espaço de forma diferenciada, esta pesquisa tem o cunho bibliográfico, com artigos de revistas indexadas e trabalhos acadêmicos sobre o assunto, portanto, pensar na importância de Ratzel é pensar em diferentes abordagens espaciais para além do espaço político.</p> <p><strong>Palavras-Chave</strong>: diferentes abordagens, questão ambiental, Ratzel.<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article aims to demystify the figure of Fridrech Ratzel, in addition to his systematization of his work political geography, with this thinker having different approaches, which places man as an integral part of spatial analysis, another point addressed by Ratzel is the question of environmental perception, in different ways, how this phenomenon is represented, in different forms of representation, one of the examples goes beyond maps such as through paintings, this all reflects on the importance of the landscape category which is understood as part of the portion of space In a different way, this research has a bibliographic nature, with articles from indexed magazines and academic works on the subject, therefore, thinking about the importance of Ratzel is thinking about different spatial approaches beyond the political space.</p> <p><strong>Keywords:</strong> different approaches, environmental issues, Ratzel.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17259 A ESTIAGEM DE 2024 NA AMAZÔNIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS. 2024-12-10T05:27:01+00:00 Sebastião Perez Souza wtlima@uea.edu.br Luis Eduardo Castro wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br João Luís Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Ana Maria Libório de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Aluizio Lopes da Silva Junior wtlima@uea.edu.br Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Maércio de Oliveira Costa wtlima@uea.edu.br Davi Alexandre da Costa Flores wtlima@uea.edu.br Francilene dos Santos Cruz wtlima@uea.edu.br Paula Stephanny Barbosa Pereira wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>A estiagem que ocorre nesse período na região, não restrita a uma parte do território e sim um fenômeno generalizado em toda região, que em grande parte depende diretamente dos rios, por sua vez que afeta os diferentes fluxos econômicos e deslocamento das populações que ficam em torno dos rios, que atinge grande porção da Amazônia, isso remete a necessidade de um novo modal, menos dependente dos rios com a intensificação da estiagem, sabendo que a mesma no futuro ser mais permanente com a intensificação do fenômeno, natural do El Nino que ajuda altera o clima no mundo, que resulta na intensificação da estiagem na região, resultando na necessidade de ressuscitar o modelo rodoviário na região, dado ao deslocamento da população e dos variados tipos de fluxos, sendo assim, o artigo foi elaborado com uma pesquisa bibliográfica com revistas indexadas sobre o assunto, portanto, é proeminente pensar a circulação na Amazônia, que não pode ser depender da bacia de drenagem.</p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> Estiagem, consequências, modal.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>The drought that occurs during this period in the region is not restricted to one part of the territory but is a widespread phenomenon throughout the region, which largely depends directly on the rivers, in turn affecting the different economic flows and displacement of populations that are located around rivers, which affect a large portion of the Amazon, this highlights the need for a new mode, less dependent on rivers with the intensification of the drought, knowing that it will be more permanent in the future with the intensification of the phenomenon, natural to El Nino who helps changes the climate in the world, which results in the intensification of drought in the region, resulting in the need to resurrect the road model in the region, given the displacement of the population and the different types of flows, therefore, the article was prepared with a bibliographical research with indexed magazines on the subject, therefore, it is important to think about circulation in the Amazon, which cannot depend on the drainage basin.<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Keywords: </strong>Drought, consequences, modal.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17260 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE RECURSOS. 