A festa de boi-bumbá em Parintins
Tradição e identidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.2.1-2Palavras-chave:
Cultura popular, tradição, modernidade e identidade regionalResumo
O artigo desenvolve a tese de que a força atrativa e aglutinadora do boi de Parintins não vem apenas da forma apoteótica e brilhante de sua apresentação, mas sobretudo do ethos cultural de seus brincantes. A tensão entre tradição e inovação é o fio condutor do trabalho, captando a compreensão do processo histórico-cultural que engendra novas configurações expressas em reelaborações e ressignificações da identidade cultural.
Downloads
Referências
CANCLINI, Nestor Garcia (1999). Consumidores e cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização. 4ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto (1999). Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Pioneira.
CÉRQUA, Dom Arcângelo (1980). Clarões de fé no Médio Amazonas. Manaus: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas.
CUCHE, Denys (1999). A noção de cultura nas Ciências Sociais. Bauru: Edusc.
DUTRA, Raimundinho. Trajetória de Raimundinho Dutra no boi-bumbá Caprichoso. (Mimeo).
HOBSBAWN, Eric e RANGER, Terence (1997). A invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra.
IANNI, Octavio (1997). Globalização e transculturação. Campinas: Tech/Unicamp, abril (Primeira versão).
OLIVEN, Ruben George (1992). A parte e o todo. A diversidade cultural no Brasil-Nação. Petrópolis: Vozes.
ORTIZ, Renato (2000). Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense.
________. (1986). Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense.
RIBEIRO, Darcy (1996). Teoria do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Raimundo Dejard Vieira Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


