Razões para evasão universitária em estudantes do curso de Gestão de Cooperativas
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v6i1.13661Palavras-chave:
Evasão Universitária, Gestão de Cooperativas, Evasão e Gestão, Motivos da evasãoResumo
A evasão é um processo em constante crescimento que causa transtornos às Instituições de Ensino Superior (IES) de âmbito público e privado. Nesse sentido, objetivou-se identificar razões à evasão universitária de discentes no curso de gestão de cooperativas. A amostra para estudo foi composta por estudantes da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), com 36 respostas consideradas válidas. Com base no instrumento de coleta de dados, foram colhidas respostas, por meio de perguntas que caracterizavam o respondente e a identificação das possíveis circunstâncias que contribuíam para o processo de evasão universitária. Para análise dos resultados, foi utilizada a estatística descritiva. Os achados permitem inferir que há certa relevância da questão de renda no que tange à evasão, visto que muitos estudantes afirmaram que precisam ter uma dupla jornada entre estudar e trabalhar. Além disso, outros achados foram relevantes tais quais: escolaridade dos pais e adaptações a vida acadêmica. Ainda com base nos resultados, os índices que obtiveram maiores médias foram: “você percebeu que não se sentirá bem na profissão”; “você entrou no curso porque passou no processo de seleção, mas, na verdade, essa não foi a sua escolha e ainda não tem certeza se essa profissão oferecerá o retorno financeiro que você deseja”. Como contribuição do estudo, destacam-se razões que contribuem para o processo de evasão no curso de Gestão de Cooperativas, no qual compreende que as questões sociais possuem um grande impacto nesse processo, o que ressaltado, exclusivamente, pelas questões de renda e educacionais. Em âmbito prático, é possível perceber que são necessárias não só ações de viés estruturais e sociais, mas também, voltados a quesitos educacionais.
Downloads
Referências
Abbad, G., Carvalho, R. S., & Zerbini, T. (2007). Evasão em curso via internet: explorando variáveis explicativas. RAE eletrônica, 5. Disponível em: https://www.sci-elo.br/j/raeel/a/kPGnWV6XYfnYYmPDsDSFd5G/abstract/?lang=pt&format=html. Acesso em: 10 de março de 2023.
Amaral, A. B., de Sousa Mendes, V., de Araújo, H. R. M. P., do Nascimento Sousa, P. H., de Souza Pereira, V., de Araújo, L. P., & Santos, W. (2020). Combate à evasão escolar por meio da gestão de processos: um estudo de caso no IFPI Parnaíba. Research, Society and Development, 9(11), e7789118670-e7789118670. Disponível em: https://rsdjour-nal.org/index.php/rsd/article/view/8670. Acesso em: 14 de abril de 2023.
Ambiel, R. A. M., & de Oliveira Barros, L. (2018). Relações entre Rvasão, Satisfação com Escolha Profissional, Renda e Adaptação de Universitários. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 20(2), 254-267. Disponível em: http://pep-sic.bvsalud.org/pdf/ptp/v20n2/v20n2a10.pdf. Acesso em: 20 de março de 2023.
Baggi, C. A. D. S., & Lopes, D. A. (2011). Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 16(02), 355-374. Disponível em: https://www.sci-elo.br/j/aval/a/RRGrQckrsd9CRGgKy4zkHXq/abstract/?lang=pt . Acesso em: 05 de maio de 2023.
Bargmann, C., Thiele, L., & Kauffeld, S. (2022). Motivation matters: predicting students’ career decidedness and intention to drop out after the first year in higher education. Higher Education, Vol. 83, No. 4, pp. 845–861. https://doi.org/10.1007/s10734-021-00707-6
Barroso, P. C. F., Oliveira, Í. M., Noronha-Sousa, D., Noronha, A., Mateus, C. C., Vázquez-Justo, E., & Costa-Lobo, C. (2022). Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 26, e228736. Disponível em: https://www.sci¬elo.br/j/pee/a/WYz4bXNTjBVTJy3jhX4mhDB/ . Acesso em: 10 de março de 2023.
Brasil (1997). Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Relatório da Comissão Especial de Estudos sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, DF: ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-con-tent/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 05 de abril de 2023.
Begum, S., Du Preez, A., Robinson, M., & Zunszain, P. A. (2024). Mental Health Help-Seeking Behaviours in University Students: Are First-Generation Students Different?. Student Success, 15(1), 48-58. https://doi.org/10.5204/ssj.3053
Bernardo, A., Esteban, M., Cervero, A., Cerezo, R., & Herrero, F. J. (2019). The Influence of Self-Regulation Behaviors on University Students’ Intentions of Persistance. Front. Psychol. 10:2284. doi: 10.3389/fpsyg.2019.02284
Brömmelhaus, A. (2023). Partnership and Higher Education: Do a Partner’s Educational Aspirations Influence a Student’s Dropout Intention?. Sage Open, 13(2). https://doi.org/10.1177/21582440231179628
Bohndick., C. (2020). Predictors of dropout intentions in teacher education programmes compared with other study programmes. Journal of Education for Teaching, 46(2), 207–219. https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1724652
Buizza, C., Cela, H., Sbravati, G., Bornatici, S., Rainieri G., & Guilardi A. (2024). The Role of Self-Efficacy, Motivation, and Connectedness in Dropout Intention in a Sample of Italian College Students. Education Sciences 14, no. 1: 67. https://doi.org/10.3390/educsci14010067
Calvo, M. C. M. (2004). Estatística descritiva. Florianópolis: UFSC. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ConTexto/article/viewFile/11157/6605 . Acesso em: 20 de maio de 2023.