2024-12-10T15:28:42+00:00 Paula Stephanny Barbosa Pereira wtlima@uea.edu.br Sebastião Perez Souza wtlima@uea.edu.br Luis Eduardo Castro wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br João Luís Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Ana Maria Libório de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Aluizio Lopes da Silva Junior wtlima@uea.edu.br Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Maércio de Oliveira Costa wtlima@uea.edu.br Davi Alexandre da Costa Flores wtlima@uea.edu.br Francilene dos Santos Cruz wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>A educação ambiental como instrumento na sala de recursos é essencial para promover a conscientização ecológica e incentivar práticas sustentáveis entre os alunos com necessidades educacionais específicas, que também constituem a base da sociedade. Esse espaço inclusivo permite adaptar conteúdos e metodologias, respeitando as particularidades de cada estudante, enquanto desenvolve a responsabilidade socioambiental. Atividades práticas e interativas, como reciclagem, hortas e debates, fortalecem o vínculo com o meio ambiente, despertando o senso de pertencimento e cidadania. Além disso, a abordagem contribui para formar indivíduos críticos e comprometidos com a preservação ambiental, ampliando o impacto da educação ambiental para além do contexto escolar. Segundo Freire (1996), a educação deve ser libertadora, promovendo o senso crítico e a transformação social.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Cidadania, Indivíduos Críticos, Educação Ambiental.<strong>&nbsp;&nbsp;&nbsp; </strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT &nbsp;</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>Environmental education as a tool in the resource room is essential for promoting ecological awareness and encouraging sustainable practices among students with specific educational needs, who also form the basis of society. This inclusive space allows content and methodologies to be adapted, respecting the particularities of each student, while developing socio-environmental responsibility. Practical and interactive activities, such as recycling, vegetable gardens and debates, strengthen the bond with the environment, awakening a sense of belonging and citizenship. In addition, the approach contributes to forming critical individuals committed to environmental preservation, extending the impact of environmental education beyond the school context. According to Freire (1996), education must be liberating, promoting critical thinking and social transformation.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Citizenship, Critical Individuals, Environmental Education.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17261 A FORMAÇÃO DA METODOLOGIA EM GEOGRAFIA E O SEU REPENSAR. 2024-12-10T16:22:37+00:00 Luis Eduardo Castro castroluizeduardo@hotmail.com Sebastião Perez Souza perezsouza1810@gmail.com Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br João Luís Ferreira; Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A questão do método na ciência geográfica é fortalecida ao repensar a sua sobrevivência como área do conhecimento, com a introdução de novas temáticas que a tornam mais relevante no contexto atual. Temáticas como a questão de gênero, a consciência ambiental e outros tópicos demonstram a constituição da totalidade nos fenômenos geográficos. A metodologia adotada para este estudo baseia-se em artigos acadêmicos, revistas indexadas, livros digitais e trabalhos acadêmicos sobre o tema. Observa-se que a ciência geográfica precisou se renovar para garantir sua continuidade, sendo o fortalecimento de sua abordagem uma resposta às demandas do mundo moderno. Nesse sentido, a Geografia se constitui como um dos pilares essenciais para a compreensão dos fenômenos atuais.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Geografia, método, mundo moderno.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The question of the method in geographical science is strengthened by rethinking its survival as a field of knowledge, through the introduction of new themes that make it more relevant in the current context. Themes such as gender issues, environmental awareness, and others demonstrate the constitution of totality in geographical phenomena. The methodology used in this study is based on academic articles, indexed journals, digital books, and scholarly papers on the subject. It is evident that geographical science needed to renew itself to ensure its continuity, and the strengthening of its approach is a response to the demands of the modern world. In this sense, Geography stands as one of the essential pillars for understanding current phenomena.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Geography, method, modern world.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17262 O ÁRTICO GEOPOLÍTICO. 