INFLUENCIA DO ESTADO NUTRICIONAL SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR.

Autores

  • Ivan de Jesus Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
  • Alberto Santos Gouvea Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
  • Ana Beatriz de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Resumo

RESUMO
O estado nutricional é um fator determinante no desempenho escolar de crianças e adolescentes, influenciando diretamente o desenvolvimento cognitivo e físico. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre estado nutricional e rendimento acadêmico, com base em evidências científicas nacionais e internacionais. Estudos demonstram que tanto a desnutrição quanto a supernutrição estão associadas a déficits de atenção, memória e raciocínio, afetando negativamente o desempenho escolar. A desnutrição compromete o desenvolvimento cerebral, especialmente na primeira infância, enquanto a obesidade interfere na concentração e na
execução de tarefas cognitivas complexas. Além disso, fatores socioeconômicos desempenham papel mediador importante nessa relação, impactando o acesso à alimentação de qualidade e ao ambiente escolar favorável. A literatura também indica que, embora a nutrição seja essencial, outras variáveis, como apoio familiar e qualidade do ensino, devem ser consideradas. Concluise que estratégias intersetoriais, como programas de alimentação escolar, educação nutricional e políticas públicas de combate à desigualdade, são fundamentais para promover melhorias no desempenho educacional. Reforça-se, ainda, a importância de novas pesquisas que investiguem os múltiplos determinantes dessa relação em diferentes contextos sociais e culturais.


Palavras-chave: Estado nutricional; Rendimento escolar; Desnutrição infantil; Desenvolvimento cognitivo; Alimentação escolar.


ABSTRACT
Nutritional status is a determining factor in the academic performance of children and adolescents, directly influencing cognitive and physical development. This article aims to analyze the relationship between nutritional status and academic performance, based on
national and international scientific evidence. Studies show that both malnutrition and overnutrition are associated with deficits in attention, memory, and reasoning, negatively affecting academic performance. Malnutrition compromises brain development, especially in early childhood, while obesity interferes with concentration and the execution of complex cognitive tasks. In addition, socioeconomic factors play an important mediating role in this relationship, impacting access to quality food and a favorable school environment. The literature also indicates that, although nutrition is essential, other variables, such as family support and quality of education, must be considered. It is concluded that intersectoral strategies, such as school feeding programs, nutritional education, and public policies to combat inequality, are essential to promote improvements in educational performance. The importance of new research that investigates the multiple determinants of this relationship in different social and cultural contexts is also reinforced.


Keywords: Nutritional status; School performance; Child malnutrition; Cognitive
development; School meals

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Biografia do Autor

Ivan de Jesus Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF)/ Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Alberto Santos Gouvea, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF)/ Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ana Beatriz de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF)/ Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Ivan de Jesus Ferreira; Alberto Santos Gouvea; Ana Beatriz de Oliveira Ferreira (2025).

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Publicado

2025-04-26