Visão Empreendedora dos Alunos do Curso de Administração de uma Universidade Pública
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i1.5729Keywords:
Empreendedorismo, Competências Administrativas, Motivação EmpreendedoraAbstract
Esse trabalho tem como objetivo identificar a opinião e atitude do estudante de Pitanga, do curso de Administração da Unicentro, a respeito da sua visão empreendedora. Foi possível identificar os interesses empreendedores dos mesmos e a motivação cedida de seus familiares em possuir seu próprio negócio, tendo sido realizada também um comparativo com outra pesquisa, realizada no campus Santa Cruz/Unicentro. A pesquisa foi realizada com 100 acadêmicos do campus de Pitanga, com cunho quantitativo, sendo também realizado nos quatro anos do curso de administração, em uma tentativa de Censo. O referencial abordou aspectos relevantes às características, às habilidades dos empreendedores e sua motivação empreendedora, bem como uma definição sobre o assunto. Com que se refere aos achados da pesquisa, verificou-se que a busca pelo empreendedorismo ocorre principalmente devido à influência por estar cursando administração. Outra implicação importante para o fato de desejarem se tornar um empreendedor é ter um ganho financeiro extra, de forma que possa haver uma independência mediante renda própria.
Downloads
References
Bruyat, C., & Julien, P. (2000) Defining the field of research inentrepreneurship. Journal of Business Venturing¸ v.16, p. 165-180.
Cervo, A. L., & Bervian, P. A. (1996) Metodologia científica. São Paulo: Makron Books.
Cielo, I. D. (2001) Perfil do empreendedor: uma investigação das características empreendedoras nas empresas de pequena dimensão. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79812>. Acesso em: 04 mar. 2018.
Custódio, T. P. (2011) A importância do empreendedorismo como estratégia de negócio. 2011. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/53972.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2018.
Degen, R. (1989) O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: McGrow-Hill.
Dornelas, J. C. A. (2007) Empreendedorismo na prática: Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier.
Dornelas, J. C. A. (2009) Empreendedorismo. 3 ed. Rio de Janeiro.
Dornelas, J. C. A. (2001) Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier.
Filion, L. J. (1999) Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentesde pequenos negócios. Revista de administração, v. 34, n. 2, p. 5-28.
Filion, L., & Dolabela, F. (2000) Boa Ideia! E agora: plano de negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa: 1ªed. São Paulo: Editora Cultura.
Freire, A. (2005) Paixão por empreender. Rio de Janeiro: Elsevier.
Gil, A. C. (1991) Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Gilad B., & Levine P. A (1986) Behavioral model of entrepreneurial supply. Journal of Small Business Management. Outubro.
Hair et al. (2005) Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman
Henderson, J. (2002) Building the rural economy with high. Growth entrepreneurs,.
Hisrich, R., & Peters, M. (2004) Empreendedorismo: 5ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman.
Hoeltgebaum, M, Loesch, C., & Santos, R. (2013) Motivações que levam ao empreendedorismo versus satisfação com o desempenho organizacional: um estudo na indústria têxtil de Blumenau. 2013. Disponível em: <http://www.anegepe.org.br/edicoesanteriores/brasilia/[09].pdf>. Acesso em: 14 jan. 2018.
Kiggundu, M. (2002) Entrepreneurs and entrepreneurship in Africa: What is known and what needs to be done. Journal of Development Entrepreneurship, v. 7, n. 3, p. 239-258.
Machado, H. P. V. et al. (2003) O processo de criação de empresas por mulheres. RAE-Eletrônica, v. 2, n. 2, jul./dez.
Malhotra, N. K. (2001) Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman.
Mamede, M. I. B., & Moreira, M. Z. (2005) Perfil de competências empreendedoras dos investidores portugueses e brasileiros: um estudo comparativo na rede hoteleira do Ceará. In: In: Encontro Nacional Da Associação Nacional De Pósgraduação E Pesquisa Em Administração, 29, 2005, Brasília. Anais.Rio de Janeiro: Anpad.
Mattar, F. (1996) Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas.
Maximiano, A. C. A. (1995) Introdução à administração. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Mcclelland, D. C. (1972) A sociedade competitiva: realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura.
Moore, D. P., & Buttner, E. H. (1997) Women entrepreneurs. London: Sage Publications.
Murray, H. J. (1973) Motivação e emoção. Rio de Janeiro: Zahar.
Pereira, A. B. et al. (2013) Análise do perfil, características e tipos de empreendedores: estudo de caso na cidade de Curitiba-pr. Disponível em: <http://www.santacruz.br/v4/download/revista-academica/17/08-analise-do-perfil caracteristicas-e-tipos-de-empreendedores.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2018.
Puente, M. (1982) Tendências Contemporâneas em Psicologia da Motivação. São Paulo: Cortes.
Rampazzo, L. (2005) Metodologia cientifica: para alunos de dos cursos de graduação e pós graduação. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola.
Santos, S. C., Caetano, A., & Curral, L. (2010) Atitude dos estudantes universitários face ao empreendedorismo: Como identificar o potencial empreendedor?. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/11007/1/Correia Santos, Caetano e Curral_2010_RPBG por.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2018.
Schumpeter, J. A. (1997) Teoria do desenvolvimento econômico. Uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural.
SEBRAE. (2017) Educação empreendedora: Tendências em educação empreendedora: aprendizado para quem sonha alto. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tendencias-em-educacao empreendedora-aprendizado-para-quem-sonha-alto,9fb982fdc7c8b510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 29 maio 2018.
Siegel, S., & Castellan, Jr, N.J. (2006) Estatística Não Paramétrica para as Ciências do Comportamento. São Paulo: Artmed-Bookman.
Silva, L. R.; & Chiusoli, C. L. (2016) Empreendedorismo: o que pensam os estudantes do curso de administração da unicentro na visão empreendedor In: VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas - CONCISA - Estratégia e Inovação, Guarapuava/Pr.
Veras, G. (1999) Como ser empresário. Revista Jovem Empreendedor. Florianópolis: Editora Empreendedor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.
- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.
- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.