2024-12-10T16:47:18+00:00 Luis Eduardo de Castro castroluizeduardo@hotmail.com Sebastião Perez Souza perezsouza1810@gmail.com Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br João Luís Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Ana Maria Libório de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Aluizio Lopes da Silva Junior wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo aborda a importância da região do Ártico como uma área geopolítica estratégica na constituição de uma Nova Ordem Global. A região do Ártico está se tornando um ponto central na busca por uma ordem multipolar, que visa ir além da dominação dos Estados Unidos e da Europa, promovendo a presença de múltiplos centros de poder. A ascensão da Rússia é um exemplo dessa dinâmica, com o país buscando consolidar sua posição no cenário mundial por meio do controle da região Ártica, visando uma reorganização do sistema global. Este estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica, incluindo artigos de revistas indexadas e trabalhos acadêmicos sobre o tema. Assim, com o descongelamento do Ártico, uma nova porta geopolítica se abre, permitindo a emergência de novos centros de poder, como a Rússia, em busca da hegemonia mundial.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Ártico, geopolítica, Nova Ordem Global.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article discusses the importance of the Arctic region as a strategic geopolitical area in the formation of a New Global Order. The Arctic region is becoming a central point in the pursuit of a multipolar order, aiming to go beyond the dominance of the United States and Europe, advocating for the presence of multiple centers of power. Russia’s rise is an example of this dynamic, as the country seeks to establish itself on the global stage through control of the Arctic region, aiming for a reorganization of the global system. This study is based on a bibliographic review, including articles from indexed journals and academic papers on the subject. Thus, with the Arctic’s thawing, a new geopolitical frontier opens, allowing the emergence of new power centers, such as Russia, in the pursuit of global hegemony.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Arctic, geopolitics, New Global Order.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17266 A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE BIOGEOGRÁFICA DO PLANETA. 2024-12-11T02:10:20+00:00 Luis Eduardo de Castro castroluizeduardo@hotmail.com Sebastião Perez Souza perezsouza1810@gmail.com Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Daniela da Silva Ferreira wtlima@uea.edu.br João Luís Ferreira wtlima@uea.edu.br Wendell Teles de Lima wtlima@uea.edu.br Ana Maria Libório de Oliveira wtlima@uea.edu.br Marcelo Lacortt wtlima@uea.edu.br Aluizio Lopes da Silva Junior wtlima@uea.edu.br Gustavo Ferreira Duarte wtlima@uea.edu.br Maércio de Oliveira Costa wtlima@uea.edu.br Glaucia Cristina da Silva Freitas wtlima@uea.edu.br Davi Alexandre da Costa Flores wtlima@uea.edu.br Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A preocupação ambiental trouxe à tona a biogeografia como um estudo espacial estratégico, focado na distribuição natural dos elementos presentes no planeta. Esse campo valoriza os locais de existência desses elementos e está relacionado à ideia de um poder global, em função das desigualdades nos recursos naturais. A biogeografia também abre espaço para novas formas de produção no planeta, como a denominada indústria verde, que precisa estar alinhada à preservação ambiental em seus processos. Este artigo, baseado em uma pesquisa bibliográfica com artigos de revistas indexadas sobre o tema, analisa a biogeografia como uma das áreas atuais da ciência geográfica. A análise biogeográfica estuda não apenas a distribuição vegetal do planeta, mas também todas as formas de vida existentes, refletindo na forma como o meio de produção está associado à preservação ambiental.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Biogeografia, distribuição natural, formas de vida.<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Environmental concerns have brought biogeography to the forefront as a strategic spatial study, focused on the natural distribution of elements found on the planet. This field values the locations where these elements exist and is linked to the idea of global power, due to the inequalities in natural resources. Biogeography also opens up space for new forms of production on the planet, such as the so-called green industry, which needs to align with environmental preservation in its processes. This article, based on a bibliographic research of indexed journal articles on the subject, analyzes biogeography as one of the current areas of geographical science. Biogeographical analysis studies not only the plant distribution on the planet but also all forms of life, reflecting on how the means of production are associated with environmental preservation.