Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

Tipos de publicação

A UFAMBR é uma revista eletrônica (online), disponível para consulta e submissão no endereço https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/ufambr. Recebe submissões em fluxo contínuo e eventualmente organiza dossiês temáticos publicados junto aos volumes regulares ou em volumes especiais. São aceitos: (i) artigos originais e de revisão; (ii) Artigos Técnicos; e (iii) artigos de conferências.

Eventualmente a revista republicará artigos de grande interesse, traduzidos ou não. Neste caso, os responsáveis pela tradução e submissão do artigo devem informar aos Editores que possuem autorização do(s) autor(es) e/ou da revista onde foi publicado para a republicação do artigo, traduzido ou na língua original. Artigos completos publicados em anais de eventos poderão ser publicados na UFAMBR, acompanhados por uma nota informando a referência original.

A UFAMBR publica dois volumes ao ano em fluxo contínuo, um referente ao período de janeiro a junho e outro de julho a dezembro. Os artigos prontos para publicação (revisados e diagramados) serão imediatamente disponibilizados online no volume referente ao período.

As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revista, UFAMBR, disponível em https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/ufambr/about/submissions

 

REGRAS E POLÍTICAS

A submissão e o acompanhamento do processo de avaliação dos trabalhos enviados a UFAMBR serão feitos exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Revistas – UFAMBR, no endereço eletrônico https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/ufambr/about/submissions.  É necessário que pelo menos um dos autores faça um CADASTRO prévio no sistema antes da submissão, marcando a opção AUTOR. Um dos autores deverá ser designado como Autor de Correspondência, o qual ficará responsável pela comunicação via e-mail. Não serão aceitos trabalhos submetidos via e-mail ou correio. Caso o autor não consiga acessar adequadamente o sistema, deve entrar em contato com os Editores pelo e-mail: ufambusinessreview@gmail.com.

Os trabalhos submetidos não devem estar em avaliação por qualquer outra revista e devem ter sido aprovados pelos autores. Ao concluir a submissão de um trabalho, todos os autores automaticamente aceitam as regras e políticas aqui apresentadas.

É função dos Editores avaliar preliminarmente o conteúdo do trabalho submetido e, caso haja restrições à publicação, não designá-lo para avaliação por pares. A rejeição nesta etapa do processo de avaliação implica arquivamento do manuscrito e será comunicado por e-mail aos autores num prazo médio de 30 dias. Como de praxe na maioria das revistas, nesta etapa *não* será encaminhada uma avaliação do manuscrito para os autores, mas a mensagem comunicando a não aceitação indicará uma das quatro razões fundamentais a seguir:

1) O artigo “não segue nossas NORMAS PARA PUBLICAÇÃO”, estabelecidas nesta página.

2) O artigo “não se encaixa dentro do escopo e foco da revista” (ver acima).

3) O artigo “não apresenta o perfil esperado pela revista”. O perfil desejado pela UFAMBR pode ser resumido como o de manuscritos científicos originais e de qualidade, ou seja, que atendam às boas práticas da redação científica, e tenham complexidade e sofisticação intelectual compatíveis com o nível que almejamos para a revista. 

A UFAMBR busca artigos de qualidade, artigos escritos profissionalmente, concisos, claros e objetivos, com boa estrutura de texto, adequada problematização de pesquisa (com perguntas de pesquisa ou hipóteses claras), metodologia explicitada e pertinente, respostas e conclusões coerentes e boa inferência lógico-científica, ilustrações de boa qualidade, e minimamente relevantes e atuais. Serão recusados, por exemplo, textos extraídos de teses e dissertações, sem a adequada conversão para o formato de artigo ou ensaio; textos com problemas sérios de linguagem ou de redação e/ou conteúdos simplistas; e trabalhos com base empírica muito estreita, ou cujas descobertas aportem pouca novidade.

4) “Em seu estágio atual”, o manuscrito ainda não se encontra em condições de ser enviado aos revisores. Trata-se de uma situação mais rara, em que os Editores julgam que o manuscrito tem méritos e potencial para satisfazer as condições anteriores, mas ainda se encontra imaturo, necessitando de mais uma ou duas rodadas de aperfeiçoamento pelos autores. Pode, por exemplo, haver conteúdos em excesso ou desnecessários, ou ao menos um dos grandes componentes do manuscrito (como referencial teórico, elaboração dos resultados, discussão dos mesmos, articulação teoria-empiria, etc.) se encontra ainda muito embrionário e/ou o manuscrito ainda precisa de ao menos uma grande revisão para estar em condições de submissão.

Os Editores poderão também realizar ou solicitar, quando julgarem necessário, pequenas modificações nos originais, visando uma melhor adequação aos padrões da revista. Os editores enviarão aos avaliadores apenas manuscritos cujos defeitos ou limitações tenham chances realistas de correção pelos mesmos, sem uma carga despropositada de trabalho.

Os trabalhos aprovados pelos Editores para avaliação por pares serão encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores colaboradores da revista. A avaliação é feita pelo processo duplo-cego, no qual os avaliadores não têm acesso ao(s) nome(s) do(s) autor(es) e vice-versa. O corpo de avaliadores da UFAMBR é formado apenas por pesquisadores doutores de instituições brasileiras e estrangeiras. A avaliação é feita levando em conta o conteúdo, a estruturação do texto e a redação. Os avaliadores recomendarão a aceitação, a rejeição ou a solicitação de modificações obrigatórias. Cabe aos Editores a decisão final sobre a aceitação ou não do trabalho, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores. A situação dos artigos submetidos pode ser acompanhada através do sistema (https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/ufambr/about/submissions) com o login utilizado para a submissão.

