O Afazer e o Fazer da Filosofia – Oralidade e Escrita como Componentes do Ensino-Aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i1.6931

Keywords:

Filosofia, Ensino, Ensaio, Foucault, Kant

Abstract

This text was elaborated in a research aimed at the development of a postdoctoral internship. Our concern is to problematize the legal restrictions on the insertion of philosophy in high school and explore the possibilities of the History of Philosophy as a didactic and pedagogical resource. From a text by Benedito Nunes on philosophical reflection and the teaching of philosophy, I try to show that we can find in Michel Foucault's publications a conception of philosophy in which the diagnosis of the present presents itself inseparably from the activities of thinking, reading, write and talk.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Alves, D. J. (2002). A filosofia no ensino médio ambiguidade e contradições na LDB; Campinas/SP: Autores Associados.

Alves, D. J. (2005). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Filosofia: o papel da licenciatura no processo de formação filosófico-pedagógica; tese de doutorado; Campinas: Unicamp.

República Federativa do Brasil. (2008). Lei no. 11.684/2008. In: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm (consulta em 24/01/2019; às 18:24).

República Federativa do Brasil. (2014). Ministério da Educação, Plano Nacional de Educação Linha de Base. In http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/Plano+Nacional+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+PNE+2014-2024++Linha+de+Base/c2dd0faa-7227-40ee-a520-12c6fc77700f?version=1.1 (consulta em 24/01/2019; às 18:17).

República Federativa do Brasil. (2014). Ministério da Educação, Plano Nacional de Educação - 2014-2024. In: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. (consulta em 24/01/2019; às 16:23).

República Federativa do Brasil. (2015). Resolução no. 2, de 1º. de julho de 2015, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação; define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file.

República Federativa do Brasil. (2017). Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017; Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. In: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. (Consultado em 03/02/2019, às 19:27).

Brasil. Lei No. 13.415/2017. In: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm (consulta em 24/01/2019; às 18:28).

Chaves, E. (2017). Cinismo e Política ou a história da filosofia insurreta de Michel Foucault; in RAGO, Margareth e GALLO, Sílvio (Org.) Michel Foucault e as insurreições É inútil revoltar-se? São Paulo: CNPQ, CAPES, FAPESP, Intermeios. Páginas 133-142.

Foucault, M. (2000). 1984 – O Que São as Luzes? in: Michel Foucault. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento Ditos & Escritos II; organização de Manoel Barros da Motta; tradução de Elisa Monteiro; Rio de Janeiro: Forense-Universitária.

__________________. (2001). História da Sexualidade 2 o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque; revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque; 9ª. Edição; Rio de Janeiro: Graal.

_________________. (2010). A Hermenêutica do Sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail; 3ª. Edição; São Paulo: WMF Martins Fontes.

_________________. (2010). O Governo de Si e dos Outros: curso dado no Collège de France (1982-1983). Tradução de Eduardo Brandão; São Paulo: WMF Martins Fontes.

_________________. (2011). A Coragem da Verdade: curso dado no Collège de France (1983-1984). Tradução de Eduardo Brandão; São Paulo: WMF Martins Fontes.

Freire, Paulo. (1989). A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam; São Paulo: Autores Associados: Cortez.

Kant, Immanuel. (1985). Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”? (“Aufklärung”). in: Immanuel Kant Textos Seletos; edição bilingue; tradução de Raimundo Vier; Introdução de Emmanuel Carneiro Leão; 2ª. Edição; Petrópolis: Vozes.

Kant, Immanuel. (1986). Ideia de uma História Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita. Ricardo R. Terra (org.); tradução de Rodrigo Naves e Ricardo R. Terra; edição bilingue; São Paulo: Brasiliense.

Kant, Immanuel. (1992). Anexo: notícia do Prof. Immanuel Kant sobre a organização de suas preleções para o semestre de inverno de 1765-1766. In: Lógica; tradução de Guido Antônio de Almeida; Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

Muchail, Salma T. (1995). Ler, Escrever, Pensar (notas sobre o ensino de filosofia); in: Filosofia e seu Ensino (Paulo Arantes, Franklin Leopoldo e Silva, Celso Favaretto, Ricardo Fabrini, Salma T. Muchail [orgs.]); 2ª. Edição; Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: Educ.

Muchail, Salma T. (2004). A trajetória de Michel Foucault; In: Foucault Simplesmente textos reunidos. São Paulo: Loyola.

Nunes, Benedito. (2000), O fazer filosófico ou oralidade e escrita em Filosofia. In: Dois ensaios e duas lembranças. Belém: SECULT/UNAMA.

Published

2020-02-20

How to Cite

Noronha, N. M. de . (2020). O Afazer e o Fazer da Filosofia – Oralidade e Escrita como Componentes do Ensino-Aprendizagem. UFAM Business Review - UFAMBR, 2(1), 83–93. https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i1.6931