<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Keywords</strong>: Biogeography, natural distribution, forms of life.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17267 CARACTERIZAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES PRATICANTES DE JIU-JÍTSU. 2024-12-11T03:00:03+00:00 Allen Gabriel da Silva e Silva ijf@alumni.usp.br Vitória Luiza Abreu Almeida ijf@alumni.usp.br Daurimar Pinheiro Leão ijf@alumni.usp.br Ivan de Jesus Ferreira ijf@alumni.usp.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O presente estudo teve como objetivo caracterizar os parâmetros antropométricos e o desempenho motor de escolares praticantes de Jiu-Jítsu. A pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, contou com uma amostra de 12 escolares do sexo masculino. As medidas antropométricas incluíram estatura, envergadura, peso corporal, percentual de gordura, percentual de massa muscular e índice de massa corporal (IMC), determinados por bioimpedância. O desempenho motor foi avaliado por meio dos testes de sentar-e-alcançar, abdominal modificado, corrida do quadrado 4x4, força de salto horizontal e preensão manual. Os resultados mostraram que o percentual de gordura foi classificado majoritariamente como "muito bom" ou "excelente", com apenas um participante com sobrepeso. A composição corporal equilibrada refletiu positivamente nos testes de força, flexibilidade e agilidade, nos quais os praticantes apresentaram desempenho acima da média, com classificações entre "muito bom" e "excelente". Além disso, observaram-se diferenças mínimas de força entre as mãos, indicando equilíbrio muscular. Esses achados destacam os benefícios do treinamento sistemático em Jiu-Jítsu, com impactos significativos na aptidão física, especialmente na flexibilidade, força e resistência muscular. O estudo reforça a relevância do Jiu-Jítsu como modalidade esportiva para o desenvolvimento físico e motor durante a infância e adolescência, contribuindo para a prevenção de problemas relacionados ao sedentarismo, como obesidade e alterações posturais, e promovendo habilidades motoras fundamentais para a qualidade de vida e o desempenho esportivo.</p> <p><strong>Palavra-chave:</strong> Jiu-Jítsu; Aptidão Física; Desempenho Motor; Composição Corpora; Desempenho motor.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The present study aimed to characterize the anthropometric parameters and motor performance of schoolchildren practicing Jiu-Jitsu. The research, of a descriptive and exploratory nature, included a sample of 12 male schoolchildren. Anthropometric measurements included height, wingspan, body weight, fat percentage, muscle mass percentage and body mass index (BMI), determined by bioimpedance. Motor performance was assessed using the sit-and-reach, modified abdominal, 4x4 square run, horizontal jump strength and handgrip tests. The results showed that the fat percentage was mostly classified as "very good" or "excellent", with only one participant being overweight. The balanced body composition reflected positively in the strength, flexibility and agility tests, in which the practitioners presented above-average performance, with classifications between "very good" and "excellent". In addition, minimal differences in strength were observed between the hands, indicating muscular balance. These findings highlight the benefits of systematic Jiu-Jitsu training, with significant impacts on physical fitness, especially flexibility, strength and muscular endurance. The study reinforces the relevance of Jiu-Jitsu as a sport for physical and motor development during childhood and adolescence, contributing to the prevention of problems related to a sedentary lifestyle, such as obesity and postural changes, and promoting motor skills that are fundamental for quality of life and sports performance.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Jiu-Jitsu; Physical Fitness; Motor Performance; Body Composition; Motor Performance.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17268 IMPACTO DA APTIDÃO FÍSICA SOBRE A SAÚDE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. 2024-12-11T03:32:08+00:00 Ivan de Jesus Ferreira ijf@alumni.usp.br Allen Gabriel da Silva e Silva ijf@alumni.usp.br Bruna Caroline Taveira Rodrigues ijf@alumni.usp.br Diego Willian Oliveira de Freitas ijf@alumni.usp.br Erin Bernardo Carvalho ijf@alumni.usp.br Gustavo Henrick C. de Almeida Teixeira ijf@alumni.usp.br João Felipe Costa Pereira ijf@alumni.usp.br Katiane Andrade de Jesus ijf@alumni.usp.br Rhayssa Cristina da Costa ijf@alumni.usp.br Vitória Luiza Abreu Almeida ijf@alumni.usp.