Mulheres de Santa Luzia da Ilha do Baixio na Várzea do Baixo Solimões: modernidade e tradição

Authors

  • Ana Gouvêa Bocchini Universidade Federal do Amazonas
  • Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.12.1-1

Keywords:

relações de gênero, camponês amazônico, etnografia

Abstract

A mulher campesina tem conquistado visibilidade em alguns lugares da Amazônia. Nessa perspectiva, a partir do estudo etnográfico que vem sendorealizado desde 2011 na comunidade Santa Luzia da ilha do Baixio, na várzea do baixo Solimões, Amazonas, pretende-se levar o leitor a uma reflexão sobreo modo de vida da mulher campesina e suas articulações e reconfigurações a partir dos parâmetros da modernidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Gouvêa Bocchini, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam.

Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Professora-adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas.

References

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.__________. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo. 2. ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora da Unesp, 2000.CASTRO, Edna. “Prefácio”. In: SIMONIAN, Lígia. Mulheres da floresta amazônica: entre o trabalho e a cultura. Belém: UFPA / Naea, 2001.CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: GONÇALVES, José Reginaldo Santos (Org.). A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1998.FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto. Cultura caboclo-ribeirinha: mitos, lendas e transculturalidade. 2.ª ed. São Paulo: Annablume, 2004.GARCIA JR., Afrânio Raul. Terra de trabalho: Trabalho Familiar de Pequenos Produtores. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma Teoria Interpretativa da Cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S/A., 1989.GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991.__________.; BECK, U; LASH, S. Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.LIMA, Deborah (Org.). Diversidade socioambiental nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões: perspectivas para o desenvolvimento da sustentabilidade. Manaus: Ibama, ProVárzea, 2005.SCHWEICKARDT, Kátia Helena S. C. As diferentes faces do Estado na Amazônia: etnografia dos processos de criação e implantação da Resex Médio Juruá e da RDS Uacari no Médio Rio Juruá. 2010. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade: mulher e educação. Porto Alegre, v. 15, n.º 2, jul./dez., 1991, p. 11-38.SHANIN, Theodor. A definição de camponês: conceituações e desconceituações: o velho e o novo em uma discussão marxista. Estudos Cebrap, n.º 26, Editora Vozes, 1980. WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Raízes históricas do campesinato brasileiro. In: XX Encontro anual da Anpocs G17. Processos sociais agrários. Caxambu, Minas Gerais, 1996.

Published

2026-02-01

How to Cite

BOCCHINI, A. G.; SCHWEICKARDT, K. H. S. C. Mulheres de Santa Luzia da Ilha do Baixio na Várzea do Baixo Solimões: modernidade e tradição. Somanlu: Journal of Amazonian Studies, Manaus, v. 12, n. 1, p. p. 15–39, 2026. DOI: 10.29327/233099.12.1-1. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/458. Acesso em: 6 feb. 2026.

Issue

Section

Articles