Costa, F. J. D., Bispo, M. D. S., & Pereira, R. D. C. D. F. (2018). Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a Brazilian Federal University. RAUSP Management Journal, 53, 74-85. Disponível em: https://www.sci-elo.br/j/rmj/a/8vkBGH5vmXQrgyLCR9t3PYN/abstract/?lang=en . Acesso em: 12 de abril de 2023.
David, L. M. L., & Chaym, C. D. (2019). Evasão universitária: um modelo para diagnóstico e gerenciamento de instituições de ensino superior. Revista de Administração IMED, 9(1), 167-186. Disponível em: https://seer.ati-tus.edu.br/index.php/raimed/article/view/3198/2214 . Acesso em: 26 de março de 2023.
Diehl, C. A., de Souza, M. A., & Domingos, L. E. C. (2007). O uso da estatística descritiva na pesquisa em custos: análise do XIV Congresso Brasileiro de Custos. ConTexto-Contabilidade em Texto, 7(12). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ConTexto/article/viewFile/11157/6605 . Acesso em 25 de março de 2023.
Freud, J. E., & Simon, G. A. (2000). Estatística aplicada. Ergonomia Administração e Contabilidade, 9. Acesso em: 12 de abril de 2023.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA. Dispo¬nível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf . Acesso em: 07 de março de 2023.
Lott, A. C. D. O. (2017). Persistência e evasão na educação a distância: examinando fatores explicativos. Disponível em: https://www.researchga¬te.net/publica-tion/325047968_Persisten-cia_e_Evasao_na_Educacao_a_Distancia_Examinando_Fatores_Explicativos . Acesso em: 10 de abril de 2023.
Machado, S. P., Melo Filho, J. M., & Pinto, A. C. (2005). A evasão nos cursos de graduação de química: uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, 28, S41-S43. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/9qgtwhgjGZsHKsHSsph4RnD/?lang=pt . Acesso em: 09 de maio de 2023.
Márquez‐Vera, C., Cano, A., Romero, C., Noaman, A. Y. M., Mousa Fardoun, H., & Ventura, S. (2016). Early dropout prediction using data mining: a case study with high school students. Expert Systems, 33(1), 107-124. Disponível: https://www.researchga-te.net/publica¬tion/282670051_Early_Dro-pout_Prediction_using_Data_Mining_A_Case_Study_with_High_School_Students . Acesso em: 03 de abril de 2023.
Martins, T. S. (2018). EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, 2(2), 147-163. Disponível em: https://periodicoscientifi¬cos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7007 . Acesso em: 20 de março de 2023.
Meireles, R. S. (2019). Fatores causais da evasão e retenção universitária: uma análise nos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília no período de 2002 até 2018. Dis-ponível em: https://reposito-rio.unb.br/bitstream/10482/38152/1/2019_RenatoSampaioMeireles.pdf . Acesso em: 03 de março de 2023.
Oliveira, B. G. S. (2020). Evasão universitária: fatores explicativos e possibilidades de atuação. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/226950 . Acesso em: 07 de maio de 2023.
Peron, V. D., Bezerra, R. C., & Pereira, E. N. (2019). Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 5(11). Disponível em: https://sistemas-cmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756 . Acesso em: 20 de abril de 2023.
Pigosso, L. T., Ribeiro, B. S., & Heidemann, L. A. (2020). A Evasão na Perspectiva de quem Persiste: um Estudo sobre os Fatores que Influenciam na Decisão de Evadir ou Persistir em Cursos de Licenciatura em Física Pautado pelos Relatos dos Formandos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 245-273. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/212359 . Acesso em: 20 de abril de 2023.
Prestes, E. M. D. T., & Fialho, M. G. D. (2018). Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26, 869-889. Disponível em: https://www.sci-elo.br/j/ensaio/a/3yg5dbpbt6SWdKtpVZ8mNsv/abstract/?lang=pt . Acesso em: 20 de abril de 2023.
Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4a. edição, 123(4), 138. Disponível em: https://cur-sos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcb/files/2011/03/Metodologia-da-Pesquisa-3a-edicao.pdf . Acesso em: 13 de abril de 2023.
Silva, F. C., de Oliveira Cabral, T. L., & Pacheco, A. S. V. (2020). Evasão ou permanência? Modelos preditivos para a gestão do Ensino Superior. Education Policy Analysis Archives, 28, 149-149. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/download/5387/2521/24493 . Acesso em 10 de abril de 2023.
Silva, I. J. A., Nasu, V. H., Leal, E. A., & Miranda, G. J. (2020). Fatores determinantes da evasão nos cursos de ciências contábeis no Brasil. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 48-69. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2020v13n1p48 . Acesso em: 15 de março de 2023.
Sousa, A. W. P. P., & Sampaio, M. A. P. (2020). Principais elementos que contribuem para a evasão do ensino superior: Um estudo bibliográfico. Humanidades & Inovação, 7(17), 74-86. Disponível em: https://revis-ta.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1664 . Acesso em: 14 de abril de 2023.
Sparta, M., & Gomes, W. B. (2005). Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. Revista brasileira de orientação profissional, 6(2), 45-53. Disponível em: http://pep¬sic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902005000200005 . Acesso em: 02 de maio de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 UFAM Business Review - UFAMBR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.
- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.
- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.