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A vida universitária impõe desafios acadêmicos, pessoais e sociais que frequentemente comprometem a saúde física e mental dos estudantes. Neste contexto, a prática regular de esportes e atividades físicas emerge como uma solução eficaz para promover o bem-estar integral. Este estudo destaca os impactos positivos dessas práticas na aptidão física, incluindo melhorias na resistência cardiovascular, força muscular e composição corporal, bem como na saúde psicológica, como redução do estresse, aumento da concentração e fortalecimento do bem-estar geral. Além de benefícios imediatos, a atividade física contribui para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, essenciais para a saúde e produtividade a longo prazo. Do ponto de vista social, a integração de programas esportivos estruturados nas universidades fomenta a socialização e o engajamento comunitário, reduzindo o isolamento e fortalecendo os vínculos entre os estudantes. Economicamente, a promoção de estilos de vida ativos pode reduzir custos associados ao tratamento de doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo. Cientificamente, o estudo reafirma a importância de políticas institucionais que incentivem práticas esportivas como ferramentas para melhorar a saúde física e mental e para enfrentar as demandas do ambiente acadêmico. Assim, investir em iniciativas que integrem esportes e atividades físicas à rotina universitária não apenas beneficia os estudantes, mas também contribui para o desenvolvimento social e sustentável das comunidades acadêmicas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Aptidão física; saúde mental; estudantes universitários; atividade física; bemestar integral.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT </strong></p> <p>University life imposes academic, personal and social challenges that often compromise students’ physical and mental health. In this context, the regular practice of sports and physical activities emerges as an effective solution to promote comprehensive well-being. This study highlights the positive impacts of these practices on physical fitness, including improvements in cardiovascular endurance, muscle strength and body composition, as well as on psychological health, such as stress reduction, increased concentration and strengthening of general well-being. In addition to immediate benefits, physical activity contributes to the development of healthy habits, essential for long-term health and productivity. From a social perspective, the integration of structured sports programs in universities fosters socialization and community engagement, reducing isolation and strengthening bonds between students. Economically, the promotion of active lifestyles can reduce costs associated with the treatment of chronic diseases related to sedentary lifestyles. Scientifically, the study reaffirms the importance of institutional policies that encourage sports practices as tools to improve physical and mental health and to face the demands of the academic environment. Therefore, investing in initiatives that integrate sports and physical activities into the university routine not only benefits students, but also contributes to the social and sustainable development of academic communities.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Physical fitness; mental health; college students; physical activity; comprehensive well-being.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17272 INFLUÊNCIA DO ESPORTE NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO CRÍTICA. 2024-12-11T22:09:26+00:00 Ivan de Jesus Ferreira ijf@alumni.usp.br Endrewl José de Melo Vasconcelos ijf@alumni.usp.br Gustavo Barbosa de Freitas ijf@alumni.usp.br Marcos Vinicius de Castro Melo ijf@alumni.usp.br Max Marcos Marques da Costa ijf@alumni.usp.br Milena Pantoja Acioli ijf@alumni.usp.br Mariane Bertulino Pereira ijf@alumni.usp.br Paulo Henrique Pinheiro da Silva ijf@alumni.usp.br Thamyres Pires Simão ijf@alumni.usp.br Matheus Lourenço da Costa ijf@alumni.usp.br Vitor Hugo Pires Nunis ijf@alumni.usp.br Thiago Rodrigues de Araújo ijf@alumni.usp.br Kemel José Fonseca Barbosa kemel@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>A prática esportiva no ambiente universitário apresenta relevância multifacetada, influenciando positivamente o desempenho acadêmico, além de promover impactos sociais, culturais, ambientais e científicos. Socialmente, os esportes fortalecem o apoio