Governança corporativa nos fundos de investimento imobiliário: mudanças após instrução CVM nº 571/2016
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i2.5399Palavras-chave:
Fundo de investimento imobiliário, Governança Corporativa, Instrução CVM nº 571/2016Resumo
Os fundos de investimento imobiliário têm como público alvo majoritariamente pessoas físicas, as quais devem ser providas de informações suficientes para balizar suas decisões de investimento. Tendo em vista a recente edição da Instrução CVM nº 571/2016, a qual proporcionou grande avanço para a indústria destes fundos, o presente trabalho tem como escopo verificar se houve ou não incremento da governança corporativa dos fundos de investimento imobiliário. O objetivo geral é mensurar se os órgãos de governança estão de fato presentes e se atendem aos anseios dos investidores com relação à transparência, equidade no tratamento e prestação de contas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva mediante pesquisa documental. Os resultados evidenciaram que as diversas alterações ocorridas na regulamentação desde 2011 até a presente data, foram incorporadas e impactaram positivamente na governança corporativa dos fundos de investimento imobiliário, sendo notável, portanto, sua evolução em comparação à legislação anterior.
Downloads
Referências
Comissão de Valores Mobiliários. (2015). Relatório de Análise. Audiência Pública SDM nº 07/14 – Processo CVM nº RJ 2012-6197. 2015. Recuperado de <http://www.cvm.gov.br/audiencias_publicas/ap_sdm/2014/sdm0714.html>.
Ferrari, C. E. P. (2016) Vida Nova Instrução 571 da CVM intensifica a transparência e melhora governança dos FIIs. Recuperado de <https://capitalaberto.com.br/extra/fiis/>.
Ferreira, F. M. (2011) Fundos de investimento imobiliário - governança corporativa. Dissertação de (Mestrado em Engenharia) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil
Gil, A. C. (2010). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. (5a ed.). São Paulo: Atlas.
Guia CVM do Investidor Fundos de Investimento Imobiliário (2015). Recuperado de < http://www.investidor.gov.br/portaldoinvestidor/export/sites/portaldoinvestidor/publicacao/serie_guias/guia_CVM_FII_2ed.pdf>.
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. (2017). Governança Corporativa. Recuperado de <http://www.ibgc.org.br/index.php/governanca/governanca-corporativa>.
Instrução CVM n 472, de 31 de outubro de 2008. Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento, a oferta pública de distribuição de cotas e a divulgação de informações dos Fundos de Investimento Imobiliário - FII. Recuperado de <http://www.cvm.gov.br/legislacao/inst/inst472.html>.
Instrução CVM n 571, de 25 de novembro de 2015. Altera dispositivos da Instrução CVM nº 472, de 31 de outubro de 2008, e da Instrução CVM nº 400, de 29 de dezembro de 2003. Recuperado de <http://www.cvm.gov.br/legislacao/inst/inst571.html >.
Moraes, A. V. (2016) Diversificação dos fundos de investimento imobiliário brasileiros. Dissertação de (Mestrado Profissional em Administração) Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo, Brasil.
Okazuka, M., Jr. (2015). Fundos de Investimento Imobiliário e suas características de hedge contra a inflação no Brasil. (Dissertação de mestrado). Fundação Getúlio Vargas – FGV, São Paulo, SP, Brasil.
Sato, G. E. (2008) A Atratividade do investimento no mercado de edifícios de escritórios da cidade de São Paulo por meio de Fundos de Investimento em Participações sob a ótica do investidor estrangeiro. Dissertação de (Mestrado em Engenharia) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Silveira, A. M. (2002) Governança Corporativa, desempenho e valor da empresa no Brasil. Dissertação de (Mestrado em Administração) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Steffen, M. A. (2015) Rentabilidade dos fundos de investimento imobiliários: uma análise da influência da Bolsa de Valores, dos juros e de fatores específicos do mercado. Dissertação de (Mestrado em Administração) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.
- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.
- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.