É de responsabilidade dos autores de pesquisas que envolvam seres humanos, ter atendido aos princípios éticos pertinentes, particularmente a aprovação por Comitês de Ética em Pesquisa. Também recomendamos a consulta ao manual de "Boas Práticas da Publicação Científica.

A UFAMBR não cobra taxas de submissão, publicação ou de processo editorial. Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A UFAMBR adota licenças Creative Commons (CC) para distribuição de seus artigos, nas condições BY-NC-ND. Como a revista é de acesso público (open access), os trabalhos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Toda correspondência deverá ser encaminhada aos Editores, através do e-mail ufambusinessreview@gmail.com.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho submetido é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação em outra revista; caso contrário, justificar em “Comentários ao Editor”
  2. O arquivo submetido não contém o(s) nome(s) do(s) autor(es), garantindo, portanto, o processo de avaliação duplo-cego
  3. O arquivo submetido atende rigorosamente as regras, políticas, estrutura e formatação exigida pela revista, apresentadas nas NORMAS DE PUBLICAÇÃO
  4. No arquivo submetido foram verificadas se todas as citações bibliográficas constam nas Referências e vice-versa, bem como se as referências estão no formato exigido pela revista, conforme apresentado nas NORMAS DE PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA SUBMISSÃO

A revista não aceita submissões fora das normas.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens abaixo. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas e os autores informados.

Ser uma contribuição origina e inédita, compatível com a Linha Editorial da Revista.

Não estar em processo de avaliação em outra publicação nacional ou internacional.

Ser assinado por no máximo 5 (quatro) autores.

O arquivo com o manuscrito não pode conter nenhuma forma de identificação dos autores, incluindo comentários de revisão. As “Propriedades do Autor” precisam estar limpas. Os metadados dos autores e do texto devem ser incluídos no formulário online de submissão.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO

Papel: A-4 (29,7 x 21 cm).

Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Espaçamento entre linhas: simples (incluindo títulos, resumo, abstract, texto, citações e referências).

Parágrafos: alinhamento justificado.

 

ESTRUTURA DO ARTIGO:

O manuscrito deve ter o seguinte formato.

  1. Título do artigo os artigos devem conter o título em português, inglês e espanhol, sendo o primeiro no idioma do artigo; somente a primeira palavra e os nomes próprios deverão iniciar com letra maiúscula. Na linha seguinte, título traduzido para o inglês e seguido pelo espanhol, caso o artigo esteja em português. Artigo escrito em inglês deve apresentar tradução para o português seguido, pelo espanhol. Artigo escrito em espanhol deve apresentar tradução para o inglês, seguido pelo português.
  2. Resumo, abstract e resumén: cada qual deverá conter no máximo 250 palavras e apresentar o objetivo, a abordagem, a metodologia, os resultados e as conclusões em um único parágrafo no idioma correspondente, seguindo a mesma ordem de idiomas dos títulos.
  3. Palavras-chave, keywords e palabras clave: no mínimo 3 e no máximo 5, iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto, no idioma correspondente.
  4. Corpo do texto – (com as seções julgadas pertinentes pelos autores) iniciar logo após a apresentação dos itens acima, sem inserção de nova página a cada subtítulo. As partes convencionais de um artigo científico teórico-empírico podem incluir: introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão e referências. Artigos técnicos devem apresentar formatação do texto coerente com as normas da revista.
  5. Agradecimentos (opcional). Utilizar esta seção para mencionar bolsas e fontes de financiamento de pesquisas.
  6. Referências – normas utilizadas pela revista American Psychological Association – APA

 A Revista UFAMBR adota o manual de "Boas Práticas da Publicação Científica"  da ANPAD como referência para esta publicação.

 O manuscrito deve conter no mínimo 6.000 até no máximo 11.000 palavras, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, ilustrações, quadros, notas, apêndices e referências bibliográficas.

Notas de rodapé devem ser evitadas.

O texto deve estar livre de plágio ou autoplágio.

Ao ser submetido, o artigo será submetido a Desk Review, podendo ser recusado neste procedimento ou encaminhado para o processo de avaliação.

Os casos não previstos nestas normas serão resolvidos pela Editoria da UFAMBR.

Declaração de Direito Autoral

 O autor autoriza a UFAMBR a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico.

Artigos

Política padrão de seção

Revisões Teóricas

Artigos em que se apresente uma revisão teórica abrangente da literatura pertinente a um tema de interesse da administração identificando lacunas, contradições, inconsistências ou relações ainda não identificadas nessa literatura e prescrevendo direcionamentos de novas produções científicas a partir das características da literatura examinada.

Um artigo de revisão teórica (como proposta ou como revisão) elaborado para ser apresentado à comunidade científica deverá ser algo mais que um resumo bem sistematizado do estado da arte de um assunto determinado. Além do interesse e da atualidade do assunto, ao elaborar um artigo teórico é importante que o desenvolvimento do trabalho ofereça uma perspectiva crítica e uma elaboração pessoal na discussão da problemática tratada, para que assim ofereça novos elementos de discussão teórica.

Esse tipo de artigo está limitado a 25 páginas (incluindo título e resumo nas três línguas, referências e anexos).

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.