entre estudantes, facilitando a criação de comunidades coesas e contribuindo para o suporte necessário durante o ensino superior. Culturalmente, valorizam habilidades como disciplina, resiliência e trabalho em equipe, refletindo um avanço na percepção da educação como um processo integral. Cientificamente, evidências apontam que a atividade física regular aprimora funções cognitivas, reduz o estresse e promove saúde mental, beneficiando diretamente o desempenho acadêmico. No entanto, fatores como intensidade, frequência e contexto socioeconômico influenciam esses resultados, ressaltando a complexidade da relação e a necessidade de estudos mais abrangentes. Ambientalmente, o incentivo à prática esportiva fomenta hábitos saudáveis e sustentáveis que impactam o bem-estar coletivo. Essa integração entre esporte e educação, além de aprimorar o rendimento acadêmico, reforça valores que transformam estudantes em agentes de mudança social, cultural e científica, consolidando a relevância das políticas de incentivo à prática esportiva nas universidades.</p> <p><strong>Palavra-chave</strong>: Prática esportiva universitária; desempenho acadêmico; saúde mental e cognição; impacto social e cultural; sustentabilidade e hábitos saudáveis.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Sports practice in the university environment has multifaceted relevance, positively influencing academic performance, in addition to promoting social, cultural, environmental and scientific impacts. Socially, sports strengthen support among students, facilitating the creation of cohesive communities and contributing to the necessary support during higher education. Culturally, they value skills such as discipline, resilience and teamwork, reflecting an advance in the perception of education as an integral process. Scientifically, evidence indicates that regular physical activity improves cognitive functions, reduces stress and promotes mental health, directly benefiting academic performance. However, factors such as intensity, frequency and socioeconomic context influence these results, highlighting the complexity of the relationship and the need for more comprehensive studies. Environmentally, encouraging sports practice fosters healthy and sustainable habits that impact collective well-being. This integration between sports and education, in addition to improving academic performance, reinforces values that transform students into agents of social, cultural and scientific change, consolidating the relevance of policies to encourage sports practice in universities</p> <p><strong>Keyword:</strong> University sports practice; academic performance; mental health and cognition; social and cultural impact; sustainability and healthy habits.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17273 PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM PANORAMA ATUAL. 2024-12-11T23:10:55+00:00 Ivan de Jesus Ferreira ijf@alumni.usp.br Kemel José Fonseca Barbosa kemel@ufam.edu.br Alicia Oliveira de Araujo ijf@alumni.usp.br Anderson Breyner Ferreira de Rodrigues ijf@alumni.usp.br Fernanda Gabriela Gomes Alves ijf@alumni.usp.br Gabriel Sebastian Oliveira Santos ijf@alumni.usp.br Guilherme Cauâ Machado da Silva ijf@alumni.usp.br Luan Bayma de Souza ijf@alumni.usp.br Paulo Pinho Cavalcante ijf@alumni.usp.br Maurício Braga Leite de Freitas ijf@alumni.usp.br Nayandra Barbosa da Silva ijf@alumni.usp.br Vitória Luiza Abreu Almeida ijf@alumni.usp.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O sobrepeso e a obesidade constituem desafios de saúde pública significativos no contexto universitário, com prevalências variáveis em diferentes regiões e influenciadas por fatores demográficos, comportamentais e socioeconômicos. Este estudo destaca a alta prevalência dessas condições entre estudantes universitários no Brasil e no mundo, associadas a hábitos alimentares inadequados, baixos níveis de atividade física, histórico familiar e desigualdades sociais. Além do impacto na saúde física, como maior risco de doenças crônicas, os efeitos negativos na saúde mental e na qualidade de vida são evidentes, reforçando a necessidade de ações estratégicas. As universidades emergem como espaços cruciais para intervenções que promovam estilos de vida saudáveis, incluindo monitoramento regular e políticas voltadas à prática de atividades físicas e à educação em saúde. Considerando a complexidade dos determinantes envolvidos, são essenciais esforços integrados, multidisciplinares e baseados em evidências para mitigar os impactos do sobrepeso e da obesidade nesta população jovem, que desempenha papel vital no desenvolvimento socioeconômico e cultural das sociedades.