Análise custo-volume-lucro em uma escola de idiomas: um estudo de caso

Autores

  • Natanael Augusto Ukrainski Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Willson Gerigk Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Flávio Ribeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i3.7419

Palavras-chave:

Análise CVL, Contabilidade Gerencial, Escola de idiomas, Estudo de Caso

Resumo

A presente pesquisa aplicou os conceitos da análise de Custo/Volume/Lucro em um empreendimento que explora a educação de idiomas, mais especificamente, o inglês. Buscou-se identificar quais as informações de caráter gerencial essas aplicações  podem oferecer aos administradores da empresa. O estudo foi realizado junto a uma escola franqueada de idiomas, que atua na cidade de São José dos Pinhais-PR e que começou a operar no ano de 2017. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso. O estudo englobou o período de maio/2018 a abril/2019. Os resultados da pesquisa, decorrentes da aplicação da análise CVL, possibilitaram à escola conhecer: i) a margem de contribuição por aluno, em cada turma, assim como, a margem de contribuição total por turma; ii) o ponto de equilíbrio por turma, por aluno e o ponto de equilíbrio total da escola; iii) a margem de segurança por turma e a toral; e iv) o grau de alavancagem operacional, inclusive mensalmente.

Biografia do Autor

Natanael Augusto Ukrainski, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Egresso do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Willson Gerigk, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis (UNICENTRO), campus de Irati.

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Publicado

2020-08-28

Como Citar

Ukrainski, N. A. ., Gerigk, W., & Ribeiro, F. (2020). Análise custo-volume-lucro em uma escola de idiomas: um estudo de caso. UFAM Business Review - UFAMBR, 2(3), 01–19. https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i3.7419

Edição

Seção

Artigos