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Obesidade em universitários; prevalência de sobrepeso; saúde pública e educação; estilo de vida sedentário; promoção de saúde no ensino superior.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Overweight and obesity are significant public health challenges in the university context, with variable prevalence rates in different regions and influenced by demographic, behavioral, and socioeconomic factors. This study highlights the high prevalence of these conditions among university students in Brazil and worldwide, associated with inadequate eating habits, low levels of physical activity, family history, and social inequalities. In addition to the impact on physical health, such as increased risk of chronic diseases, the negative effects on mental health and quality of life are evident, reinforcing the need for strategic actions. Universities emerge as crucial spaces for interventions that promote healthy lifestyles, including regular monitoring and policies aimed at physical activity and health education. Considering the complexity of the determinants involved, integrated, multidisciplinary, and evidence-based efforts are essential to mitigate the impacts of overweight and obesity in this young population, which plays a vital role in the socioeconomic and cultural development of societies.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Obesity in university students; prevalence of overweight; public health and education; sedentary lifestyle; health promotion in higher education.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/17275 AMBIENTE E SAÚDE: IMPACTOS EMOCIONAIS DA PÓS-PANDEMIA COVID- 19 NO CONTEXTO ESCOLAR. 2024-12-12T17:01:16+00:00 Clenilton Martins Faria cleniltonfaria@hotmail.com Anna Lia da Silva Vicente juliamendessouza@hotmail.com Antônia Laisyane Fernandes César uliamendessouza@hotmail.com Chauan Xavier de Oliveira juliamendessouza@hotmail.com Etore Porto Oriol juliamendessouza@hotmail.com Julia Mendes de Souza juliamendessouza@hotmail.com Maria Eduarda de Almeida Nogueira juliamendessouza@hotmail.com Roberta Martins dos Reis juliamendessouza@hotmail.com Thomaz Décio Abdalla Siqueira thomazabdalla@ufam.edu.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este estudo tem como objetivo analisar os impactos emocionais enfrentados por alunos da educação básica no contexto pós-pandemia da COVID- 19. A pesquisa foi motivada por observações derivadas de experiências familiares, profissionais e informações das mídias sociais, que evidenciaram dificuldades de readaptação escolar, incluindo consequências emocionais, vivenciadas por muitas crianças e adolescentes após a pandemia. O problema central investigado é: quais os impactos emocionais experimentados pelos alunos da educação básica no período pós-pandemia? A relevância da pesquisa fundamenta-se em estudos como o de Nicácio (2022), que apontam que as experiências vividas durante a pandemia afetaram o bem-estar emocional, mental, social e acadêmico de crianças e adolescentes. Assim, compreender esses impactos é essencial para embasar a criação, implementação e avaliação de estratégias multidisciplinares nas escolas, visando mitigar os efeitos negativos na comunidade escolar e promover o bem-estar dos alunos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>COVID- 19. Psicologia. Educação Básica. Ansiedade. Adolescentes.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong><strong>&nbsp;</strong></p> <p>This study aims to analyze the emotional impacts faced by basic education students in the post-COVID-19 pandemic context. The research was motivated by observations derived from family and professional experiences and information from social media, which highlighted difficulties in readapting to school, including emotional consequences, experienced by many children and adolescents after the pandemic. The central problem investigated is: what are the emotional impacts experienced by basic education students in the post-pandemic period? The relevance of the research is based on studies such as that of Nicácio (2022), which indicate that the experiences lived during the pandemic affected the emotional, mental, social and academic well-being of children and adolescents. Therefore, understanding these impacts is essential to support the creation, implementation and evaluation of multidisciplinary strategies in schools, aiming to mitigate negative effects on the school community and promote student well-being.<strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Keywords:</strong> COVID-19. Psychology. Basic Education. Anxiety. Teenagers.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024